quarta, 28 de maio de 2008
Mídiamax News
Bonito está entre as 65 cidades do Brasil escolhidas pelo Plano Nacional de Turismo a fazer parte do projeto "Caminhos do sabor - a união faz o Destino". A cidade turística fica a 245 quilômetros da Capital e está no centro da parceria em conjunto da Abrasel (Associação Brasileira de Bares Restaurantes e Similares) e o Ministério do Turismo.
Com o apoio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Micro e Pequenas Empresas) a intenção é capacitar o setor gastronômico local e assim, aumentar o fluxo dos destinos turísticos por meio de ações empresarias do setor.
As lideranças sociais da cidade se reúnem hoje como o presidente executivo da Abrasel Nacional, Paulo Solmucci, o presidente da Abrasel/MS, Paulo Ortiz, do consultor empresarial da empresa Insight, Tomaz Assmar de Carvalho Santos e do diretor executivo da Abrasel/MS, Juliano Wertheiner. Essa é a primeira fase do projeto.
Será criado um grupo composto por representantes do poder público, das agências de desenvolvimento e demais representantes da sociedade civil organizada. Eles serão responsáveis em transformar a gastronomia local em um diferencial competitivo e estarão envolvidos em todas as outras quatro etapas do trabalho.
As demais fases do projeto estão divididas em: pesquisa de oferta e demanda, planos de ação para os destinos, lançamento oficial e aplicação das ações de desenvolvimento da capacidade empresarial. Segundo informações da assessoria do projeto, o consultor da empresa responsável pela iniciativa, Tomaz Assmar, todas as etapas relacionadas foram estrategicamente estudadas para o melhor desempenho da campanha, que tem previsão de ser finalizada em nove meses.
Tomaz acrescenta que o objetivo principal do Caminhos do Sabor é tornar a gastronomia um produto turístico. "Nós queremos descobrir com este trabalho qual a comida que representa cada localidade", diz o consultor, que ressalta ainda a importância do projeto como uma alavanca para o turismo.
Para o presidente da Abrasel/MS, Paulo Ortiz, é extremamente interessante o intuito do projeto, já que Mato Grosso do Sul está em fase de crescimento e a cidade de Bonito tem um potencial turístico muito grande.
"Todo o trabalho a ser realizado, vai aumentar sem dúvida nenhuma nosso fluxo de turistas, e mais que isso, agora vamos estar melhor preparados para atender estes turistas, cativá-los e consequentemente fazer com que voltem a visitar nosso Estado", conclui o presidente.
O setor turístico movimenta cerca de R$ 170 milhões por ano em Mato Grosso do Sul, segundo informações da Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul). O fluxo turístico em 2007, segundo a Fundtur, foi de 860 mil pessoas. O gasto médio diário foi de R$ 70,00 e a média de permanência no Estado foi de 2,8 dias.
A cidade recebe anualmente 70 mil turistas, de acordo com informações da prefeitura de Bonito.