imagem do onda

quarta, 28 de maio de 2008

Projeto nacional qualifica setor gastronômico de Bonito

Mídiamax News

Bonito está entre as 65 cidades do Brasil escolhidas pelo Plano Nacional de Turismo a fazer parte do projeto "Caminhos do sabor - a união faz o Destino". A cidade turística fica a 245 quilômetros da Capital e está no centro da parceria em conjunto da Abrasel (Associação Brasileira de Bares Restaurantes e Similares) e o Ministério do Turismo.

Com o apoio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Micro e Pequenas Empresas) a intenção é capacitar o setor gastronômico local e assim, aumentar o fluxo dos destinos turísticos por meio de ações empresarias do setor.

As lideranças sociais da cidade se reúnem hoje como o presidente executivo da Abrasel Nacional, Paulo Solmucci, o presidente da Abrasel/MS, Paulo Ortiz, do consultor empresarial da empresa Insight, Tomaz Assmar de Carvalho Santos e do diretor executivo da Abrasel/MS, Juliano Wertheiner. Essa é a primeira fase do projeto.

Será criado um grupo composto por representantes do poder público, das agências de desenvolvimento e demais representantes da sociedade civil organizada. Eles serão responsáveis em transformar a gastronomia local em um diferencial competitivo e estarão envolvidos em todas as outras quatro etapas do trabalho.

As demais fases do projeto estão divididas em: pesquisa de oferta e demanda, planos de ação para os destinos, lançamento oficial e aplicação das ações de desenvolvimento da capacidade empresarial. Segundo informações da assessoria do projeto, o consultor da empresa responsável pela iniciativa, Tomaz Assmar, todas as etapas relacionadas foram estrategicamente estudadas para o melhor desempenho da campanha, que tem previsão de ser finalizada em nove meses.

Tomaz acrescenta que o objetivo principal do Caminhos do Sabor é tornar a gastronomia um produto turístico. "Nós queremos descobrir com este trabalho qual a comida que representa cada localidade", diz o consultor, que ressalta ainda a importância do projeto como uma alavanca para o turismo.

Para o presidente da Abrasel/MS, Paulo Ortiz, é extremamente interessante o intuito do projeto, já que Mato Grosso do Sul está em fase de crescimento e a cidade de Bonito tem um potencial turístico muito grande.

"Todo o trabalho a ser realizado, vai aumentar sem dúvida nenhuma nosso fluxo de turistas, e mais que isso, agora vamos estar melhor preparados para atender estes turistas, cativá-los e consequentemente fazer com que voltem a visitar nosso Estado", conclui o presidente.

O setor turístico movimenta cerca de R$ 170 milhões por ano em Mato Grosso do Sul, segundo informações da Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul). O fluxo turístico em 2007, segundo a Fundtur, foi de 860 mil pessoas. O gasto médio diário foi de R$ 70,00 e a média de permanência no Estado foi de 2,8 dias.

A cidade recebe anualmente 70 mil turistas, de acordo com informações da prefeitura de Bonito.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: