imagem do onda

Notícias de Bonito MS

Tomou posse ontem, dia 20 de maio, a Diretoria da ATRATUR para o biênio 2008/2010. Assumem os 7 Diretores e os 3 membros do Conselho Fiscal (lista abaixo) com a missão de dar continuidade a promoção do destino Bonito e Serra da Bodoquena, buscando a excelência nos serviços e o desenvolvimento sustentável da região.

A ATRATUR - Associação de Atrativos Turísticos Bonito e Região constituída em 23 de maio de 1996, tem como objetivo principal incentivar, estimular e promover a sustentabilidade da atividade turística e ecológica de forma íntegra e harmônica, defendendo a preservação e a conservação do meio ambiente, promovendo assim o desenvolvimento sustentável e a humanização do trabalho como função social junto à coletividade.

Para a realização de sua ações, a ATRATUR conta com a parceria do poder público e com os demais segmentos do trade turístico.

Está sediada no município de Bonito, Mato Grosso do Su, a Rua Coronel Pilad Rebua, 1.348 - 2º Piso, centro, CEP 79.290-000.

Contatos: 67 3255-2245 / atratur@atrativosbonito.com.br

Visite site: www.atrativosbonito.com.br

Diretoria Gestão 2008/2010

Presidente
Ricardo Constantino (Bóia Cross);

Vice Presidente
João Henrique Rodrigues Pirez Behrendt (Rio Sucuri);

Diretor Secretário
Rodrigo Coinete Veron (Aldeia Eventos - Centro de Convenções);

Diretor Tesoureiro
Juliane Ferreira Salvadori (Bonito Aventura);

Diretor Marketing e Eventos
Marcos Dias Soares (Abismo Anhumas);

Suplente
Rooswelt Sampaio (Buraco das Araras);

Suplente
Henrique Naufal (Projeto Jibóia);

Conselho Fiscal
Eduardo Folley Coelho (Recanto Ecológico Rio da Prata e Estância Mimosa Ecoturismo);

Conselho Fiscal
Clair Garzella dos Santos (Balneário do Sol);

Conselho Fiscal
Eza Jacques Monteiro Leite (Parque Ecológico Rio Formoso)

Será realizado nos dias 13 e 14 de junho (sexta-feira e sábado) o 2º Festival Gospel de Bonito. O festival pretende seguir a linha adotada no ano passado, ter caráter ecumênico, em favor da unidade - pela paz e valorização da musica - entre as igrejas cristãs.

O 2º Festival Gospel será realizado na Praça da Liberdade, abrilhantado por artistas locais, regionais e nomes de expressão nacional. Contará também uma feira de artesanato e barracas comidas, petiscos e doces.

A música Gospel apesar de abranger ritmos e estilos musicais diversos, tem como origem uma mesma raiz: a música cristã negra dos Estados Unidos. Gospel, em português, quer dizer "Boas Novas" e diz respeito às músicas compostas e executadas para expressar a crença individual ou de uma comunidade nos valores cristãos.

O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Bonito, através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio e da Divisão de Cultura da FUNCEB, em parceria com as igrejas e entidades locais.

Serviço:

Inscrições e informações podem ser obtidas na Divisão de Cultura de Bonito, pelo telefone 3255-3628 (07h30 às 13h00), ou pelo e-mail bonitocultura@hotmail.com.

O governador André Puccinelli encerrou a visita a Portugal e Espanha na manhã de ontem (19), em Lisboa, participando de dois eventos empresariais no Hotel Dom Pedro e mantendo reuniões privadas com grupos empresariais interessados em conhecer e investir no Estado de Mato Grosso do Sul.

Pelo menos 15% do Produto Interno Bruto de Portugal veio ouvir a explanação do governador de Mato Grosso do Sul, avaliou Antonio Saraiva, vice-presidente da Confederação das Indústrias de Portugal (CIP) e promotor do evento.

Participaram do almoço-palestra, em Lisboa, o presidente da Confederação da Indústria de Portugal, Francisco Van Zeller; o presidente da Portugal Celulose, José Honório; o presidente do Banco BIC, ex-ministro Luis Mira Amaral; o maior acionista da Portugal Telecom, Nuno Vasconcelos; o presidente da Cimport (Cimentos de Portugal), Baião Horta; representante da Odebrechet Brasil, Pedro Novis; o embaixador do Brasil, Celso Vieira de Souza e uma centena de empreendedores das diversas áreas econômicas de Portugal. André também se reuniu com o vice-presidente da TAP, Luiz Mhor, e com os diretores da Galp, empresa energética de Portugal que tem interesse em produzir biodiesel em Mato Grosso do Sul.

No road show de turismo, promovido pela Fundação de Turismo e empresas operadoras de turismo local, André Puccinelli anunciou aos empreendedores de turismo portugueses que a vocação ecoturística do Estado será incrementada por uma decisão política de governo. "Vamos dar os primeiros passos porque neste setor nossa economia pode crescer e gerar novas oportunidades de emprego e renda para a população, preservando e agregando valor aos nossos atrativos naturais", afirmou.

Puccinelli reconheceu que a consolidação do ecoturismo demanda tempo, mas salientou que seu governo dará os primeiros passos de uma política profissional e competente que está sendo organizada para ser perene.

No evento principal, organizado pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Portugal (ADVP), o governador apresentou Mato Grosso do Sul para uma centena de empresários, fundos de investimento e lideranças empresariais portuguesas.

A palestra ocorreu justamente no dia em que a EDP - Energia de Portugal iniciou a venda de ações para investimentos de 9,8 bilhões de euros em produção de energia de fontes renováveis.

André Puccinelli destacou o tamanho do Estado (3,8 vezes a área de Portugal) e anunciou que cerca de 10 milhões de hectares podem ser incorporados a processo produtivo para gerar energia renovável, através do etanol ou biodiesel; produzir alimentos, receber investimentos em infra-estrutura, desenvolvimento florestal e exploração das vastas reservas minerais.

Na tentativa de expandir o interesse pelo ecoturismo de Mato Grosso do Sul, representantes do Governo estadual promoveram encontro entre 40 operadoras brasileiras e portuguesas. O evento ocorreu na manhã de ontem em Lisboa e resultou em planejamento de ações de propagação das ofertas turísticas sul-mato-grossenses entre os portugueses. Entre essas ações, está prevista uma capacitação de, pelo menos, 60 agentes de viagem de Portugal. As informações são da diretora-presidente da Fundtur (Fundação de Estado de Turismo), Nilde Brun.

Durante a reunião, a comitiva governamental apresentou um vídeo sobre Mato Grosso do Sul, salientando a fauna, a flora e a infra-estrutura turística. Após a apresentação, as operadoras dos dois países se reuniram para tratar de parcerias. Entre as ações planejadas, está o treinamento de um dia para 60 agentes da Master Turismo, empresa que trabalha, exclusivamente, com o destino Brasil. "Quando formos dar esse treinamento, já vamos aproveitar para treinar agentes de outras operadoras", afirma Nilde. As capacitações visam oferecer conhecimentos a serem usados na divulgação turística do estado pelas operadoras de Porturgal.

Também está prevista uma visita de jornalistas europeus a Mato Grosso do Sul para a realização de reportagens sobre as potencialidades turísticas do estado. A coordenadora afirma que ainda não há datas acertadas. "Nós vamos voltar no dia 29. Quando estivermos em Mato Grosso do Sul, vamos definir as datas", diz.

A realização do encontro e a aproximação às operadoras portuguesas foram intermediadas pela TAP (Transportes Aéreos Portugueses), maior companhia aérea de Portugal, e pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo).

No fim da manhã de ontem, a comitiva do Governo deixou Portugal rumo ao Japão.

Representantes da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul participam este mês do Salão Internacional de Turismo do Peru onde vão apresentar os atrativos turísticos do Estado.

O evento será de 20 a 25 de maio. As servidoras designadas para apresentar as potencialidades do Estado são a analista de Desenvolvimento do Turismo da Fundtur Adélia Maria Prata Rezende e a Gestora de Eventos Liege Aparecida Barbosa da Costa Lima.

O projeto "Navega Pantanal - Ampliação do Capital Social e Inclusão Tecnológica do Homem Pantaneiro", desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e pela Fundação Manoel de Barros (FMB) em Mato Grosso do Sul, representará o Brasil na Exposição Internacional sobre Água e Desenvolvimento Sustentável "Expo Zaragoza 2008", que acontecerá entre os dias 14 de junho a 14 de setembro de 2008, em Zaragoza, Espanha.

O Brasil pretende expor sua diversidade ambiental e cultural, assim como suas experiências em gestão de recursos hídricos e participação cidadã. Cerca de 90 países participarão do evento. A presença dos representantes de vários países, acrescida da programação cultural e científica, bem como da animação prevista, atrairá, segundo as estimativas dos organizadores, mais de 6 milhões de visitas ao longo das semanas do evento.

A "Expo Zaragoza 2008" pretende difundir exemplos de boas práticas na gestão da água. Todos os países participantes apresentarão as melhores experiências científicas, tecnológicas e sociais, dentro de um projeto global, eficaz e solidário.

Navega Pantanal

Criado em 2006, o Navega Pantanal é realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (FMB) e pela Fundação Manoel de Barros (FMB). O projeto visa oportunizar a inclusão digital em comunidades remotas do Pantanal, isoladas de fontes de tecnologia e comunicação, além de capacitar produtores, trabalhadores e empresários rurais vinculados ao agronegócio em diversas áreas de produção e gestão.

No total, 25 bases informatizadas com sinal via satélite foram instaladas no Pantanal, possibilitando que os participantes tenham acesso à Internet, cartilhas eletrônicas e vídeos didáticos. As aulas são ministradas no estúdio da Uniderp Interativa, em Campo Grande e transmitidas via satélite para as bases. Cada base possui um professor capacitado para realizar o atendimento local.

Em 2007, o projeto trabalhou 58 temas referentes aos eixos temáticos "Práticas Agropecuárias", "Inclusão digital", "Fortalecimento de práticas pedagógicas", "Empreendedorismo e administração" e "Melhoria da qualidade de vida".

Os realizadores do projeto criaram o portal www.navegapantanal.fmb.org.br como ferramenta de apoio para as aulas. Os participantes acompanham o calendário de aulas, enviam recados, lêem noticias, baixam arquivos sobre os temas abordados e acompanham os acontecimentos importantes por meio das galerias de fotos. Na galeria de vídeos os visitantes podem assistir depoimentos de professores, alunos e proprietários rurais, que revelam os benefícios proporcionados pelo Navega Pantanal em suas vidas. Qualquer pessoa que visitar o portal pode se cadastrar e ter acesso a área restrita para conhecer melhor o funcionamento das ações desenvolvidas.

No último ano, cerca de 6 mil pessoas foram beneficiadas pelo projeto por meio de aulas interativas, capacitações presenciais, palestras e solução de problemas. A meta inicial era de prestar 3,5 mil atendimentos.

O vôo inaugural da Webjet Linhas Aéreas, no sábado (17), trouxe à Capital de Mato Grosso do Sul 44 agentes de viagem para conhecer Campo Grande. No domingo (18), vieram mais 38 agentes e ontem (19) chegam os outros 35.

Os profissionais vieram de Curitiba, Rio de Janeiro e Porto Alegre para conhecer o Parque do Prosa e fazer um City-tour. Um técnico e o gerente de políticas e programas da Fundação de Turismo (Fundtur), Silvio Carlos Pereira, participaram do passeio no sábado (17).

Segundo Silvio, os agentes fizeram a trilha do Parque do Prosa, puderam conhecer o projeto Cacimba de Pedra, de criação de jacaré em cativeiro, o tereré e fazer uma degustação de caldo de jacaré. "Todos ficaram maravilhados", ressalta.

"O objetivo de trazer os agentes é inaugurar o vôo, conhecer a rota e o equipamento, além de mostrar Campo Grande e Mato Grosso do Sul. Os agentes puderam ter contato com a fauna, o meio ambiente e ficaram admirados com o Parque do Prosa, um parque urbano, perto do centro da cidade", explica Flúvio Luna, executivo de contas da Webjet.

A empresa Webjet está oferecendo vôos diários saindo do Rio de Janeiro às 8h05, passando por Curitiba e chegando a Campo Grande às 10h20. Da Capital, sai outro vôo para Cuiabá às 10h50 que passa por Brasília e Recife. Da Capital pernambucana, o avião volta às 12h25, passa por Brasília, Cuiabá e chega a Campo Grande às 17h35. Às 18h05 o avião segue para Curitiba e Rio de Janeiro.