terça, 16 de outubro de 2007
Mídiamax News
Desde o último dia 10, mais de 3,5 mil militares de diversos locais do País estão reunidos no Estado de Mato Grosso do Sul para participar da Operação Pantanal. Com duração aproximada de 10 dias, a Operação Pantanal é um exercício combinado entre a Marinha, o Exército e a Força Aérea, coordenado pelo Ministério da Defesa, que tem como objetivo a interoperabilidade nas atividades desenvolvidas pelas Forças Armadas.
A Operação Pantanal possui um comando único, exercido pelo Comandante Militar do Oeste, General-de-Exército José Carlos De Nardi, na função de Comandante do Comando Combinado Oeste.
Subordinadas a esse Comando estão as Forças Componentes responsáveis por objetivos específicos e posicionados em pontos estratégicos. Dentre elas destacam-se: a Força Terrestre Guaicurus, A Força Combinada Ladário, componente naval da Pantanal, e a Força Aérea Componente, elemento aéreo.
Como em todo exercício militar, existe um grupo encarregado de observar, avaliar e controlar a evolução da Operação Pantanal. Formada por militares da Marinha, do Exército, da Força Aérea e por integrantes do Ministério da Defesa, a Direx é esse elemento.
Para cumprir os objetivos acima, a Direx elabora e distribui aos participantes da Operação alguns problemas militares simulados, que são situações fictícias de guerra. Tais problemas devem ser solucionados pelos militares integrantes do Estado-Maior de forma que os conhecimentos doutrinários sejam aplicados da melhor maneira possível.