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Notícias de Bonito MS

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul abre inscrições para a seleção de artistas e grupos de música, teatro, circo e dança para apresentações na 9ª edição do Festival de Inverno de Bonito, que será realizado de 30 de julho a 03 de agosto em Bonito/MS. As inscrições vão até dia 21 de junho.

São dois editais de seleção, que vão contemplar 05 atrações musicais, 02 espetáculos de teatro/circo e 02 espetáculos de dança, com o objetivo de prestigiar a produção musical e das artes cênicas sul-mato-grossenses, inserindo-as no Festival de Inverno.

A Comissão de Seleção avaliará e selecionará os artistas ou grupos inscritos, considerando preferencialmente trabalhos tradicionais da cultura popular sul-mato-grossense; trabalhos autorais e inéditos; trabalhos de pesquisa; criatividade e qualidade técnica da execução, e, no caso das artes cênicas, a proposta cênica (cenografia, iluminação, figurinos, coreografia, qualidade técnica da execução), entre outros.

Os selecionados serão contratados para a realização de uma apresentação durante o Festival de Inverno de Bonito e receberão cachê no valor bruto de R$ 3.000,00.

Para se inscrever, é preciso preencher a ficha de inscrição e apresentar a documentação exigida, conforme os termos do edital. Para as artes cênicas, é preciso também apresentar fita de vídeo ou DVD do espetáculo; currículo do artista/grupo contendo informações quanto à sua formação e atividades culturais (é obrigatório o encaminhamento de matérias jornalísticas, críticas e comentários sobre o trabalho do grupo/artista e/ou sobre o espetáculo); três fotos profissionais diferentes do artista/espetáculo, em CD, no formato jpg (resolução mínima de 300dpi) e proposta detalhada do espetáculo (release, sinopse e rider técnico, descrevendo as necessidades de som, luz e cenário). Para música, é preciso apresentar proposta musical gravada em CD com no mínimo 04 músicas; currículo do grupo/artista contendo informações quanto à sua formação artística e atividades culturais (é obrigatório o encaminhamento de matérias jornalísticas, críticas e comentários sobre o trabalho do grupo/artista e/ou sobre o show); três fotos profissionais diferentes do artista ou do show, em CD, no formato jpg (resolução mínima de 300dpi) e proposta detalhada do show a ser apresentado, contendo resumo, mapa de palco e ficha técnica.

Na música, os espetáculos propostos deverão ter duração média de 45 minutos, podendo ser reduzido para 30 minutos ou prolongado para 60 minutos, dependendo da necessidade do evento. Nas artes cênicas, os espetáculos propostos deverão ter duração mínima de 30 minutos e máxima de 50 minutos com no máximo 15 componentes, somados artistas e técnicos.

Cada grupo/artista poderá inscrever até 3 propostas, que deverão ser encaminhadas em envelopes separados, sendo escolhida apenas uma delas. Não serão selecionados shows (não o artista/grupo) já apresentados em edições anteriores do Festival de Inverno de Bonito.

O edital completo pode ser obtido no endereço da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (Memorial da Cultura - Rua Fernando Corrêa da Costa, 559, 4º Andar - Gerência de Promoção e Difusão de Programas Culturais) ou consultado pela internet no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul do dia 29 de maio ou no site da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (www.fundacaodecultura.ms.gov.br).

Os estudos para implantação do Observatório de Sustentabilidade do Pantanal, que integrará todos os organismos econômicos, sociais e ambientais que atuam no bioma, serão concluídos em julho. A coordenação dos trabalhos, a cargo de Frederico Valente, do Ministério de Integração Nacional, realizou audiência na tarde desta sexta-feira, no Sebrae de Corumbá.

A proposta de criar um sistema não-governamental para integrar as ações que hoje são desenvolvidas em todo o complexo do ecossistema, que se estende por 250 mil quilômetros quadrados, abrangendo territórios do Brasil, Bolívia e Paraguai, surgiu ainda na Eco 92 e está previsto no Plano de Desenvolvimento Estratégico do Centro-Oeste, do governo brasileiro.

A discussão do estudo de viabilidade de implantação do observatório é oportuna, segundo o secretário de Turismo e Relações Institucionais, Carlos Porto, que representou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira na audiência. Ele disse que a preservação do Pantanal é um dos temas em pauta no comitê dos municípios pantaneiros, formado por Corumbá e a cidades bolivianas que integram a bacia.

"Esse elo que se pretende formar entre a Ciência e os poderes constituídos, em respeito ao meio que se vive, é de fundamental importância para criarmos mecanismos que fortaleçam as ações em regiões como a nossa, para que haja um desenvolvimento harmonioso com respeito ao meio ambiente", disse Porto, que coordena o comitê fronteiriço.

O evento realizado ontem no Sebrae contou com a participação de vários representantes da administração municipal, entre as quais as secretárias de Meio Ambiente e de Educação, Luciene Deová de Souza e Lígia Baruki; e técnicos de universidades e organismos ambientais de Mato Grosso do Sul e da Bolívia. O estudo apresentado foi debatido ao final do encontro.

O estudo de viabilidade de implantação do Observatório de Sustentabilidade do Pantanal, realizado com apoio do Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria de Desenvolvimento do Centro-Oeste, teve mais uma etapa dos trabalhos discutida na tarde de ontem (dia 16), em Corumbá.

Durante reunião na sede do Sebrae local, foram apresentadas e debatidas as conclusões preliminares do estudo iniciado ano passado com o objetivo de organizar uma rede virtual de informações sobre a Bacia do Alto Paraguai, que abrange áreas dos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraguai e Bolívia.

O chamado Complexo do Pantanal tem uma área de 250 mil quilômetros quadrados e é considerado um dos mais ricos ecossistemas do planeta. Outras duas reuniões sobre o assunto foram realizadas em Cuiabá (MT) e Campo Grande.

A proposta do estudo, realizado em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Cultura do Mato Grosso do Sul, é identificar as diversas instituições brasileiras, paraguaias e bolivianas que compõem a rede de produção de conhecimento sobre o Pantanal, atuando no controle ambiental e na exploração socioeconômica da região.

Dirigentes destas instituições estiveram entre os convidados para a reunião de Corumbá, que teve também a participação do diretor do Departamento de Promoção de Investimento da Secretaria de Desenvolvimento do Centro-Oeste, Frederico Valente.

Empresários da rede de hotéis de Campo Grande e fornecedores participam hoje, 17 de junho, da primeira rodada de negócios realizada pelo Sebrae/MS em 2008. Já estão confirmadas as presenças de representantes de oito hotéis da capital e 11 fornecedores. As duas partes interessadas discutirão formas de baixar os custos com produtos de limpeza, lavanderia, sabonete-brinde e papel higiênico.

A iniciativa partiu do Sebrae/MS em parceria com a ABIH/MS (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis/Mato Grosso do Sul) e é a primeira rodada a tratar de pontos tão específicos.

A rodada de negócios vai funcionar da seguinte maneira: um representante de cada hotel, o consultor Werner Dreyer, a coordenadora de Turismo do Sebrae/MS, Márcia Rocha e o técnico de mercado Gutemberg Izidoro, reunidos em uma sala, assistem à apresentação de um fornecedor por vez (cada fornecedor terá 15 minutos para apresentar seus produtos). Ao final do dia os representantes dos hotéis terão definido os novos valores a serem pagos aos fornecedores.

Serviço:

A rodada de negócios acontece nas salas 3 e 4 do Sebrae, na Avenida Mato Grosso, 1661. O encontro será das 8 às 18 horas.

A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur) vai levar diversas atrações ao 3º Salão Nacional do Turismo - Roteiros do Brasil, em São Paulo. Assim como em 2006, última edição do evento, haverá manifestações artísticas de música e dança, artesanato e gastronomia. O diferencial é que em 2008, as atrações foram escolhidas por júri popular.

Segundo Nilde Brun, diretora-presidente da Fundação, os encaminhamentos retirados do 1º Salão de Turismo de Mato Grosso do Sul, que aconteceu de 18 a 22 de outubro de 2007 - vão ser levados para a Capital paulista.

Um júri popular escolheu Filho dos Livres e Tostão e Guarany, para mostrar a música do Estado, e escolheu ainda a Cia. de Artes e Quarteto de Cordas da Uniderp para realizar o espetáculo de dança.

O pavilhão de exposições será dividido pelas regiões brasileiras. O estande institucional de MS no Salão, com 225 m², estará dentro da área destinada ao Brasil Central, que inclui todos os Estados do Centro-Oeste e tem 900 m².

Os visitantes poderão conferir uma decoração com artesanato, assistir a um vídeo que mostra as potencialidades turísticas do Estado, degustar a chipa, a paçoca de carne seca, de Costa Rica - prato que ficou em segundo lugar no Salão do Estado do ano passado - e provar a cachaça Taboa, típica da região de Bonito-Serra da Bodoquena. Haverá também uma área de 25 m² para comercialização e promoção, onde as operadoras, agentes de viagem e empresários do setor turístico do Estado poderão atender o público direto.

Os visitantes serão presenteados com uma revista sobre o Mato Grosso do Sul e as operadoras terão à disposição materiais publicitários apresentando os roteiros e as características do Estado.

Todas as sete regiões turísticas também vão estar descritas na revista, com maior destaque aos destinos classificados pelo Ministério do Turismo como indutores: Campo Grande, Bonito-Serra da Bodoquena e Pantanal. Haverá ainda uma sala vip para receber autoridades e promover reuniões.

O 3º Salão Nacional do Turismo começa no dia 17 de junho com uma cerimônia de abertura para convidados. O público pode conferir o evento de quarta (18) a sexta-feira (20) das 14h às 20h e no sábado (21) e domingo (22) das 10h às 20h.

Do Vale do Acre à Serra Catarinense; da moqueca de peixe ao caldo de feijão preto saboreados ao ritmo do grupo folclórico mato-grossense Tradição. De Norte a Sul, os atrativos turísticos do Brasil poderão ser conhecidos, a partir do dia 18, no 3º Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, instalado no Pavilhão de Exposições do Parque Anhembi, São Paulo. O tema da maior mostra da diversidade turística brasileira, este ano, é "Viagem por todo o Brasil em um só lugar" e essa sensação deverá ser despertada nos visitantes da exposição.

A abertura oficial ocorrerá na terça-feira (17), às 19h, com presença do ministro do Turismo, Luiz Barretto, ao lado de prefeitos, governadores e autoridades do setor. No dia 18, a partir das 14h, o 3º Salão do Turismo estará aberto ao público. Dentro da estrutura do evento, a Feira de Roteiros Turísticos apresenta, por meio de vídeos, fotografias e prospectos, os 81 roteiros identificados pelo Programa de Regionalização, do Ministério do Turismo, com destaque para os 65 destinos indutores do desenvolvimento turístico regional.

A Vitrine Brasil é outra forma de o público vivenciar os atrativos dos roteiros turísticos em exposição na Feira. É nesse espaço que os visitantes terão contato com a gastronomia, o artesanato, os produtos da agricultura familiar, as manifestações artísticas e culturais do Brasil. Ainda na Vitrine Brasil, o talento dos artesãos brasileiros será conferido, dentro do espaço Saber Fazer, com a produção, ao vivo, das peças a serem comercializadas no evento.

Além de promover os roteiros turísticos, a idéia do MTur, ao realizar o Salão do Turismo, é oferecer ao público geral a oportunidade de comprar uma viagem. Por isso, os principais operadores e agências de turismo estarão presentes na Área de Comercialização. A inovação desta edição é que alguns produtos oferecidos nos destinos brasileiros, como hospedagem e parques temáticos, também serão comercializados. "Nosso objetivo é oferecer a possibilidade de comercialização de todos os produtos da cadeia turística", explica o secretário de Políticas do Turismo, Airton Pereira.

O Salão do Turismo promoverá ainda a Rodada de Negócios, onde agências e operadoras de turismo poderão se encontrar para firmar parcerias e ampliar os canais de distribuição do produto turístico receptivo. Outro importante espaço na estrutura do Salão do Turismo é o Núcleo de Conhecimento. Debates, palestras e mesas de discussão vão permitir estudantes, empresários, gestores e público em geral conheçam casos de sucesso e as tendências do setor. As Missões Promocionais, visita de jornalistas e operadores internacionais ao evento, é outra importante ação prevista na estrutura do Salão do Turismo.

A cidade de São Paulo foi escolhida para sediar o Salão por ser o maior centro emissor do país, respondendo por 36% do consumo por pacotes e passagens aéreas. As edições anteriores, em 2005 e 2006, tiveram uma média de 109 mil visitantes por evento, e a expectativa é de um número ainda maior este ano. A última edição do Salão, em 2006, foi responsável por uma movimentação econômica de R$ 25,9 milhões na cidade de São Paulo e envolveu 10,2 mil profissionais.

Ações do MTur - Durante o evento, o Ministério do Turismo vai divulgar as ações e projetos em andamento, entre eles o Viaja Mais, que terá estande próprios para informações e esclarecimentos. O programa é uma ação do ministério para facilitar o acesso de aposentados e pensionistas do INSS e das pessoas com mais de 60 anos a pacotes turísticos dentro do país. O Cadastur e os resultados do Estudo de Competitividade dos 65 destinos indutores também serão temas apresentados no Salão 2008.

Programa de Regionalização do Turismo - O Ministério do Turismo lançou, em 2004, o Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil. A partir de então, o país passou a trabalhar com uma nova perspectiva para o turismo brasileiro, por meio da gestão descentralizada, estruturada pelos princípios da flexibilidade, articulação e mobilização. Um dos objetivos do Programa é a desconcentração da oferta turística brasileira, localizada predominantemente no litoral, propiciando a interiorização da atividade e a inclusão de novos destinos nos roteiros comercializados no mercado interno e externo. A Regionalização propõe a ampliação das ações, que antes eram centradas nas unidades municipais, e a demarcação do mapa turístico brasileiro em 200 regiões turísticas e 3.819 municípios.

Serviço: Horário de funcionamento da Feira de Roteiros Turísticos, da Vitrine Brasil e da Área de Comercialização: Quarta (18/06), Quinta (19/06) e Sexta (20/06) - das 14h às 20h; e Sábado (21/06) e Domingo (22/06) - das 10h às 20h. O Núcleo de Conhecimento abre dias 19 e 20: das 14h às 20h; e dias 21 e 22: das 10h às 20h. Acesse a programação por módulo da estrutura do evento no site www.salao.turismo.gov.br.

Fundtur relaciona atrações que serão mostradas em seu estande no Salão.

A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur) promete diversas atrações para o 3º Salão Nacional do Turismo - Roteiros do Brasil, com manifestações artísticas de música e dança, artesanato e gastronomia. Para a edição deste ano, todas foram escolhidas por júri popular.

Filho dos Livres e Tostão e Guarany, vão mostrar a música do Estado, e escolheu a Cia. de Artes e Quarteto de Cordas da Uniderp para o espetáculo de dança.

O estande institucional de MS no Salão, com 225 m², estará dentro da área destinada ao Brasil Central, que inclui todos os Estados da região Centro-Oeste e tem 900 m². Os visitantes poderão conferir uma decoração com artesanato, assistir ao vídeo que mostra as potencialidades turísticas do Estado, ter a degustação com a chipa, a paçoca de carne seca, de Costa Rica - prato que ficou em segundo lugar no Salão do Estado do ano passado - e provar a cachaça Taboa, típica da região de Bonito-Serra da Bodoquena.

Os visitantes serão presenteados com uma revista sobre o Mato Grosso do Sul e as operadoras terão à disposição materiais publicitários apresentando os roteiros e as características do Estado. Todas as sete regiões turísticas também vão estar descritas na revista, com maior destaque aos destinos classificados como indutores pelo Ministério do Turismo: Campo Grande, Bonito-Serra da Bodoquena e Pantanal. Haverá ainda uma sala vip para receber autoridades e promover reuniões.

Matheus Dauzacker, gerente de promoção e divulgação da Fundtur informa que todos os integrantes da Fundação e representantes do turismo sulmatogrossense estarão identificados no uniforme com uma faixa pantaneira e o slonga do estado..

O 3º Salão Nacional do Turismo estará aberto ao público de quarta (18) a sexta-feira (20) das 14h às 20h e no sábado (21) e domingo (22) das 10h às 20h.