imagem do onda

Notícias de Bonito MS

A altura do rio Paraguai em Ladário não pára de baixar e apresenta 1 metro e 14 centímetros abaixo do nível normal. Neste sábado a centenária régua marca 88 cm, o que representa uma redução de 8 cm em apenas um dia e média diária de 4 cm. Há exatamente um ano o nível estava em 2,34 centímetros.

De acordo com o Serviço de Sinalização Náutica do Oeste se não chover na Cabeceira do rio na região de Cáceres no Mato Grosso o nível deverá baixar ainda mais. A régua da cidade mato-grossense hoje apresentou redução de 2 cm registrando 1 m e 66 cm. Em Forte Coimbra a situação é pior ainda com -16 cm, ou seja, 1 m e 49 cm abaixo da altura normal.

Conforme dados da CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais) do Ministério das Minas e Energias a previsão é de que no dia 16 deste mês o nível chegue a 0,76 e no dia 23 a 0,70 cm. Segundo informações da Embrapa Pantanal as previsões climáticas do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), até o mês de novembro são de que as chuvas deverão ainda ficar abaixo da média histórica, com grande variabilidade espacial.

Com a redução do nível do rio Paraguai o transporte pela hidrovia está praticamente parado. A Marinha recomenda às embarcações que demandam o tramo sul do rio Paraguai partindo de Corumbá, que trafeguem com calado máximo de segurança, 1m e 69 cm.

A instituição orienta atenção redobrada aos navegantes, em especial os comandantes de comboios que trafeguem nos trechos críticos, para adotar todas as precauções de garantia da segurança da navegação.

Mato Grosso do Sul teve em outubro deste ano o menor índice de queimadas desde 1999, analisando o mesmo período, segundo dados do Ibama. Conforme informações do coordenador do Prevfogo, Márcio Yule, foram 151 focos de queimada no mês passado contra 220 em outubro do ano passado. Já em setembro foram 1.154 focos conta 538 em setembro de 2006. Isso porque houve um longo período de estiagem, cessado no mês passado, por chuvas abundantes. Os focos são apontados por imagens de satélite.

Neste mês são 15 focos desde o dia 1º dos quais 7 estão em Corumbá. A chuva do último fim de semana extinguiu o fogo que vinha consumindo o Parque do Pantanal na divisa com o Estado do Mato Grosso. A brigada que está no Parque da Serra da Bodoquena, em Mato Grosso do Sul, ficou sob alerta por conta do fogo, mas não foi necessário que os integrantes se deslocassem para o Pantanal.

O governo estadual apresenta na próxima quinta-feira (8) os primeiros resultados do Zoneamento Agroecológico de Mato Grosso do Sul (ZAE-MS), parte agrícola integrante do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE-MS). A programação ocorre a partir das 8h30, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo - Auditório Germano de Barros, e será aberta pelo governador André Puccinelli.

Ação conjunta das Secretarias de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e do Turismo (Seprotur) e do Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento e da Ciência e Tecnologia (Semac), em parceria com a Embrapa Solos, do Rio de Janeiro/RJ, o ZAE-MS é um programa estruturante e estratégico que fornecerá elementos para a tomada de decisão quanto a investimentos públicos e privados e, principalmente, com total respaldo técnico, ambiental e social.

"O objetivo está em oferecer as melhores informações técnicas possíveis. Com o Zoneamento o Estado passa a ter um melhor critério para a identificação de áreas aptas ou não para a agropecuária. Dessa forma as obras de infra-estrutura e apoio à produção e ao escoamento podem ser priorizadas", ressalta a secretária Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias.

O coordenador operacional do programa, engenheiro agrônomo vinculado à Seprotur, Carlos Henrique, e mais um grupo de profissionais envolvidos no processo, já fizeram a coleta de mais de 1.100 amostras de diferentes tipos de solos nos municípios de Antônio João, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caracol, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Miranda, Nioaque, Ponta Porã e Porto Murtinho. Concluída a primeira fase, os trabalhos agora estão sendo realizados em outros 22 Municípios da região Centro-Norte.

Complemento

Mais do que uma análise do solo o Zoneamento Agroecológico também está ligado ao clima e à infra-estrutura. Tudo isso estará relatado em uma carta de aptidão. Conforme o executor do projeto de geoprocessamento - banco de dados com informações geográficas - Humberto César Motta Maciel, "o trabalho está sendo feito em cima da carta temática da Embrapa Solos datada de 1970. Mais do que atualização, está sendo feita uma ampliação da escala", explica.

Ainda segundo Carlos Henrique, Mato Grosso do Sul é o primeiro estado a implantar o Zoneamento com os mais atuais níveis de detalhamento e recomendação, entre os quais estão a ampliação da escala para 1:100.000, identificando as áreas mais aptas a diversas explorações com elevado rendimento econômico.

A previsão é que até final de 2009 todo o trabalho esteja concluído atingindo assim todos os municípios do Estado. Também são parceiros do ZAE-MS as prefeituras municipais e os Sindicatos Rurais.

PROGRAMAÇÃO

08h30 - Café da manhã

09h00 - Abertura com o governador do Estado André Puccinelli

09h15 - Zoneamento Agroecológico: Importância e Metodologia de Trabalho

Apresentação: Secretária Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias

09h45 - Georeferenciamento

Apresentação: Gerente de Regularização Fundiária e Cartografia Agraer

10h15 - Estudos realizados e resultados do zoneamento 1ª. Fase - Embrapa Solos

11h30 - Encerramento

Entre os dias 23 a 25 de novembro será realizado no município de Bonito, que fica a 247 quilômetros de Campo Grande, a 6ª edição do Festival da Guavira.

O evento contará com apresentações musicais, espetáculos de teatro, dança e literatura, além da 1ª Conferência Municipal de Cultura de Bonito. A culinária regional também será destaque.

As inscrições para o Vestibular 2008 do Instituto de Ensino Superior da Funlec, Iesf, começam ontem, 1º de novembro, e vão até 23 do mesmo mês. Conforme edital já publicado, as provas serão dia 24 de novembro, das 14h até as 18h30.

O Iesf oferece seis cursos: Secretariado Executivo Bilíngüe, Turismo, Educação Física, Pedagogia, Biblioteconomia e o mais novo, curso de Artes Visuais, e em Bonito os cursos de Turismo e Administração. O vestibular será válido para Campo Grande e Bonito.

As inscrições podem ser feitas através da página da Funlec no link do Vestibular 2008 ou nas unidades Funlec de Campo Grande, o que é novidade esse ano.

Local de Inscrições e provas em Bonito:

Iesf
Rua Pilad Rebuá s/n - (67)3255-1905

Turismo (Campo Grande e Bonito) - Formar profissionais habilitados para exercer sua profissão centrada no aprendizado adquirido ao longo do curso com visão integrada e democrática, dotando-os de informações em todos os níveis do conhecimento, para que a realidade seja percebida e transformada continuamente, contribuindo, assim, para a melhoria do mundo e de si próprios.

Administração (Bonito) forma profissionais com espírito empreendedor, senso crítico e formação humanística; apto às mudanças e adaptável ao ambiente organizacional e ao ambiente geral, possibilitando ao egresso um enriquecimento dos marcos teórico e da visão de homem e de mundo presente na sociedade contemporânea. Exercerá sua profissão respeitando a conservação e a preservação do meio ambiente; colaborando com a comunidade na solução de problemas comuns e, ainda, voltando-se para a educação continuada, não só específicas da sua área de atuação, como também com a realidade ecológica existente; mediante pesquisa de novas informações, métodos e técnicas de trabalho.

A cidade de Bonito realizará nos dias 23, 24 e 25 de novembro (sexta-feira, sábado e domingo) próximos o 6ª Festival da Guavira. A primeira edição aconteceu em 2002, organizada pela própria comunidade - que participa ativamente da festa.

O evento deste ano promete novidades, entre elas um festival municipal de música para eleger os cinco melhores artistas, ou grupos musicais da cidade, e a realização - durante o dia - da 1ª Conferência Municipal de Cultura de Bonito. O objetivo dos debates será a elaboração de um plano municipal de cultura e a viabilização de medidas e ações necessárias para o desenvolvimento das diversas áreas de produção da cultura local.

A guavira é um fruto típico da região Centro-Oeste e nasce de uma planta arbustiva. Colhida uma vez por ano (em novembro) tem sabor adocicado e é também utilizada no preparo de geléias, doces, sucos, sorvetes, licores e cachaça.

O festival - organizado pela Prefeitura Municipal, através da Divisão de Cultura, da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio e do COMTUR, com apoio do Fórum Municipal de Cultura, terá entre outras atrações, locais e estaduais, apresentações musicais, teatro, danças, literatura e culinária regional, com a participação de grupos indígenas, quilombola, de escolas e projetos sociais.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3255-3628 e 9924-1133.

Na última sexta-feira, dia 26, no Rio de Janeiro, a cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, foi laureada com o 1o lugar na categoria Melhor Destino de Ecoturismo do Brasil no Prêmio O Melhor de Viagem e Turismo - A Escolha do Leitor. O prefeito, José Arthur Soares de Figueiredo, e o secretário de turismo da cidade, Augusto Barbosa Mariano, estavam presentes na festa de entrega do prêmio.

Bonito é campeã absoluta na categoria de Melhor Destino de Ecoturismo. Venceu em todas es edições do prêmio e consolida, mais uma vez, o favoritismo no gosto dos leitores. E o Pantanal, que abrange área de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, sobe para o 2o lugar na mesmo quesito.

Por sete anos consecutivos a revista Viagem e Turismo, que é uma radiografia do gosto do leitor, promove O Prêmio Viagem e Turismo, que revela os melhores cantos do Brasil e do exterior. O Prêmio reúne 22 categorias e 228 ganhadores eleitos exclusivamente pelos leitores da revista Viagem e Turismo. Toda a votação ocorre via internet e, além de indicar o melhor de cada categoria, o eleitor dá notas de 1 a 5 a diferentes quesitos, como beleza, hospitalidade, serviços e preços.

A edição de novembro da revista Viagem e Turismo estará nas bancas a partir de 1o de novembro, com matéria de capa dos grandes vencedores do prêmio, no valor de R$ 9,90.