Notícias de Bonito MS
.
.
.
.
Um incêndio iniciado na madrugada desta sexta-feira consumiu praticamente todo o andar térreo do prédio da secretaria municipal de Turismo de Bonito, a 247 quilômetros de Campo Grande. O secretário, Augusto Mariano, estima prejuízo de R$ 600 mil e diz que vai pedir ajuda do governo do Estado e do Ministério da Turismo para recompor a estrutura e o mobiliário.
Também foram consumidos todos os materiais promocionais produzidos recentemente para distribuição em outros Estados e Países, que custaram R$ 200 mil. O secretário conta que uma vizinha do prédio o acionou às 5h30 alertando sobre o fogo e por volta de 7h30, quando as chamas foram debeladas, tudo já havia sido consumido no andar térreo.
O primeiro andar, onde funcionam outras secretarias, foi interditado pelo Corpo de Bombeiros, porque a laje se soltou. Os bombeiros vieram de Jardim, já que em Bonito não há destacamento e houve apoio de caminhões-pipa da prefeitura.
O secretário disse que já vai iniciar imediatamente as gestões para recompor a estrutura. "Isso vai nos abalar, mas não vai nos derrubar", promete. Segundo ele, as causas do fogo ainda não foram determinadas, mas não é descartado que a origem possa ser criminosa, dentre as hipóteses.
O turismo é uma mola na economia de Bonito, que é considerado o principal destino de Mato Grosso do Sul e também apontado como um dos melhores do País.
Ações ambientalmente sustentáveis motivaram a equipe do Canal Rural, uma emissora de televisão brasileira pertencente ao Grupo RBS, realizar uma reportagem na região de Bonito, buscando mostrar bons exemplos de produtores rurais.
Dentre as fazendas visitadas, foi destacado o apoio dos produtores rurais aos projetos desenvolvidos pela ONG Instituto das Águas da Serra da Bodoquena - IASB. Na ocasião, a unidade demonstrativa do Projeto Sistemas Agroflorestais, patrocinado pelo Programa PDA - Mata Atlântica, localizada na Fazenda Estância Mimosa foi inserida na reportagem como uma alternativa promissora para os pequenos produtores rurais, onde poderão aliar a produção e a conservação ambiental.
Como alternativa para recuperação de áreas degradadas, levando em consideração a redução de custos foi apresentado o Projeto Matas Ciliares, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental. A filmagem foi realizada na Chácara Santa Cruz de propriedade da Senhora Ramona Vieira de Souza, produtora rural da região. Durante a filmagem, tanto a proprietária da chácara quanto a coordenadora do projeto, a bióloga Liliane Lacerda foram entrevistadas para falar sobre a importância desse tipo de projeto para os produtores rurais, como também para o município de Bonito. A reportagem completa será apresentada durante a Semana do Meio Ambiente.
Com o slogan "Você pode plantar um mundo novinho em folha!" o IASB dá início a uma campanha de distribuição de sementes visando mobilizar a comunidade de Bonito a recuperar matas ciliares da região. As sementes serão distribuídas em saquinhos, confeccionados com a ajuda dos alunos do período vespertino da Escola Bonifácio Camargo Gomes. Nos saquinhos, além de informações sobre as sementes, será disponibilizado um passo-a-passo para o plantio.
O plantio de sementes direto no solo vem sendo pesquisado no Projeto Matas Ciliares, desenvolvido pelo IASB com o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental. Dentre as outras técnicas de recuperação pesquisadas (plantio de mudas, regeneração natural, semeadura a lanço e poleiros artificiais), o plantio de sementes está apresentando melhores resultados no que se refere à rapidez e o custo da recuperação. Como se trata de um gesto simples, apenas enterrar a semente no chão, o IASB espera que mais de 50% das sementes distribuídas sejam plantadas em beira de rios, córregos e nascentes, garantindo o nascimento de mudas que irão contribuir com a conservação dos recursos hídricos.
No dia 30 de maio, próxima sexta-feira, Brasília vai sediar um evento que vai homenagear a arte, cultura, música, gastronomia, turismo e meio ambiente de Mato Grosso do Sul. É o projeto Recantos do Brasil, que escolheu o Estado pela segunda vez para mostrar toda a sua diversidade.
Em 2003 o projeto já mostrou Mato Grosso do Sul aos brasilienses. Desta vez, os visitantes poderão conferir os shows de Tetê Espíndola, Almir Sater e Gabriel Sater, além de apresentações de dança, poesia, artes plásticas e mostra de artesanato. Na gastronomia, haverá degustação do caldo de piranha, lingüiça de Maracaju, sopa paraguaia e tereré.
A Fundação de Turismo (Fundtur) vai mostrar ainda as potencialidades turísticas do Estado. "O evento é muito importante porque une dois patrimônios da humanidade: Brasília, que é um patrimônio cultural da humanidade e o Pantanal, que é patrimônio mundial natural", disse Matheus Dauzacker, gerente de promoção e divulgação da Fundtur, em entrevista ao programa Primeira Notícia da FM 104 ontem (28).
A estimativa de público é de três mil pessoas. O evento acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, no eixo monumental, Brasília. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (61) 3368-4135.
Foi realizado entre os dias 22 e 25 de maio, em Bonito, Mato Grosso do Sul o 8º ENU (Encontro Nacional de Ultraleves) e o 1º Encontro de Construtores Amadores.
O encontro teve como ponto forte, desde o início, a quebra de um recorde: o de participantes - com a presença de 230 aeronaves. O segundo melhor resultado em participação foi obtido no evento do ano passado em Araxá, com 120 aeronaves inscritas. Em Bonito a participação foi 90% maior.
Em seu conjunto, aproximadamente 800 pessoas participaram do evento, movimentando o comércio, a rede hoteleira, bares e restaurantes.
O 8º Encontro Nacional de Ultraleves foi realizado pela Abul (associação Brasileira de Ultraleves) Abraex - Ygarape Tour e Hotel Marruá. Teve como patrocinadores o Governo de MS - através da Fundesporte, BR Aviation, e lo deputado Jerson Domingos, além do importante apoio das prefeituras de Bonito e de Dourados, do Comtur, do Aero Clube de Mato Grosso do Sul e de Red Bull.
O evento, informalmente começou na quinta-feira, dia 22, com a chegada dos participantes, que desde o início desfrutaram dos melhores serviços. Ao chegarem era servido um lanche de boas vindas e à noite todos foram convidados para um grande jantar no restaurante Tapera.
No dia 23 (sexta-feira) aconteceu a abertura solene do 8º ENU, iniciada com o hastear da bandeira e a execução do hino nacional, com a presença de autoridades, entre elas o governador em exercício, deputado Jerson Domingues, o prefeito de Bonito José Arhur, o Secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Augusto Mariano, participantes, organizadores e população. Logo em seguida foi ministrada uma palestra sobre gás carbônico.
Ao meio-dia os convidados participaram de um almoço servido no Restaurante da lagoa, e à noite tiveram como atração um jantar lual na Praia da Figueira, acompanhado por um churrasco pantaneiro e show ao vivo da banda Dr. Jupter.
No dia 24 (sábado) o dia começou com um passeio de bote, que teve como seqüência um almoço na ilha do padre. À tarde foram realizadas mais palestras. O encerramento das atividades se deu com um grande jantar servido no centro de convenções de Bonito onde também foi definido o local da realização do próximo evento - o 9º ENU: a cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná.
No dia 25 (domingo) os pilotos tiveram tempo livre para compras no comercio e retornaram para seus locais de origem.
"A Ygarapé Tour, agência oficial do evento, vem trabalhando há um ano no projeto até a sua execução bem sucedida, de nível nacional", afirmou Juca Ygarapé.
No período de 2 a 7 de junho, 30 artesãos de Bonito e região participam do treinamento Aprendendo a Empreender, voltado para orientação de micro e pequenos empreendimentos. A capacitação inclui 12 teleaulas sobre perfil e comportamento empreendedor, mercado, planejamento empresarial, capital de giro, fluxo de caixa, plano de negócios, entre outros.
O grupo é formado por profissionais de três núcleos produtivos da região, que trabalham com biojóias, bordado, costura e crochê, e são acompanhados pelo Sebrae e pela prefeitura de Bonito, em projeto que visa gerar renda e emprego para a população local, além de criar uma identidade para o artesanato do município. "A cidade já é referência no turismo, estamos fortalecendo a gastronomia, e o artesanato agrega valor a estas atividades", diz Vanessa Leite, consultora do Sebrae em Bonito.
Em fevereiro, estes artesãos participaram do ciclo de palestras do projeto Nascer Bem, sobre empreendedorismo, e entre os dias 22 e 24 de junho vão receber a segunda etapa da oficina de design, iniciada em 2007, com o designer paulistano Renato Imbroisi. Segundo Vanessa Leite, no ano passado, foram trabalhadas 15 peças com o grupo e desta vez os artesãos devem criar na oficina outras 20 para constarem no catálogo da coleção Artesanato de Bonito. Este catálogo será lançado em julho durante o Festival de Inverno de Bonito.
Serviço
O treinamento acontece, das 19 às 23 horas, na Secretaria de Turismo de Bonito, localizada na Avenida Coronel Pilad Rebuá, 1250.
Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Instituto das Águas da Serra da Bodoquena, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Turismo convidam todos para participarem da Caminhada Ecológica, que será realizada no dia 05 de junho (quinta-feira), das 08h às 10 h. A saída será em frente à sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o encerramento acontecerá na Praça da Liberdade, com a apresentação da Trupe Teatral Brazil Bonito.
A Secretaria de Meio Ambiente irá doar 500 mudas do Viveiro Municipal que serão distribuídas à população local durante a Caminhada Ecológica. Cada muda receberá uma etiqueta com informações sobre as espécies e orientações do plantio.
O objetivo dos organizadores é estimular as pessoas a agirem de modo responsável e com sensibilização na conservação de um ambiente mais saudável para as presentes e futuras gerações.