imagem do onda

quarta, 14 de novembro de 2007

Reiniciada batalha contra dengue em Bonito

Tribuna Popular

A Secretaria Municipal de Saúde de Bonito, está realmente decidida fechar todas as portas contra a dengue. Na última semana, o secretário de Saúde, Nivaldo Inácio Carneiro, reuniu sua equipe para tratar exclusivamente do assunto.

Na oportunidade estiveram presentes alem do secretário de Saúde, o coordenador do setor Epidemiológico, Fernando dos Santos Arguelho, José Gomes, João Leal e José Estevam dos Santos, ocasião em que foram traçadas as metas de evolução dos trabalhos realizados no ano passado, quando a batalha contra a epidemia foi travada.

Um dos métodos a ser adotado será o tradicional "mutirão", o qual acontecerá em parceria com a Secretaria de Obras ainda esta semana. O objetivo do mutirão será de recolher todo e qualquer recipiente depositário de água parada, e que possa servir de criadouro para a desova do transmissor do mosquito.

Outro método importante e eficiente para a batalha, é a LIRAa - Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti. Esse trabalho visa conhecer os locais (Bairros ou Vilas), com maior índice de criadouros do mosquito. Nesse caso o Bairro Alvorada (próximo ao Córrego Restinga), foi o campeão preferido de acumulação de recipientes de desova do mosquito. Sendo, portanto, este o primeiro Bairro da cidade a receber a equipe do mutirão.

No Dia "D" (24/11), a Secretaria também optou pela realização de pedágio, com a distribuição de panfletos educativos à população, ainda a promoção de uma gincana com participação das escolas, onde os alunos farão a capturação de larvas e, recolherão criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

Segundo afirmação do secretário municipal de Saúde, Nivaldo Inácio, o objetivo da Secretaria é de principalmente sensibilizar a população, no sentido da conscientização e responsabilidade de cada morador, colaborar nessa luta que é de todos e não só do setor público, eliminando em suas propriedades qualquer tipo de criadouro de larvas, explicou. A Dengue só deixará de existir, a partir do momento em que as pessoas assumirem que também são responsáveis pela causa. No ano passado o nosso município foi vítima de um número expressivo de casos confirmados de dengue, mas neste ano nós estamos nos precavendo com antecedência, desde o inicio do verão quando as chuvas começam acontecer, e geralmente as pessoas se esquecem de suas responsabilidades em colaborar, afirma. O prefeito José Arthur tem nos oferecido plenas condições de ação, e por sua determinação este ano nos incumbiu de trabalhar com mais intensidade, para evitar o que aconteceu em 2006, quando o município foi vítima de más noticias a este respeito, concluiu.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: