imagem do onda

Notícias de Bonito MS

Durante a solenidade de assinatura da ordem de serviço para a construção do receptivo do aeroporto de Bonito, realizada na manhã de ontem (5), na Governadoria, a diretora-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), Nilde Brun, reafirmou que o turismo é prioridade na gestão governamental de André Puccinelli.

Nilde disse ainda que o terminal de passageiros vai contribuir imensamente não só para a região turística de Bonito e Serra da Bodoquena, mas para o Estado todo: "Com este ato, o governo estadual mostra que está comprometido com o turismo, de forma a utilizá-lo como ferramenta na diversificação da economia do Estado."

"O aeroporto vem a somar, pois há turistas que preferem o transporte aéreo ao rodoviário, pela economia de tempo." Outro fator muito importante alegado por ela é que, com o novo aeroporto, Bonito poderá sediar mais eventos, diminuindo a sazonalidade da freqüência de turistas, gerando emprego e renda para a população local: "A junção do turismo de lazer com o turismo de eventos é um grande passo para transformar Mato Grosso do Sul num destino turístico consolidado em âmbito nacional e internacional", explicou ela.

O projeto arquitetônico do receptivo do aeroporto é obra do arquiteto Gil de Camillo e, segundo a senadora Marisa Serrano, é inspirado no formato de um aviãozinho de papel. "Daqueles que as crianças fazem", revelou a senadora.

Em seu discurso durante a solenidade, Nilde Brun agradeceu ao governador e ao trade turístico do Estado, alegando que ambos "fazem a diferença". Ela aproveitou o ensejo e convidou todos os presentes e a população a participarem da Feira Internacional e 1º Salão de Turismo de Mato Grosso do Sul, que acontece na Capital, de 18 a 22 de outubro, no Pavilhão Albano Franco.

Durante solenidade em que o governador André Puccinelli (PMDB) autorizou o início das obras para a construção do Aeroporto de Bonito, o prefeito do município, José Arthur Soares de Figueiredo (PMDB) anunciou que a cidade está concorrendo a dois prêmios da revista 4 Rodas, na próxima segunda-feira (dia 8), em São Paulo.

"Bonito foi selecionado para concorrer ao prêmio de melhor projeto sustentável e também ao prêmio de melhor local turístico. Estamos com a expectativa de figurarmos entre os melhores do país", disse José Arthur, acrescentando que com a construção do Aeroporto o município terá maior visibilidade e poderá concorrer também a prêmios internacionais.

Em doze meses, o aeroporto de Bonito estará em condições de receber vôos regulares, com melhoria da estrutura e oferecendo conforto aos passageiros. Esse é o prazo para conclusão da primeira etapa das obras de construção do receptivo, lançadas ontem, com a assinatura da ordem de serviço pelo governador André Puccinelli.

A expectativa é grande por parte do trade turístico, que há muito tempo reivindica o investimento. A estrutura aeroportuária existente hoje é acanhada e recebe somente vôos fretados semanalmente. "Tenho a impressão que Bonito vai se projetar cada vez mais no contexto mundial, e a instalação de linhas regulares vai proporcionar a divulgação do município, e o lucro para os empresários do setor e para o operador do terminal", afirmou o governadoar, demonstrando otimismo com a possibilidade de captação de mais de uma linha aérea operando com regularidade.

André destacou as obras como exemplo da ousadia que seu governo tem implantado, buscando parcerias com investidores privados. O trabalho de articulação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) também tem sido, de acordo com André, fundamental para desburocratizar o andamento desse e de outros projetos aeroviários.

A empresa Dix Empreendimentos venceu a concorrência para construir e administrar o aeroporto por 13 anos. De acordo com o diretor da construtora, Frederico Siqueira, que participou da assinatura da ordem de serviço, as obras serão feitas em duas etapas, num custo global de R$ 2,1 milhões e prazo total de cinco anos.

A primeira fase estará pronta já no próximo ano, com 900 metros quadrados de área construída e capacidade de atendimento a 120 mil passageiros/ano. As obras completas do receptivo terão o dobro dessa capacidade, com salão de embarque e desembarque, três lojas comerciais e salas para escritório.

Expectativa

Considerado um dos melhores destinos de ecoturismo do mundo, Bonito tem na falta de transporte aéreo um entrave para expandir o movimento de visitantes e associar lazer com o turismo de eventos. "O turista de eventos gasta até 30% mais que aquele de lazer. Oferecer infra-estrutura de transporte para esse visitante vai eliminar esse gargalo", afirmou o presidente da Federação de Conventions Bureau de Mato Grosso do Sul, Marco Antônio Lemos.

Além dele, os principais representantes do trade turístico prestigiaram a cerimônia de autorização para as obras aeroportuárias, entre eles a representante do Grupo de Operadores de Turismo/MS (Gopan), Fátima Cordella; o presidente da Associação de Atrativos Turísticos de Bonito e Região, Eduardo Coelho; o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav/MS), Sebastião Rosa; e a presidente do Centro de Convenções de Bonito, Jussara Coinete.

O prefeito José Artur Figueiredo, que na segunda-feira acompanha mais uma disputa de prêmio nacional em que Bonito é finalista, considera o terminal como o impulso que falta ao crescimento turístico do município. Por cinco anos consecutivos, a cidade foi eleita o melhor destino ecoturístico pela revista Viagem e pode aumentar essa galeria na semana que vem, com a premiação de Melhor Projeto de Desenvolvimento Sustentável e Melhor Atração Turística, concedida pela revista Quatro Rodas.

A senadora Marisa Serrano, integrante da Comissão de Turismo do Senado, e Cellina Jallad, da mesma comissão na Assembléia, também comemoraram o lançamento das obras do aeroporto. A cerimônia reuniu, ainda, os secretários estaduais Teresa Cristina Corrêa da Costa (Produção e Turismo) e Edson Girotto (Obras); a presidente da Fundação de Turismo, Nilde Brun; vereadores e secretários municipais de Bonito; e o gerente técnico regional da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Fabrício Alves Correa.

Uma equipe da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur) e do Grupo de Operadoras de Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul (Gopan) realiza, desde sexta-feira (5), uma visita técnica à região turística da Costa Leste.

O objetivo é a validação de quatro roteiros turísticos da região, de forma que possam ser comercializados na Feira Internacional e 1º Salão de Turismo de MS, que acontece de 18 a 22 de outubro, no Pavilhão Albano Franco, na Capital.

De acordo com Silvia Pinesi, turismóloga da Fundtur, o grupo visitará empreendimentos turísticos, restaurantes, entre outros, das cidades de Três Lagoas e Aparecida do Taboado ao longo de três dias, verificando as condições técnicas e estruturais dos estabelecimentos para que sejam montados roteiros turísticos.

Todas as outras seis regiões turística do Estado - Nova Andradina e Região; Pantanal; Rota Norte; Campo Grande e Região; Bonito-Serra da Bodoquena; Caminhos da Fronteira - formularam e validaram suas rotas turísticas para o evento.

Na semana em que o Mato Grosso do Sul completa 30 anos de criação, o Canal Universitário de Campo Grande (Canal 14 - NET) exibe um filme que revela detalhes da maior riqueza regional. A TV UNAES mostra a partir deste domingo, dia 07, o episódio "Cinco mil anos de história", da série Pantanal, um olhar sobre o patrimônio natural da humanidade.

O documentário foi idealizado com o desafio de tratar a complexidade do ecossistema pantaneiro com uma linguagem moderna, direcionada a um público jovem. "A gente tinha percebido que não existia nenhum documento, nenhum áudio-visual que retratasse, que abordasse esse tema com profundidade. E isso nos desafiou a fazer uma proposta que a gente pudesse atender exatamente essa demanda que existia", afirma o diretor Pepe Favieri.

O projeto envolveu mais de 50 profissionais e durou cerca de um ano e meio para ser concluído. Altamente didático, o vídeo foi elogiado por aqueles que lidam com a educação em Mato Grosso do Sul. Para Arnaldo Fernandes Nascimento, professor de história e geografia da rede estadual de ensino, "a produção, além de ser tecnicamente muito bem elaborada, se presta a um trabalho multidisciplinar em escolas, pois mostra aspectos históricos e geográficos e já inicia discutindo a configuração matemática da paisagem há milhões de anos e sua redefinição até os dias de hoje".

O olhar sobre a região também aborda questões de ordem antropológica e sociológica permitindo que os professores de todas as disciplinas possam tirar interpretações segundo as categorias específicas de cada ciência, afirma o educador. "A belíssima construção dos poemas de Manoel de Barros sob o prisma matemático-lingüístico, permite aos professores de língua portuguesa destacar o papel das classes gramaticais e dos elementos de ligação entre as idéias", conclui.

Exuberância - A produção Pantanal, um olhar sobre o patrimônio natural da humanidade foi dividida em cinco episódios e surgiu para ser o maior e mais completo documento em vídeo sobre a planície pantaneira. A série, patrocinada pela Petrobras, teve captações de imagens em HDTV (televisão de alta definição) e Betacam Digital.

Cenários exuberantes, texto leve e muita informação criaram uma fórmula imperdível que será apresentada pela primeira vez ao público da tv a cabo em Campo Grande. Foram 300 horas de gravação em mais de 200 fitas com imagens raras do cotidiano pantaneiro. Foram registrados 70 depoimentos de pesquisadores, trabalhadores, moradores, artistas e outros representantes desse universo rico em tipos humanos e belezas naturais.

A montagem e a finalização totalizaram 800 horas e as equipes chegaram a percorrer aproximadamente 15 mil quilômetros pelo Pantanal sul-mato-grossense em caminhonetes, barcos, tratores e a cavalo. A direção do documentário é assinada pelo publicitário Pepe Favieri, a produção executiva e coordenação geral são da jornalista Eliane Nobre, com roteiros de Paulo Renato Coelho Netto, João Sá Maia, Eliane Nobre e Ana Karla Loureiro.

Os vídeos têm como fio condutor os versos do poeta Manoel de Barros e contam também com clipes de artistas regionais, como Marcelo Loureiro, Grupo Acaba, Tetê Espíndola, Bando do Velho Jack e Chalana de Prata. Todos foram produzidos especialmente para a série.

A programação da TV UNAES no Canal Universitário (canal 14 - NET) será apresentada nos seguintes dias e horários:

domingo / dia 07
- das 04h00 às 06h00
- das 12h00 às 14h00
- das 20h00 às 22h00

segunda-feira / dia 08
- das 00h00 às 02h00
- das 08h00 às 10h00
- das 16h00 às 18h00

terça-feira / dia 09
- das 06h00 às 08h00
- das 14h00 às 16h00
- das 22h00 às 00h00

quarta-feira / dia 10
- das 04h00 às 06h00
- das 12h00 às 14h00
- das 20h00 às 22h00

quinta-feira / dia 11
- das 02h00 às 04h00
- das 10h00 às 12h00
- das 18h00 às 20h00

sexta-feira / dia 12
- das 00h00 às 02h00
- das 08h00 às 10h00
- das 16h00 às 18h00

sábado / dia 13
- das 06h00 às 08h00
- das 14h00 às 16h00
- das 22h00 às 00h00

Iniciou nesta semana em Bonito (MS), o Curso de Investigação das Causas e Origens dos Incêndios Florestais. O curso que ocorre até amanhã é promovido pelo Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PREVFOGO) e pela Coordenação Estadual do PREVFOGO-MS em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul.

Este curso tem por objetivo preparar o corpo técnico do IBAMA e de entidades parceiras para identificação em campo de elementos e indícios para investigação e determinação das causas dos incêndios florestais, além da redação de laudos para subsidiar a elaboração de autos de infração ambientais.

Foram selecionados para esta turma: analistas ambientais do IBAMA que atuam como Coordenadores Estaduais do PREVFOGO, Instrutores do PREVFOGO e Gerentes de Fogo nas Unidades de Conservação, além de uma técnica da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (SEMAC) e oficiais do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso do Sul, totalizando 29 participantes.

Bonito (MS) que neste último dia 2, comemorou seu 59º aniversário com uma expressiva melhora da infra-estrutura urbana, continua em ritmo de progresso ampliando sua rede de serviços à população, com mais atendimento médico, e aos visitantes, com o Centro de Atendimento ao Turista.

As aulas teóricas estão sendo ministradas no auditório da Secretaria de Turismo de Bonito (MS), porém o curso possui também atividades práticas nas proximidades da Cidade.

Em turnê pela primeira vez na América Latina, o Bennink/Moore/Nahar Trio faz única apresentação em Bonito no dia 06 de outubro, às 21h, na Praça da Liberdade.

O projeto "Plataforma Brasil Holanda Jazz" traz, para a edição de 2007, o eclético e singular grupo Bennink/Moore/Nahar Trio que é formado pelo legendário baterista holandês Han Bennink, um dos músicos mais geniais e originais do mundo do jazz, pelo virtuoso multiinstrumentista Michael Moore da Califórnia do Norte, e pelo baixista Pablo Nahar, músico pioneiro do "paramaribop", estilo que une os elementos do jazz com os ritmos do Suriname.

Han Bennink e Michael Moore integravam o famoso conjunto de jazz, o Trio Clusone, juntamente com o violoncelista holandês Ernst Reijseger que na edição do Plataforma Brasil Holanda Jazz 2006 veio ao Brasil e dividiu o palco com o violoncelista brasileiro Jaques Morelenbaum.

Após percorrer cidades como Sucre, La Paz, Cuiabá e Campo Grande promovendo o intercâmbio cultural por meio de concertos, workshops e interações com músicos locais, o Bennink/Moore/Nahar Trio chega à cidade para se apresentar no sábado (06), às 21h, na Praça da Liberdade (entrada franca), como também para conhecer as belezas locais. Depois o Trio segue para Olinda e São Paulo.

Virtuosidade, ironia e humor certamente caracterizarão as apresentações do Trio cujo repertório incluirá composições de Moore e Nahar e arranjos nos padrões do jazz de composições de grandes nomes da música como Hermeto Pascoal e Irvin Berlin.

O projeto "Plataforma Brasil Holanda Jazz" foi criado em 2004 com a intenção de promover diálogos interculturais ao vivo através da música tendo o jazz como a grande referência. É um dos projetos iniciados pela empresa WZM Plataforma Brasil Holanda, que tem como objetivo promover o intercâmbio bilateral entre Brasil e Holanda nas áreas de cultura, esporte, educação, turismo e meio-ambiente.

Devido ao sucesso desta iniciativa, hoje esse intercâmbio se estende para diversos países da América Latina e da Europa. Parcerias bem sucedidas entre músicos brasileiros e músicos holandeses já se apresentaram fora do Brasil, como desdobramento espontâneo.

O evento é promovido em parceria com as Embaixadas do Reino dos Países Baixos em La Paz e Brasília, os Consulados Gerais dos Países Baixos em São Paulo e Rio de Janeiro, as Prefeituras das cidades de Campo Grande, Cuiabá, Olinda, São Paulo e, em Bonito, com a Ygarapé Tour, Prefeitura Municipal e empresários locais.

Programação - Bonito

Data: 06/10/2007
Horário do show: 21h00
Local: Praça da Liberdade
Entrada Franca