Notícias de Bonito MS
Vai ser realizado nos dias 30 e 31 de maio próximo, o 2º Festival Gospel de Bonito. O evento pretende seguir a linha adotada no ano passado, de caráter ecumênico, em favor da unidade - pela paz e musical - entre as igrejas cristãs.
O 2º Festival Gospel de Bonito será realizado na Praça da Liberdade, abrilhantada por artistas locais, regionais e nomes de expressão nacional. Contará também uma feira de artesanato e barracas comidas, petiscos e doces.
A música Gospel apesar de abranger ritmos e estilos musicais diversos, tem como origem uma mesma raiz: a música cristã negra dos Estados Unidos. Gospel, em português, quer dizer "Boas Novas" e diz respeito às músicas compostas e executadas para expressar a crença individual ou de uma comunidade nos valores cristãos.
O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Bonito, através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio e da Divisão de Cultura da FUNCEB, em parceria com as igrejas e entidades locais.
Serviço:
Outras informações podem ser obtidas na Divisão de Cultura de Bonito, pelo telefone 3255-3628 (07h30 às 13h00), ou pelo e-mail bonitocultura@hotmail.com.
Desenvolver o turismo de forma articulada. Esta é uma das metas a ser alcançadas por meio da Instância de Governança Regional de Campo Grande e Região, instalada oficialmente na tarde dessa segunda-feira (05.05), em solenidade realizada no auditório do Sebrae/MS. Presidido pelo secretário municipal de Fomento ao Agronegócio, Indústria, Comércio, Turismo, Ciência e Tecnologia, João Carlos da Costa Sobrinho, o organismo pretende fomentar e fortalecer os setores do trade turístico dentro de uma visão empreendedora, sistêmica e ampla com alcance regional.
"O papel da instância é fundamental para que a gestão aconteceu", enfatizou o consultor da Coordenadoria Geral de Regionalização do Ministério do Turismo, Bruno Wendling. Segundo ele, que iniciou sua carreira na Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, a partir da criação da instância aumenta a responsabilidade de cada município que a integra. "O planejamento estratégico não pode ficar na gaveta, caso contrário as ações não acontecerão", fez questão de deixa claro o consultor.
Wendling informou que o Ministério do Turismo trabalha atualmente com 65 destinos, dos quais três são de Mato Grosso do Sul: Campo Grande, Corumbá e Bonito. Segundo ele, o número é bem maior do que vários estados, que têm apenas a Capital como destino turístico. A criação da instância de governança integra o Programa de Regionalização do Turismo.
Em sua fala, o presidente da instância, João Carlos da Costa Sobrinho, lembrou que Campo Grande é um destino de eventos e negócios. "A infra-estrutura é essencial, mas a cultura é a maior base para atrair investimentos e visitantes", afirmou Sobrinho ao informar que outros 50 setores integram o turismo. "Pela representatividade das entidades, esta instância já nasce forte", disse entusiasmado Sobrinho. A titular da Seprotur, Tereza Cristina Corrêa da Costa fez coro às palavras do secretário, ao dizer que "sozinho chega-se, mas com união chega-se mais facilmente".
Em termos mundiais, a indústria do turismo é hoje a maior geradora de emprego e renda. O Brasil ainda está longe nas escala de preferência dos turistas. Ainda assim, vem registrando crescimento como destino turístico. Em 2005, o país recebeu 4,8 milhões de turistas, passando para seis milhões de visitantes em 2007. Pelo tamanho continental e diversidade de fauna, flora, uma geografia que contempla mar, montanhas, canions, dunas e, ainda, a modernidade das grandes metrópoles, o Brasil tem um grande potencial de crescimento no setor turístico.
Além de Campo Grande, compõem, a Instância de Governança os municípios de Sidrolândia, Corguinho, Rochedo, Jaraguari, Rio Negro e Terenos. Além de prefeitos e representantes de cada cidade, o evento também teve a presença do deputado federal Dagoberto Nogueira e de técnicos que, durante todo o dia, participaram de uma capacitação.
A Comissão de Meio Ambiente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (FAMASUL) esteve reunida nesta segunda-feira (05), na FAMASUL para debater as eleições do Comitê da Bacia do Rio Miranda (CBHRM). As inscrições para integrar o colegiado estão abertas até 14 de maio. Conforme o assessor de meio ambiente da entidade, Josiel Quintino dos Santos, podem participar organizações civis (ONGs, entidades de pesquisa, ensino e consórcios de bacia) e representantes de usuários de recursos hídricos dos setores de abastecimento urbano.
"Para ser candidato, a instituição deve ter atuação comprovada na Bacia do Miranda e na área de recursos hídricos", destacou o assessor. Outras informações podem ser obtidas na FAMASUL, pelo telefone (67) 3326-6211.
Após ter efetuado a reforma completa da Escola Municipal do distrito de Águas do Miranda, entregue à comunidade no mês passado, a Prefeitura Municipal de Bonito está elaborando projeto para a construção de mais cinco salas de aula e de uma quadra de esportes no local, ampliando ainda mais as instalações já existentes.
A medida foi anunciada hoje pelo secretário municipal de Educação, Odinel Soares, que visitou o local no dia 1º de maio acompanhado pelo prefeito municipal José Arthur, e pela diretora do colégio, professora Regina, além dos engenheiros responsáveis pelo levantamento técnico necessário para a elaboração do projeto.
Chega a Mato Grosso do Sul hoje um grupo de jornalistas estrangeiros que está no País para conhecer a cadeia produtiva de carne. Trata-se da segunda edição do Projeto Imagem MS, uma ação do Conselho Extraordinário de Relações Nacionais e Internacionais (Conex/MS) junto a Secretaria de Produção e Turismo (Seprotur), que articulou visitas da imprensa estrangeira a empreendimentos agroecológicos em Bonito, Jardim e Miranda.
A visita do grupo é uma oportunidade para promover o Estado no exterior e, principalmente, mostrar a harmonização existente entre sua principal atividade econômica, a pecuária de corte, aliada ao eco-turismo sustentável. Nesta edição, participam do projeto jornalistas especializados em agronegócio da Inglaterra (The Scotsman e Richmond Towers), França (Europolitics e Agence Europe) e Irlanda (The Irish Times).
O programa é uma iniciativa da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) com a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Em Mato Grosso do Sul, a ação tem apoio da Fundação de Turismo (Fundtur).
ROTEIRO
Os jornalistas chegaram no dia 2 ao Brasil e foram recebidos - em São Paulo - pela equipe da Abiec. Nesse fim de semana, a agenda do grupo acontece integralmente em Minas Gerais, onde farão visitas a propriedades com criação de gado zebuíno, além de participar da ExpoZebu 2008, em Uberaba, onde mais de 3 mil zebuínos - voltados à produção de genética - estão expostos. A chegada a Mato Grosso do Sul está prevista para hoje quando, inicialmente, visitam pela manhã a unidade do frigorífico Independência Alimentos, em Nova Andradina.
Já em Bonito, à noite, os jornalistas serão recebidos pela secretária de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias. Também participam da recepção o prefeito municipal de Bonito, José Arthur Soares de Figueiredo e os secretários municipais de Turismo e Meio Ambiente, Augusto Barbosa Mariano e Edmundo Costa Júnior, respectivamente.
No dia seguinte, terça-feira, os jornalistas permanecem em Bonito onde conhecerão a Gruta do Lago Azul, tombada em 1978 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). No mesmo dia, o grupo segue para Jardim em visita ao Recanto Ecológico Rio da Prata. Na fazenda, onde a pecuária e o ecoturismo são integrados, eles serão transportados até a Reserva Particular do Patrimônio Natural. Lá, percorrerão uma trilha chegando até a nascente do rio Olho D'Água, uma piscina natural a partir de onde iniciam um percurso aproximado de dois quilômetros de flutuação até o encontro dos rios Olho D'Água e Rio da Prata.
Na quarta-feira (7), a comitiva se desloca para Miranda, com destino à Fazenda San Francisco, um dos atrativos mais significativos do Pantanal sul-mato-grossense. Além de conhecer in loco a variedade de fauna e flora, da comida regional e do funcionamento real de uma fazenda no Pantanal - cultivo, produção e afazeres com toda a estrutura necessária de conforto e a preocupação com a conservação ambiental - o grupo assistirá palestras técnicas ministradas por profissionais da própria fazenda, onde serão abordados os potenciais ecoturísticos do município.
A programação - no Estado - se encerra na quinta-feira (8), quando visitam as fazendas conjugadas Cacimba de Pedra e Reino Selvagem, também em Miranda. As propriedades formam a única unidade de criação de jacarés do pantanal precoce no mundo, considerada modelo no Brasil em produtividade, melhoramento genético e precocidade, com uma produção de seis mil jacarés por ano.
Tomam posse hoje os novos representantes do Fórum de Turismo de Campo Grande e região. A posse integra programação do Ministério no auditório do Sebrae. Representantes do ministério vão promover capacitação para o fortalecimento dos fóruns e instâncias de governo.
Os representantes do Fórum de Turismo foram escolhidos em março. Integram a entidade membros de Campo Grande, Sidrolândia, Corguinho, Rochedo, Rio Negro e Jaraguari.
Em Mato Grosso do Sul, cinco cidades têm estabelecimentos oferecendo 50% de desconto na tarifa para o público da terceira idade. São elas: Miranda, Bonito, Coxim, Dois Irmãos do Buriti e Dourados.
Em todo o país a iniciativa do Ministério do Turismo já cadastrou 1.126 estabelecimentos de hospedagem no programa Viaja Mais Melhor Idade. O programa é direcionado para atender o público da terceira idade, durante a baixa ocupação nos destinos turísticos, em hotéis, pousadas, resorts, entre outros.