imagem do onda

Notícias de Bonito MS

Desde quinta-feira e até o próximo domingo (25), o aeródromo de Bonito (290 quilômetros de Campo Grande) é palco do 8º Encontro Nacional de Ultraleves.

A abertura oficial, com a presença do governador em exercício, Jerson Domingos, aconteceu ontem.

Nesta edição, o encontro já conta com um recorde de participação, com quase 200 aeronaves e mais de 420 pessoas.

Conforme o site de notícias do Governo do Estado, o encontro mudou o visual do aeródromo. "Do lado de fora, uma tenda gigante e estandes foram montados para acomodar as palestras que integram a programação e para as exibições e vendas de produtos dos parceiros e patrocinadores", diz a reportagem.

Centenas de ultraleves vindos de todas as regiões do Brasil já estão em Bonito para participar do 8º Encontro Nacional de Ultraleves (ENU), que acontece de 22 a 25 de maio (feriado de Corpus Christi), no aeroporto municipal. Mato Grosso do Sul será representado por 10 equipes das cidades de Campo Grande, Dourados e Naviraí.

A abertura oficial do evento está marcada para hoje (23), às 8h30, e vai contar com a presença de diversas autoridades, entre elas o governador em exercício, Jerson Domingos; o prefeito de Bonito, José Arthur Soares de Figueiredo e o secretário de Turismo, Augusto Mariano; além do presidente da Associação Brasileira de Ultraleves (Abul), Gustavo Albrecht.

Bonito tem uma excelente organização voltada para o turismo de aventura, no qual o vôo de ultraleve se insere. A realização do 8º ENU consolida o município como um dos melhores destinos de ecoturismo do País e o coloca no circuito dos grandes eventos verdes.

Segundo os organizadores, os encontros anuais acontecem desde 2000, com o objetivo de promover a troca de experiências, a evolução e o aprimoramento do desempenho pessoal dos pilotos de aeronaves. Os Estados da Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro já foram sedes do evento que, além das apresentações das aeronaves, traz palestras sobre assuntos relevantes aos vôos desportivos, como segurança das aeronaves, planos de vôo e uso das tecnologias disponíveis.

Em Bonito, aliado ao desporto está o comprometimento e a preocupação com o meio ambiente. Na busca de compensar o impacto ambiental causado pelas aeronaves, os pilotos vão doar mudas de árvores para o plantio em áreas degradadas (a serem determinadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Bonito), prática para neutralizar o gás carbônico emitido pelos participantes.

O 8º ENU é uma realização da Associação Brasileira de Ultraleves, em parceria com a Ygarapé Eventos & Turismo e o Marruá Hotel. Mais de 400 pilotos estão inscritos para esta edição.

O governador em exercício Jerson Domingos (PMDB) comparece hoje (23), às 8h30, da abertura do 8° Encontro Nacional de Ultraleves no município de Bonito, a 297 km (quilômetros) de Campo Grande. O evento ocorre de hoje até domingo (25) no aeroporto municipal.

Vai ao evento também o presidente da Abul (Associação Brasileira de Ultraleves), Gustavo Albrecht.

Bonito tem uma excelente organização voltada para o turismo de aventura, tal como o vôo de ultraleve. A realização do 8º ENU consolida o município como um dos melhores destinos de ecoturismo do País e o coloca no circuito dos grandes eventos verdes.

Segundo os organizadores, os encontros anuais acontecem desde 2000. Os Estados da Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro já foram sedes do evento que, além das apresentações das aeronaves, traz palestras sobre assuntos relevantes aos vôos desportivos, como segurança das aeronaves, planos de vôo e uso das tecnologias disponíveis.

Um ultraleve caiu ontem em Dourados, quando seguia para Bonito. O piloto não teve ferimentos sérios. A aeronave tinha decolado há pouco e teve de fazer um pouso de emergência, caindo de bico.

Após o susto, o piloto disse que houve problemas mecânicos na hélice do ultraleve.

O acidente aconteceu no início da tarde, em uma área rural, perto do Aeroporto de Dourados.

O destino do piloto era 8º Encontro Nacional de Ultraleves, que acontece de 22 a 25 de maio, em Bonito.

Pela primeira vez no Estado, o evento deve reunir centenas de ultraleves de todas as regiões do Brasil.

O deputado federal Vander Loubet (PT) é um dos cotados para assumir o Ministério do Turismo, caso a ministra Marta Suplicy resolva disputar a prefeitura de São Paulo.

Colegas de partido em Mato Grosso do Sul dizem que o deputado não quer comentar o assunto, para não prejudicar uma possível indicação.

Marta tem até o dia 5 de junho para decidir sobre a candidatura em São Paulo e deixar o cargo federal.

Apesar de garantir que ainda não é candidata,alianças já são costuradas pelo PT, sempre com o nome da ministra cogitado para encabeçar a chapa. A ministra aparece bem nas últimas pesquisas de intenção de voto, em primeiro ou segundo lugar.

Um desses acordos em São Paulo estaria entre as maiores barreiras para a posse do sul-mato-grossense ou de outro petista no Turismo.

O PT busca apoio do PSB de Luiza Erundina na capital paulista. Em troca, o partido ficaria como o Ministério do Turismo.

Mais de 100 operadores e jornalistas de turismo do Rio de Janeiro e Curitiba foram recepcionados, durante três dias, em Campo Grande/MS, pelos diretores-proprietários das fazendas Cacimba de Pedra-Reino Selvagem (Miranda/MS). O grupo, participante de um famtour de inauguração da nova linha da companhia Webjet, foi recebido ao toque do berrante pantaneiro e saboreou um suculento caldo de jacaré, preparado a partir dos animais do centro de cultivo da fazenda Reino Selvagem, onde são criados mais de 12 mil jacarés-do-Pantanal precoce.

Os operadores e jornalistas foram divididos em sub-grupos distribuídos em viagens no sistema "bate e volta" (saída e retorno á origem no mesmo dia) ao longo de três dias específicos (17, 18 e 19 de maio). Em Campo Grande, fizeram trilha pelo Parque do Prosa, conheceram as instalações do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) e assistiram apresentações feitas pela gestora da Fundação de Turismo de MS, Ivone Hermenegildo, pelo jornalista Ariosto Mesquita (Cacimba de Pedra-Reino Selvagem) e pela empresária Rosaura Dittmar (Cacimba de Pedra). Também participou o diretor-proprietário da Reino Selvagem, Gerson Bueno Zahdi.

Na seqüência, os grupos, durante os três dias, seguiram para o almoço, no Restaurante Fogão de Minas, onde saborearam caldo de jacaré, de animais criados em Miranda/MS, acompanhado da tradicional cachaça "Taboa", produzida em Bonito/MS. Após um City tour, os operadores e jornalistas seguiram para o Aeroporto Internacional de Campo Grande de onde retornaram às suas cidades.

A nova rota da Webjet parte do Rio de Janeiro com escalas em Curitiba/PR, Campo Grande/MS, Cuiabá/MT, Brasília/DF e destino final em Recife/PE. Inicialmente a companhia está operando com tarifas temporariamente promocionais. A partir do Rio de Janeiro (Galeão), a passagem ida e volta mais taxas de embarque para Campo Grande custa R$ 315,00 e para Cuiabá R$ 335,00.

Bonito estará sediando de 22 a 25 de maio o 8º Encontro Nacional de Ultraleves (ENU). Pela primeira vez em Mato Grosso do Sul o evento reunirá centenas de ultraleves vindos de todas as regiões do Brasil. Juntamente com o ENU, neste ano, acontecerá o primeiro Encontro de Construção Amadora (ECA), organizado pela ABRAEX (Associação Brasileira de Aviação Experimental).

Durante o encontro além de ocorrer a integração dos apaixonados por vôo e profissionais, serão realizadas atividades, palestras, shows de rock nacional com jantar e passeios turísticos pelo município de Bonito. Para o Major da Polícia Militar, Cláudio Rosa da Cruz, um dos organizadores do ENU, o evento será importante para propagar o turismo local. "Eu me envolvi nessa causa, porque tenho uma afinidade grande com Bonito, trabalhei lá 3 anos como comandante da polícia ambiental e acredito que o potencial de Bonito alavanca muito o turismo de Mato Grosso do Sul. Como esse encontro traz pessoas formadoras de opinião, do Brasil inteiro, elas vão servir de interlocutoras em seus Estados, propagando Bonito e fomentando o turismo em nosso Estado", afirma.

Bonito foi escolhido, por unanimidade, no ano passado, para ser sede da oitava edição do ENU em Araxá, durante o 7º encontro. O critério de escolha foi feito através de uma avaliação do potencial logístico, da estrutura, e atrações das cidades que tinham interesse em ser sede.

No evento os ultraleves ficarão todos postados para quem quiser conhecer e a população também poderá conferir um show acrobático no aeroporto local. O evento é gratuito para quem tiver interesse em visitar os ultraleves e assistir ao show acrobático.

Os interessados em se inscrever no evento devem acessar o site www.abul.com.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2262-0487. A inscrição é individual e dá direito a receber o Kit (2 camisas, 1 boné, 1 crachá) e a todas as refeições durante o evento: lanche na 5ª-feira na chegada, coquetel/jantar na 5ª à noite, almoço e jantar na 6ª-feira, almoço e o jantar de encerramento no sábado), além de transporte aeroporto/hotel/aeroporto para todos os eventos e direito de assistir as palestras.

O 8º ENU é uma realização da Associação Brasileira de Ultraleves - ABUL e está sendo organizado pelo Jucá da Agência Ygarapé, o Celso do Hotel Maruá. Há 20 dias, o número de inscritos no encontro já superou todas as edições passadas. A expectativa é de um aumento de 25% do público com relação à edição anterior.