segunda, 15 de outubro de 2007
Secretaria e Municipal de Turismo de Bonito
Possivelmente hoje, mais do que outrora, há um festival de títulos, prêmios e afins. O que não é diferente em Bonito.
A simpática cidade de Mato Grosso do Sul, conhecida pelo ecoturismo, com rios de transparência sem igual, também vem se destacando no segmento de aventura, eventos e nas artes, além de ser modelo em conservação ambiental.
Ao longo da breve história turística, o município conquistou muitos títulos, dentre eles, o Melhor Destino de Ecoturismo do Brasil, conforme a revista Viagem e Turismo, que inclusive, só Bonito (MS) o recebeu, a cada ano, desde que foi criado em 2002.
Recentemente Bonito (MS) é premiado pelo Guia Quatro Rodas, com o prêmio de Melhor Projeto Sustentável e Melhor Atração Turística com o passeio Recanto Ecológico Rio da Prata, que embora em Jardim (MS), está compreendido no leque de opções de Bonito (MS).
Apesar dos títulos satisfazerem o ego e, de certa forma, contribuem para uma boa imagem do destino turístico, há um grande desafio, equilibrar a "sazonalidade" (períodos com muita variação do número de turistas) e comercializar diante de tanta concorrência global.
E tudo isso enfrentando uma distância geográfica desfavorável e turbulências como crises no setor aéreo brasileiro.
Um desafio que necessitará do empenho dos empresários de Bonito (MS), no que se refere às estratégias de divulgação e comercialização e, das diferentes esferas de governo, nas soluções de infra-estrutura, especialmente do setor de transporte.
O ponto positivo é a sustentabilidade, ou seja, crescimento sócio-econômico em harmonia com a Natureza. "Todos sabem que não podem destruir a Natureza, responsável pela maior parte da captação de recursos do Município", diz Augusto Barbosa Mariano, Secretário de Turismo de Bonito (MS).
Os 76 mil visitantes por ano costumam gastar R$ 30 milhões na cidade e ajudam a manter 4.600 empregos na área. A mais recente iniciativa da premiada cidade é ensinar Turismo e Noções Ambientais nas escolas, na tentativa de formar cidadãos conscientes sobre a sustentabilidade.