terça, 24 de junho de 2008
MS Notícias
Levar conhecimentos sobre uma bacia hidrográfica para dentro da sala de aula foi o incentivo para que pesquisadores da UFMS e convidados produzissem o livro e CD-Rom Pé na Água - uma abordagem transfronteiriça da Bacia do Apa, a cartilha infanto-juvenil: Um Mergulho na Bacia do Apa - água, natureza e educação ambiental (português e guarani) e a Revista Aguapé - especial Apa. O lançamento está marcado para quarta-feira, dia 25 de junho, às 20 horas, no anfiteatro do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) da UFMS.
A bacia hidrográfica é considerada a unidade de planejamento para gerenciar de forma eficiente a conservação das águas. Mas ainda são poucos os conhecimentos locais divulgados para auxiliar a população a entender seu papel na conservação das bacias. Entre outros aspectos, a bacia do Apa foi escolhida por sua dimensão acessível aos pesquisadores (cerca de 15 mil Km2) e pela característica transfronteiriça, com área no Brasil e Paraguai. O material será distribuído gratuitamente nas escolas dos municípios brasileiros da bacia do Apa: Antônio João, Caracol, Bela Vista, Ponta Porã, Porto Murtinho, Jardim e Bonito. O projeto "Pé na Água - Água e Cidadania na Bacia do Apa - uma Abordagem Sistêmica e transfronteiriça na Década Brasileira da Água" teve apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do edital "Popularizando a ciência: olhando para a água" da Câmara Setorial de Recurso Hídricos do CNPq (CT-Hidro).
Para montar o kit sobre a região, a equipe do Pé na Água planejou, foi a campo numa expedição, coletou dados nos sete municípios da bacia hidrográfica no Brasil e transformou as informações para uma linguagem acessível. Realizou oficinas nas escolas da bacia com o material e ainda coletou e incorporou sugestões dos professores para, finalmente, trazer os dados a público em formato de publicações. No livro, 19 autores abordam diferentes aspectos da realidade da região da bacia do Apa como desmatamento, fauna, flora, saneamento básico, atividades econômicas, contexto paraguaio, geografia, pesca e cultura.
Parte dos artigos foi gerada por técnicos e pesquisadores que há anos trabalham com gestão de águas no Brasil. Esses artigos refletem os mecanismos legais disponíveis no país para a conservação dos recursos hídricos como a política, estrutura de gestão, legislação, controle social e educação ambiental. As peculiaridades da gestão de águas partilhadas por mais de um país, como é o caso do rio Apa, que é linha de fronteira, permeiam as reflexões dos artigos. O CD-Rom encartado no livro tem todos os materiais em formato digital e ainda planos de aula, artigos, slide-shows, fotos, mapas, vídeos e ilustrações para apoio didático dos professores. O conteúdo pode ser acessado pela internet no endereço: www.ead.ufms.br/marcelo/pe_na_agua/index.html.
Na cartilha as informações foram adaptadas para uma linguagem infanto-juvenil e ricamente ilustradas com os desenhos do cartunista campo-grandense Paulo Moska. O material é bilíngüe (português e guarani) para facilitar o acesso às crianças de origem paraguaia. Todos os textos da cartilha foram traduzidos para o guarani, língua freqüente nos municípios fronteiriços dessa região de Mato Grosso do Sul como Porto Murtinho e Bela Vista. A Revista Aguapé, em linguagem jornalística, aborda o projeto Pé na Água e situações encontradas durante as pesquisas de campo como a seca do rio Perdido, que em outubro do ano passado ficou com leito completamente sem água, após severa estiagem.