Notícias de Bonito MS
Três importantes ações marcaram ontem (27/09) o Dia Mundial do Turismo em Brasília. Às 10h, ocorreu uma sessão solene no senado em comemoração a data. Às 12h, houve a assinatura de um convênio de cooperação técnica entre Ministério do Turismo, Embratur e Sebrae, no valor de R$ 21,4 milhões. O encontro contou com a presença da ministra Marta Suplicy.
Já às 15h30, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva participou da cerimônia para encaminhar ao Congresso Nacional, o Projeto da Lei o Turismo, marco que regula o setor.
Terminou ontem o curso de atualização técnica em arborização de pastagens e cultivos promovido pelo projeto GEF Rio Formoso (Projeto de Gestão Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso) no município de Bonito. O evento reuniu cerca de 30 pessoas entre produtores rurais e técnicos da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Embrapa, organizações não-governamentais, entre outras instituições. O evento teve como objetivo, divulgar experiências em sistemas silvipastoris, capacitando os participantes para a transformação de pastagens e cultivos convencionais desprovidos de biodiversidade e proteção florestal, em sistemas arborizados.
De acordo com o engenheiro-agrônomo da Agraer e coordenador do componente "Desenvolvimento de Atividades Sustentáveis" do projeto GEF Rio Formoso, Sandro Cardoso o fato de o município de Bonito ter a pecuária de corte e a pecuária leiteira como atividades relevantes justifica um curso desta natureza. "O curso vai ao encontro dos objetivos e das metas do projeto, que são a melhoria da qualidade das pastagens e do rebanho, com aumento da produtividade e conseqüentemente da renda do produtor, que passa a diversificá-la de forma sustentável sem agredir o meio ambiente", comenta Cardoso.
Diante disso, o projeto GEF Rio Formoso já iniciou em Bonito, a implantação de SAF's (Sistemas Agroflorestais) em algumas pequenas propriedades.Um dos sistemas implantados foi o silvipastoril, que permite o cultivo simultâneo de forrageiras, lavouras de grãos, animais e árvores em uma mesma área.
De acordo com o engenheiro agrônomo da Agraer e coordenador técnico local do GEF Rio Formoso, Airton Garcez, a iniciativa permite recuperar áreas degradadas sem deixar de lado a geração de renda do produtor. "Com a implantação dos SAF's é possível verificar que o uso racional do espaço e dos recursos naturais pode garantir a melhoria de renda nas propriedades", observa Garcez. O curso de arborização é mais uma etapa da fase de capacitação dos técnicos que atuam no projeto. A previsão é de que até 2008, sistemas de arborização de pastagens e lavouras sejam implantados nas áreas de intervenção do projeto e técnicos estejam capacitados para implantá-los em outros lugares.
A iniciativa, que prevê também arborização em faixas nas áreas agrícolas, pretende ainda incentivar o plantio de árvores no meio de pastagens, o que garante madeira para uso local e para comercialização, podendo também servir como forma de contenção e infiltração de água no solo, evitando os processos erosivos que afetam atualmente muitas bacias hidrográficas dos Cerrados brasileiros, entre as quais a Bacia do Rio Formoso.
O GEF Rio Formoso foi iniciado oficialmente em 2005 e atua em prol da conservação da biodiversidade da bacia hidrográfica do Rio Formoso, por meio do manejo sustentável do solo e da água. O projeto, financiado pelo Banco Mundial, é coordenado pela Embrapa Solos (Rio de Janeiro) e conta com a participação das unidades Gado de Corte (Campo Grande), Agropecuária Oeste (Dourados) e Pantanal (Corumbá). Também são executoras do projeto, a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Semac (Secretaria de Estado de Meio Ambiente das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia), CI Brasil (Conservação Internacional) e FCR (Fundação Cândido Rondon). O Projeto possui ainda outros colaboradores e co-executores como a Prefeitura Municipal de Bonito, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o IASB (Instituto das Águas da Serra da Bodoquena), IESF (Instituto de Ensino Superior da Funlec) e Ibama.
Começa hoje (27 de setembro), em Campo Grande, a 5ª Edição do CONFATUR (Congresso das Faculdades de Turismo). O evento será aberto com palestra ministrada pelo turismólogo e professor da USP, Luiz Gonzaga Godoi Trigo. A palestra será às 19h30 no Teatro Prosa - SESC Horto.
Paralelo ao evento acontece o 1° Turismo em Destaque/MS, também promovido pela ABBTUR MS (Associação Brasileira dos Bacharéis em Turismo de Mato Grosso do Sul).
Profissionais e Acadêmicos das áreas de alimentação, hospitalidade, Turismo Rural, Agenciamento e Acadêmico Destaque, concorrem ao prêmio Edson Contar. A cerimônia de premiação será realizada no sábado.
No domingo, poder público e instituições de ensino debatem sobre a situação dos cursos de turismo em Mato Grosso do Sul e as alternativas para o futuro. O debate conta com a participação de José Augusto Falcão, representante do Ministério do Turismo, onde estará falando sobre o Plano Nacional de Turismo.
Os centros comunitários são muito usados para realização de cursos para os habitantes dos bairros, como uma espécie de sede local. Muitas vezes são palco de reuniões e assembléias, outros são locais adequados para festas da comunidade. Enfim, acabaram por se fazer necessários nos bairros.
Com esses esclarecimentos e sabendo que na Vila Jardim Boa Vista, no município de Bonito, existem três conjuntos habitacionais, portanto, um bairro populoso que necessita de local para reuniões e outros eventos, a deputada Celina Jallad solicitou à secretária estadual de Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária, Tânia Garib, a viabilização de recursos para construção de um centro comunitário naquele bairro.
"O pleito chegou a mim pelos vereadores Job Sanches e Luisa Lima, entretanto, sou totalmente favorável à construção do centro comunitário porque, grande parte das vezes, são locais onde pessoas da comunidade aprendem profissões (por meio de cursos), novas formas de aumentar sua renda familiar e, conseqüentemente, melhorar sua qualidade de vida. Uma solicitação justa", disse ela.
A eleição das novas 7 Maravilhas da Natureza é um concurso que está sendo realizado pela mesma agência suíça de publicidade que realizou o concurso das 7 Novas Maravilhas do Mundo, e através de uma iniciativa e sugestão da Federação de Conventions & Visitors Bureau o Bonito CVB está iniciando uma forte campanha de sensibilização junto aos associados, o trade e a sociedade local na tentativa de rankiar a GRUTA DO LAGO AZUL (cartão postal de Bonito) entre os 21 finalistas.
Para isso,um passo a passo, de como é feita a indicação das "Maravilhas Naturais" para fazer parte do concurso:
1 - Entre no site: www.natural7wonders.com
2 - No menu no topo do site, do lado esquerdo clique em NOMINATION
3 - Preencha as informações:
3.1 - Your Email address (seu endereço de e-mail);
3.2 - Confirm your Email address:* (confirmar o endereço de e-mail);
3.3 - Country (País) escolhendo uma das opções;
4 - Nomination 1: * Gruta do Lago Azul / Category: Cave, Grotto / Coutry: Brazil
Após preencher estes campos, clique em SUBMIT
5 - Você irá receber uma mensagem no seu e-mail, daí deverá clicar no link para concluir a indicação.
Após clicar no link, no seu e-mail, está pronto!
Para quem gosta de esportes radicais e do contato com a natureza, escolher Bonito como destino é quase inevitável.
A cidade, em Mato Grosso do Sul, é ícone do ecoturismo no continente, graças a atrativos como o Abismo Anhumas, um paredão de 72 metros onde se pratica rapel. Esse e outros passeios estão incluídos no Bonito Radical, pacote de sete noites da Freeway, que custa a partir de R$ 3.232. Fazem parte do roteiro caminhada e mergulho superficial no Rio da Prata (foto), rico em biodiversidade, onde os turistas encontram diversos peixes, sucuris e jacarés.
A última aventura do programa é o rapel na Cachoeira Boca da Onça, uma descida de 90 metros com vista para paredões de calcário. O pacote inclui hospedagem em apartamento duplo, café, passagens aéreas de ida e volta entre São Paulo e Campo Grande, traslados, guias e seguro. Informações: (0--11) 5088- 0999; www.freeway.tur.br.
O governo do Mato Grosso do Sul, juntamente com o Ministério do Turismo, em parceria com Sebrae-MS, Senac, Senar, Fiems, as universidades da região e outras instituições, realiza de 18 a 22 de outubro de 2007, no Pavilhão Albano Franco, na Capital, a Feira Internacional e o 1º Salão de Turismo de MS.
A Feira Internacional e o 1º Salão de Turismo de Mato Grosso do Sul fazem parte das comemorações dos 30 anos de criação do Estado. E visa fomentar o turismo interno e externo, com a participação de 15 países. Onde terão a oportunidade de expor suas potencialidades.
Segundo Tereza Cristina Corrêa da Costa, secretária estadual de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, o evento está ganhando força no Estado. Lembrou que as rotas turísticas são muito importantes para o Estado. Que o turismo é uma das prioridades do governador, André Puccinelli.
"Esse é um marco, um início, uma mudança do que nós queremos para o turismo no Mato Grosso do Sul. Nós temos saído muito para ir a feiras e eventos fora do Estado. Mas esse é um segmento nosso, que estamos realizando no nosso Estado, com vários estados participando conosco", disse Tereza Cristina.
A secretária participou ontem (24), da solenidade de lançamento do evento. Informou que, com a realização da Feira Internacional, haverá mais postos de trabalho, trazendo lazer, renda e, alternativa de outra atividade econômica para o Estado.
Tereza Cristina desejou sucesso ao evento e agradeceu Osmar Domingues Jerônymo, secretário de Estado de Governo, pela colaboração. Elogiou o trabalho de Nilde Brun (diretora da Fundação de Turismo de MS) e toda sua equipe. E ainda, agradeceu ao Luiz Cláudio S. Fornari, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MS, pela ajuda da Feira. E a todos, das sete regiões, integradas à Secretaria de Turismo. Destacando que o Estado está no rumo do desenvolvimento.
Estavam no evento: o governador, André Puccinelli; o secretário de Estado de Governo, Osmar Jerônymo; Nilde Brun; o secretário municipal de Campo Grande, Rodolfo Vaz de Carvalho; demais secretários de turismo da Capital e do interior; prefeitos e representantes de instituições e organizações não governamentais ligadas ao turismo.