imagem do onda

Notícias de Bonito MS

A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur) trabalha de forma incisa nos três pilares do turismo: capacitação, infra-estrutura e marketing, segundo disse a diretora-presidente Nilde Brun, em entrevista ao programa Primeira Notícia da FM 104,7 ontem (3).

De acordo com informações da Fundtur, começou ontem o curso do Inventário da Oferta Turística (Invtur) do Ministério do Turismo (MTur), em convênio com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). O curso vai capacitar turismólogos da Fundtur, representantes das instâncias de governança, gestores municipais e professores universitários de instituições públicas e particulares. O Invtur é um sistema que contém informações básicas e turísticas de municípios, dispostas em um banco de dados, para fins de planejamento, gestão e divulgação da atividade turística brasileira. O curso é para 40 pessoas e vai até sábado (5).

Um programa que tem o objetivo de inclusão social e aumento de emprego e renda é o projeto "Eco-oportunidades para Investidores Inteligentes" para a região Norte de Mato Grosso do Sul. O projeto é uma parceira entre o Sebrae e o governo do Estado e vai trabalhar na formação de mão-de-obra das pessoas que vão atuar no turismo e na produção de artesanato regional.

O projeto ainda está em processo de sensibilização da comunidade para criar uma demanda e captação de investimentos. Quarta-feira (2) foi realizada uma reunião em Sonora com todos os segmentos da sociedade civil e a prefeitura. Já foram realizadas reuniões em Rio Negro e São Gabriel do Oeste, e ainda serão promovidas reuniões em Pedro Gomes e Coxim.

A Fundação Neotrópica do Brasil, uma Organização Não Governamental (ONG) ambiental que nasceu em 1993 e é sediada no município de Bonito, realizou entre janeiro e março de 2008, com a coordenação da bióloga Chris A. Teixeira Vasques, o plantio de 14.400 mudas de espécies nativas na mata ciliar da microbacia do rio Anhumas.

Esta atividade foi uma das ações do projeto "Proteção e Recuperação das Nascentes e Corpos D' Água da MicroBacia do Rio Anhumas na Região da Serra da Bodoquena, Bonito MS", uma parceira entre a Fundação Neotrópica do Brasil, FNMA/MMA, Prefeitura Municipal de Bonito/ Secretaria de Meio Ambiente, Ministério Público/Promotoria da comarca de Bonito, Policia Ambiental Florestal e proprietários rurais.

Os proprietários das fazendas Morro Alto, Dom Bosco, Ancattan, Santo Antonio e Boa Sorte, engajados na conservação ambiental, em especial dos rios do município, ofereceram funcionários que prepararam a terra e auxiliaram no plantio das mudas. Em contrapartida a Fundação Neotrópica disponibilizou mudas de árvores nativas, advindas de sementes selecionadas e colhidas de matrizes demarcadas; orientação técnica, suporte e acompanhamento do plantio.

Esta ação que se estenderá ao longo deste ano e meados de 2009, prevê ainda o plantio de aproximadamente 130.000 mudas em áreas ciliares degradadas, visando contribuir com a conservação ambiental, melhoria do solo e da qualidade das águas cristalinas dos rios de Bonito.

O estande do Estado de Mato Grosso do Sul irá promover as principais ações de governo voltadas ao fomento da Cultura, Turismo e Economia Regional durante a 70ª Exposição Agropecuária e Industrial de Campo Grande (Expogrande) que começou ontem (3) e vai até o dia 13 de abril.

Com área de 500 m2, projetada para abrigar os principais órgãos voltados ao desenvolvimento do Estado através da coordenação da Seprotur (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção e do Turismo) e FCMS (Fundação de Cultura do Estado) o estande terá apresentação diferenciada. Em clara alusão à receptividade típica dos sul-mato-grossenses, o espaço terá três amplas entradas de acesso e uma grande varanda. O espaço foi especialmente idealizado dentro do conceito da nova interação rumo ao desenvolvimento do Estado.

A diretora-presidente da Fundtur (Fundação de Turismo do Estado), Nilde Brum, afirma que o local abrigará uma réplica dos espaços projetados para a primeira mostra de turismo, com as sete regiões turísticas do Estado. "Teremos as principais regiões turísticas presentes e os municípios trarão suas manifestações culturais, gastronômicas, além de inúmeros produtos típicos", informa. "Será um painel de como estamos conduzindo o turismo regional, com todas as informações necessárias", acrescenta.

Nilde Brum lembra ainda que a Expogrande é uma das maiores do setor agropecuário, por isso participar do evento é uma grande oportunidade para divulgar o Estado e atrair investidores. "O turismo amplia e diversifica a economia do Estado", afirma. O presidente da Fundação de Cultura, Américo Calheiros, que estará divulgando o projeto "Ações Culturais para o Desenvolvimento de MS", vê na Expogrande um marco do desenvolvimento do Estado, gerando divisas e fomentando intercâmbios.

"A presença da cultura, seja através dos grandes shows, ou das apresentações e mostra de artesanato no estande do governo, realçará nossos valores culturais", prevê.

Também estarão representando a Seprotur a Iagro (Agência Estadual de Defesa Animal e Vegetal) e a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário). O diretor presidente da Agraer, José Antônio Roldão, acredita que a exposição permite que a população tenha acesso aos inúmeros projetos voltados ao desenvolvimento da agricultura familiar, além das ações sanitárias e sócio-educativas imprescindíveis para o aprimoramento do agronegócio estadual.

"Vamos levar para o público um pouco da produção familiar do Estado, do que é desenvolvido pelas muitas agroindústrias rurais fomentadas pelo governo", aponta, lembrando que no estande serão comercializados produtos oriundos dos projetos agrofamiliares, entre eles, doces, bolachas, além do artesanato e material informativo das principais ações que o órgão vem conduzindo nos últimos anos.

A Câmara Municipal de Bonito aprovou ontem, em sessão extraordinária, o Projeto de Lei n. 10, enviado pelo Prefeito Municipal, que reajusta em 6,5% (seis e meio por cento) a remuneração dos servidores públicos do Poder Executivo Municipal.

Após ser sancionada a lei entrará em vigor na data de sua publicação, com efeitos retroativos a 1º de abril de 2008.

Os turistas que visitarem Bonito durante o próximo feriadão (21 de abril/ Tiradentes) poderão também participar de um evento especial: a 4ª Feira de Artesanato de Bonito, que será realizada nos dias 19 e 20 de abril (sexta e sábado). A festa tem como objetivo divulgar e fortalecer o artesanato e os artesãos locais.

Entre as diversas atrações estarão apresentações folclóricas, grupos de teatro e danças, grupos musicais e barracas de comidas, doces e bebidas típicas. O evento terá início às 19h30 e a entrada é gratuita.

Serviço: outras informações podem ser obtidas na Divisão de Cultura (67) 3255-3628, ou pelo celular 9237-6506.

A superintendente da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav Nacional) e coordenadora da Feiras das Américas e do Congresso da Abav, Isa Garbin, confirmou hoje que a feira deste ano, que será realizada no Rio de Janeiro, entre os dias 22 e 25 de outubro, não será aberta ao público, como acontecia desde 2004.

"Decidimos restringir o funcionamento da feira a três dias, reservando o último dia, que era dedidado ao público, apenas para a reunião do Conselho da Abav. Percebemos que o perfil da Feira das Américas não é direcionado ao público final e já na última edição observamos que muita gente ficou frustrada por não encontrar mais informações e serviços destinados ao público final, então estamos reformulando esta proposta e mantendo o evento aberto apenas para os profissionais, mas com acesso também para segmentos como os estudantes de turismo".

Isa confirmou ainda que na Feira, a entrada principal do Riocentro volta a ser feita pelo Pavilhão 1. No ano passado esta entrada estava fechada em função de obras no Riocentro. O estado anfitrião deste ano será Santa Catarina.

A presidente da Embratur, Jeanine Pires, confirmou que com a definição do orçamento da união para o setor do Turismo, o programa de promoção e comercialização internacional da Embratur contará com recursos da ordem de R$ 135 milhões. Segundo ela, a prioridade será destinada aos 12 países que constam no Plano Aquarela: Argentina, Chile, EUA, Espanha, França, Portugal, Itália, Inglaterra, Alemanha, além dos países que há escritórios EBT. Jeanine também confirmou a realização de ações na Casa Brasil em Pequim durante as Olímpiadas.