imagem do onda

Notícias de Bonito MS

A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur) vai levar diversas atrações ao 3º Salão Nacional do Turismo - Roteiros do Brasil, em São Paulo. Assim como em 2006, última edição do evento, haverá manifestações artísticas de música e dança, artesanato e gastronomia. O diferencial é que em 2008, as atrações foram escolhidas por júri popular.

Segundo Nilde Brun, diretora-presidente da Fundação, os encaminhamentos retirados do 1º Salão de Turismo de Mato Grosso do Sul - que aconteceu de 18 a 22 de outubro de 2007 - vão ser levados para a Capital paulista. Um júri popular escolheu Filho dos Livres e Tostão e Guarany, para mostrar a música do Estado, e escolheu ainda a Cia. de Artes e Quarteto de Cordas da Uniderp para realizar o espetáculo de dança.

O pavilhão de exposições será dividido pelas regiões brasileiras. O estande institucional de MS no Salão, com 225 m², estará dentro da área destinada ao Brasil Central, que inclui todos os Estados do Centro-Oeste e tem 900 m². Os visitantes poderão conferir uma decoração com artesanato, assistir a um vídeo que mostra as potencialidades turísticas do Estado, degustar a chipa, a paçoca de carne seca, de Costa Rica - prato que ficou em segundo lugar no Salão do Estado do ano passado - e provar a cachaça Taboa, típica da região de Bonito-Serra da Bodoquena. Haverá também uma área de 25 m² para comercialização e promoção, onde as operadoras, agentes de viagem e empresários do setor turístico do Estado poderão atender o público direto.

Os visitantes serão presenteados com uma revista sobre o Mato Grosso do Sul e as operadoras terão à disposição materiais publicitários apresentando os roteiros e as características do Estado. Todas as sete regiões turísticas também vão estar descritas na revista, com maior destaque aos destinos classificados pelo Ministério do Turismo como indutores: Campo Grande, Bonito-Serra da Bodoquena e Pantanal. Haverá ainda uma sala vip para receber autoridades e promover reuniões.

O público não deve ter dificuldades em encontrar os representantes de MS. "Pedimos para todos que forem ao evento representar o MS levar a sua faixa pantaneira. Até mesmo os técnicos da Fundação de Turismo poderão ser identificados com a faixa e um uniforme com o slogan do Estado, feito especialmente para o evento e que será usado pela equipe em outras ocasiões", diz Matheus Dauzacker, gerente de promoção e divulgação da Fundação.

O 3º Salão Nacional do Turismo começa no dia 17 de junho com uma cerimônia de abertura para convidados. O público pode conferir o evento de quarta (18) a sexta-feira (20) das 14h às 20h e no sábado (21) e domingo (22) das 10h às 20h. Veja mais informações sobre o Salão no site www.salao.turismo.gov.br.

A Visanet Brasil promove sorteios para usuários do cartão de crédito ou débito da empresa. A ação é exclusiva a cidades turísticas do país no inverno e premiará cinco clientes com automóveis da Ford, com possibilidade de escolha entre 1 Ford EcoSport 4WD, 1 Ford Focus + 1 Novo Ford Ka, 1 Ford Ranger, 1 Ford Fiesta Hatch + 1 Ford Fiesta Sedan, ou 1 Ford Fusion.

A NewStyle, agência organizadora da promoção, colocou promotores nas ruas para divulgar a promoção e, nas datas de maior visibilidade, realizará carreatas exibindo os carros. A iniciativa organizada pela agência NewStyle abrange 15 mil pontos-de-venda e ocorre para os clientes que gastarem R$ 70 nos cartões Visa ou Visa Eletron nas cidades de Caxias do Sul, Gramado, Bento Gonçalves, Nova Petrópolis, Campos do Jordão, Serra Negra, São Bento do Sapucaí, Santo Antônio do Pinhal, Campina Grande, Caruaru, Vitória da Conquista, Poços de Caldas, Araxá, Ouro Preto, Garanhuns, Gravatá, Monte Verde, Petrópolis, São João Del Rei, Tiradentes, Caldas Novas, Bonito, Pirinópolis, Parintins e Chapada dos Guimarães.

O governo do Estado, por intermédio da Fundação de Turismo (Fundtur), vai levar a diversificação dos produtos e serviços turísticos de Mato Grosso do Sul à terceira edição do Salão Nacional do Turismo. O evento visa renovar, fortalecer e incentivar os canais de distribuição e comercialização dos roteiros turísticos do País e também é considerado a maior vitrine do Brasil para o mundo.

A diversificação do Estado está nos variados destinos turísticos que Mato Grosso do Sul oferece. "Além de mostrar os destinos indutores do turismo que são Campo Grande, Bonito-Serra da Bodoquena e Pantanal, levaremos ainda as regiões turísticas da Rota Norte, Costa Leste e Caminhos da Fronteira, todos com forte atrativo histórico-cultural", afirma a diretora-presidente da Fundação, Nilde Brun.

A Fundação de Turismo leva também as manifestações culturais, música, dança, gastronomia e artesanato de Mato Grosso do Sul. Mais de 200 pessoas, entre empresários, artistas e profissionais do turismo, farão parte do grupo que representará o Estado em São Paulo. "Os empresários trabalham com lucro, e para eles o salão traz oportunidades de aumento de negócios para MS, por isso vale a pena ir", disse Nilde.

A primeira caravana a sair do Estado, no dia 17 de junho, levará gestores públicos dos municípios que participaram do 1º Salão de Turismo de Mato Grosso do Sul no ano passado, além de técnicos da Fundação de Turismo. Ainda devem sair mais três ônibus do Estado: um de Ponta Porã com empresários, um de Aquidauana com estudantes e professores da UFMS e outro de Bonito.

O Salão

A terceira edição do Salão do Turismo - Roteiros do Brasil acontece de 18 a 22 de junho, pela primeira vez no Parque do Anhembi, em São Paulo. São esperados 100 mil visitantes, que poderão conferir a Feira de Roteiros Turísticos, Vitrine Brasil, Rodada de Negócios, Núcleo de Conhecimento e Missões Promocionais.

Na Vitrine Brasil, os visitantes vão se familiarizar com a cultura de cada região, por meio de manifestações artísticas, mostras de artesanato, opções gastronômicas e produtos da agricultura familiar.

O Núcleo de Conhecimento será o local para troca de experiências sobre a atividade turística, com palestras de especialistas e mesas-redondas para discutir ações de desenvolvimento do setor. Na Rodada de Negócios, as agências e operadoras vão se encontrar para firmar parcerias e ampliar canais para melhorar seus serviços.

As Missões Promocionais levarão ao salão visitas técnicas de operadores, agentes de turismo e jornalistas nacionais e internacionais que cobrem a área de turismo.

O 3º Salão do Turismo começa no dia 17 de junho com uma cerimônia de abertura a convidados. O público pode conferir o evento de quarta (18) a sexta-feira (20), das 14 às 20 horas, e no sábado (21) e domingo (22), das 10 às 20 horas. Veja mais informações sobre o salão no site www.salao.turismo.gov.br.

O Museu de História do Pantanal , localizado no Porto Geral, em Corumbá, será inaugurado pelo ministro da Cultura, Gilberto Gil, na primeira quinzena de agosto. A data foi definida na noite desta terça-feira, em Brasília, durante audiência do senador Delcídio do Amaral (PT/MS) e do curador da Fundação Barbosa Rodrigues, empresário Antonio João Hugo Rodrigues, com o secretário-executivo João Luiz Silva Ferreira.

O museu é o resultado de uma parceria do Ministério da Cultura com a iniciativa privada para contar a história da região pantaneira. Com a interveniência do senador Delcídio, foram investidos R$ 4,2 milhões na restauração do prédio Wanderlei & Baís e na montagem do acervo, composto por peças que remontam às primeiras povoações da região, há milhares de anos.

"A data exata da inauguração será confirmada assim que o ministro definir sua agenda", explica Antonio João. De acordo com o curador da Fundação Barbosa Rodrigues, a viabilização do projeto foi concretizada graças ao empenho do senador Delcídio do Amaral, que manteve contatos tanto no ministério como com as empresas que investiram no empreendimento: a Petrobras e a Votorantim. O aporte dos recursos foi garantido pela aplicação da Lei Rouanet, por meio do Programa Monumenta, do Ministério da Cultura, com a supervisão do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A prefeitura de Corumbá também é parceira no projeto.

O museu está instalado no prédio histórico Wanderley & Baís, na área tombada como patrimônio histórico do município. No local estarão expostos objetos que contam a história da região do Pantanal, da pré-história - com peças arqueológicas -, passando pela conquista espanhola, a dominação portuguesa com os bandeirantes, a chegada das monções, etnias como os payaguás e guaicurus, a chegada da estrada de ferro,a Guerra do Paraguai e a re-ocupação do território.

O acervo é formado por peças originais e réplicas e até obras feitas especialmente para o museu, que recebeu doações da UFMS, Museu do Índio e Museu da História Nacional (os dois do Rio de Janeiro), Museu de Arqueologia da USP, Instituto da Rede Ferrroviária Federal, e o Museu das Culturas Dom Bosco.

Equipes do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac) e ao Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) estão realizando solturas de animais silvestres que passaram pela reabilitação e agora estão prontos para retornar ao meio ambiente.

Localizado em Campo Grande, o Cras realiza a recepção, triagem e destinação de animais silvestres apreendidos durante operações de fiscalização efetuadas pela PMA, Ibama e Corpo de Bombeiros. Desde sua criação, em 1988, já recebeu mais de 22 mil animais oriundos do tráfico, de doações da população, de casos de atropelamentos e acidentes nas estradas.

Esta semana, 20 papagaios, 13 maritacas, cinco tucanos, duas araras e um tamanduá bandeira estão sendo libertos em uma fazenda em pleno Pantanal.

Solturas

Apesar de muitos pesquisadores serem contrários à soltura dos animais, a legislação brasileira diz que a prioridade é o retorno dos animais à natureza. "As solturas são feitas com o maior rigor técnico e estamos provando, através de intensas pesquisas, que a soltura tem resultados positivos", explica o coordenador do Cras, Vinicius Andrade. As solturas se dão em fazendas no pantanal ou em áreas de proteção ambiental. São 150 pontos cadastrados, sendo que 20 desses lugares são efetivamente destinados a alguns animais.

As destinações seguem princípios básicos pré-estabelecidos com os consultores de manejo e gerenciamento de vida selvagem: espécies raras devem atender a projetos de conservação, realizados por instituições ou pesquisadores idôneos, previamente identificados e devidamente autorizados pelo Ibama, Imasul e comitês das espécies; espécimes comuns, recém capturadas na natureza, são preferencialmente soltas em habitat natural após pequeno período de tempo no Cras; já os animais comuns oriundos de cativeiros são encaminhados a instituições ou utilizados em casos de repovoamentos, de acordo com as condições do animal.

Desde 1992, muitas solturas são realizadas em hotéis-fazenda no Pantanal, onde o repovoamento revela grande sucesso na sobrevivência dos indivíduos. Os empreendimentos turísticos costumam atender todas as normas e exigências pré-estabelecidas pelo CRAS, de olho no exigente público, em boa parte turistas nacionais e estrangeiros ávidos pela fauna pantaneira.

Visitas

Os interessados em conhecer o Cras devem se inscrever no Parque Estadual do Prosa para formar grupos. As visitas acontecem as terças, quintas e sábados. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3326 1370.

O Zagaia Eco Resort está com uma promoção para as férias, válida de 13 a 27 de julho de 2008. Quem comprar o pacote de domingo a domingo no hotel, considerado o melhor eco resort da região Centro-Oeste, recebe como cortesia o traslado de Campo Grande (MS), o passeio às grutas de São Miguel e transporte para compras no Paraguai.

O pacote custa R$ 1.822,50 por pessoa, com café da manhã e jantar inclídos, em apartamento premium - em apartamento luxo o preço sobre para R$ 2.102,00 por pessoa. Duas crianças de até 12 anos podem se hospedar gratuitamente no mesmo apartamento dos pais. No total, sao sete diárias.

Para quem gosta de compras no exterior, o grande diferencial é o passeio no shopping China, climatizado e com área de 12 mil m2 em Pedro Juan Caballero, a cidade paraguaia que é separada de Ponta Porã (MS) por uma avenida de 5 Km. O lugar é seguro e não há aduana no caminho, o que facilita as compras de produtos importados.

Mais informações: 0800-9794400 ou www.zagaia.com.br.

Uma caravana de 13 representantes de operadoras da Inglaterra, Estados Unidos, Itália, Espanha, Alemanha e África do Sul chegam ontem (10) a Campo Grande e seguiram para Miranda, no Pantanal, para conhecer os produtos turísticos do Estado e divulgá-los no exterior.

A programação no Estado inclui visita à Pousada Cacimba de Pedra, ao Refúgio Ecológico Caiman, ambos em Miranda, e ainda flutuação no rio Sucuri e visita à Gruta São Miguel, em Bonito. A visita termina na sexta-feira (13). Para Ney Gonçalves, proprietário da operadora responsável por levar os visitantes, a Impacto Ecoturismo, é importante trazer esses estrangeiros para que eles repassem o conhecimento às agências de viagens de seus países. "A venda do produto daqui é diferente da venda de praia e sol. Existem as particularidades dos passeios, as distâncias; essa ação estimula a colocar nosso produto lá fora. Os visitantes sempre gostam do que vêem", diz.

A caravana é organizada pela Embratur, sistematicamente, todos os anos. "Mato Grosso do Sul sempre é escolhido para ser visitado. Essas caravanas ajudam muito no trabalho de divulgação que o Estado já está fazendo", afirma Nilde Brun, diretora-presidente da Fundação de Turismo (Fundtur).

Ao total, a Embratur traz ao Brasil 180 operadores do turismo de 31 países que vão realizar 14 caravanas entre os dias 10 e 13 de junho. Serão visitados 34 destinos do País. As viagens terminam no Rio de Janeiro, com o Destination Brazil Show Case (DBS), nos dias 16 e 17 de junho, evento que serve de vitrine turística internacional do Brasil.