Notícias de Bonito MS
O ano de 2007 foi marcado por inúmeras conquistas da Administração Municipal, sendo destaque na área social, maior acessibilidade aos programas, projetos e serviços coordenados pela Secretaria Municipal de Ação Social que conseguiu despertar nos usuários da política de assistência social o interesse em participar, efetivamente, desse continuo processo de desenvolvimento que Bonito vivencia nos últimos anos.
Nesse contexto desenvolvimento, cresce a abrangência dos programas que atendem crianças e adolescentes, como o Guarda Municipal Mirim, Ambiental Mirim e PETI, ações que visam a formação integral do público infanto-juvenil, despertando em meninos e meninas aspectos fundamentais para o exercício da cidadania, tais como respeito ao próximo, a pátria e a família, cooperação, disciplina, senso critico, ousadia para sonhar e, principalmente, coragem para realizar seus sonhos.
Extravasando toda alegria pelas vitórias galgadas no ano que se encerra, cerca 250 crianças e adolescentes dos programas sociais ( PETI, Guarda Municipal Mirim e Ambiental Mirim Municipal) divertiram-se na festividade alusiva ao Natal, realizada no dia 14 do corrente ano no Balneário Municipal.
O evento foi organizado e executado com muito carinho pela Gestora Municipal de Ação Social Izabel Aivi de Figueiredo e sua equipe. Um dia de lazer, onde além de ser servido um delicioso almoço, houve a distribuição de sorvetes e presentes.
Ações como essas comprovam que a Prefeitura Municipal tem cumprido seu compromisso com a população bonitense, estando o Prefeito José Arthur Soares de Figueiredo empenhado em elevar qualidade de vida das famílias, voltando atenção especial para cada faixa etária, de acordo com suas necessidades, construindo, assim, uma sociedade mais justa e igualitária.
A estratégia do governo do estado em investir na divulgação de destinos turísticos em Mato Grosso do Sul em feiras e outros eventos já está surtindo resultado. Bonito está praticamente lotado para o reveillon e Corumbá vive as expectativas do carnaval e do fim da piracema. Os dois destinos, aliados a Campo Grande e região, foram os mais trabalhados pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul.
Em Bonito, mais de quatro mil leitos estão reservados para a passagem do ano e a previsão da Associação Bonitense de Hotelaria é de que em janeiro todos estejam ocupados. Os turistas devem lotar Corumbá a partir de fevereiro durante o Carnaval. O bom movimento será retomado no início de março com o fim da piracema. Para Campo Grande a intenção é expandir as opções passando do turismo de negócios e ponto de passagem a alternativa de turismo rural.
Os três roteiros são priorizados pela Embratur e a idéia é que sirvam como cartão de visitas para que o turista conheça outras belezas do estado. Em 2007, essa divulgação foi maciça em feiras internacionais de turismo como a EiTBM, em Barcelona; a FIT em Buenos Aires e a Achmart, em Santiago.
Salão de Turismo
O evento mais importante do ano para o turismo de Mato Grosso do Sul foi promovido pelo governo do estado. A Feira Internacional e 1º Salão de Turismo de MS, realizada entre os dias 18 e 22 de novembro, reuniu expositores de todas as regiões do estado, da Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e dos estados de Goiás, Mato Grosso, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do Distrito Federal.
Foram negociados mais de R$7 milhões em pacotes turísticos a serem usufruídos durante 2008. Os resultados foram tão positivos e a organização eficiente que rendeu a Mato Grosso do Sul o Prêmio Top de Turismo 2007 da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (Advb) na categoria eventos. "A Feira já nasce forte, com credibilidade. O evento foi concebido, planejado e executado dentro do esperado e teve resultados efetivos tanto em contatos quando em comercialização. Isso mostra o esforço dos empresários, da equipe, das pessoas que trabalharam no evento. O prêmio coloca Mato Grosso do Sul em evidência", disse a diretora-presidente da Fundtur, Nilde Brun.
2008
O plano de promoção de Mato Grosso do Sul continua em 2008. A Fundtur irá representar o estado nas mais importantes feiras e road shows da América do Norte e Europa. Em atenção às sugestões dos profissionais da área de turismo, o governo também investirá na capacitação dos prestadores de serviço de cada região e elaborará estratégia de marketing específica com a finalização do planejamento estratégico 2008/2020.
Ainda serão implantados o selo "Qualidade Turismo" e a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH), tudo com o objetivo de melhorar o serviço prestado no estado. "O selo vai fazer com que as empresas melhorem o seu serviço e com o registro on line poderemos ter um relatório de fluxo de turistas diário, além de melhorar a visibilidade e a credibilidade dos números Caso o turista volte ao mesmo estabelecimento em outra oportunidade, ele não vai precisar preencher uma ficha novamente, no máximo vai atualizá-la", explicou a diretora-presidente da Fundtur.
Outra estratégia adotada pelo governo do estado para estimular o turismo no estado é a parceria entre a Fundação de Cultura e a Fundtur. As duas vão trabalhar juntas na divulgação das belezas naturais e talentos locais. As primeiras beneficiadas serão Miranda e Aquidauana.
O projeto do governo do estado também prevê a expansão dos destinos turísticos em Mato Grosso do Sul. Com a divulgação dos roteiros selecionados pela Embratur e a promoção do estado, a Fundtur incluirá outras opções, contemplando mais municípios com tanto potencial e atrativos quanto os destinos mais trabalhados atualmente.
"Mato Grosso do Sul ainda é um Estado menos conhecido do ponto de vista turístico. A partir da Feira Internacional e do 1º Salão de Turismo, iniciamos um processo de apresentação de todas as nossas potencialidades. Queremos e vamos ousar. Seremos o maior pólo do ecoturismo no Brasil e concretizaremos a atividade como uma das alavancas do desenvolvimento do Estado", afirmou o governador André Puccinelli.
No dia 12 de dezembro, o Prefeito de Bonito José Arthur Soares de Figueiredo participou da confraternização dos estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Durvalina Dorneles Teixeira de Bonito (MS).
Este evento, que também contou com a presença da
Vereadora Terezinha Braga, foi o encerramento da disciplina "Noções Básicas de Turismo", incluída este ano na grade curricular das escolas públicas municipais desse paraíso ecológico.
Os estudantes realizaram algumas visitas técnicas em atrativos turísticos, sendo o último, na Gruta do Lago Azul, considerado cartão postal de Bonito (MS).
A Professora Adriane Faustini, que conduziu a disciplina, conseguiu grande participação dos estudantes, que realizaram excelentes trabalhos de pesquisa.
Esta brilhante iniciativa de Bonito (MS) em colocar esta importante disciplina no ensino fundamental dará grandes resultados, pois o investimento nas crianças e adolescentes é o alicerce para o tão almejado desenvolvimento sustentável.
Augusto Barbosa Mariano, Secretário de Turismo de Bonito (MS) acredita na iniciativa de envolver a comunidade com o mundo profissional, onde a inserção no mercado de trabalho será mais eficaz.
A própria Professora Rita Gomes Xavier, Diretora da Escola, espera firmar em 2008, uma grande parceria com a Secretaria de Turismo para proporcionar as aulas práticas.
Como o próprio nome dessa maravilhosa cidade de Mato Grosso do Sul já diz: é a educação de Bonito fazendo Bonito.
Encerrou dia 13 de dezembro, no Assentamento Santa Lucia a 30 Km do núcleo urbano de Bonito, mais um Curso de Geração de Renda, através do qual mães que possuem filhos no PETI tiveram a oportunidade de aprender a arte do biscuit que possibilita a confecção de suvenires , podendo ser utilizado material reaproveitado como garrafas pet, vidro, além de sementes, pedaços bambu e outras matérias primas encontrada facilmente no assentamento.
Criar alternativas de geração de emprego e renda é uma maneira eficaz de fazer inclusão social, pois precisamos oferecer recursos para desenvolver a autonomia das famílias em situação de vulnerabilidade social, construindo assim a verdadeira cidadania. Declara Izabel Aivi de Figueiredo responsável pela Secretaria Municipal de Ação Social, órgão da Prefeitura que executa em âmbito municipal Política Pública de Assistência Social.
Bonito, atualmente, apresenta oportunidades para homens e mulheres garantirem o sustento de suas famílias, porém faz-se necessário maior investimento na qualificação de jovens e adultos.
Nesse Contexto o Prefeito José Arthur Soares de Figueiredo empenha-se em oferecer curso de capacitação profissional em diversas áreas, fomentando o desenvolvimento sustentável.
O governo estadual mandará em janeiro a Lisboa, capital de Portugal, três servidoras da Fundtur (Fundação de Turismo) para participar de dois eventos e divulgar o turismo ecológico. Uma funcionária irá a um road show, encontro de investidores do setor, para incentivar a venda de pacotes tur[isticos a Mato Grosso do Sul. O evento será de 14 a 18 de janeiro. Outras duas vão de 14 a 21 na Bolsa de Turismo de Lisboa, para as Feiras Internacionais de 2008.
A Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos manterá até a próxima quinta-feira (3 de janeiro) a interdição da ponte de madeira sobre o rio Mimoso, localizado na MS-345 - no entroncamento com a BR-419, na região conhecida como Km 21, em Bonito. Conforme a assessoria do governo estadual, a ponte está interditada desde o dia 20 de dezembro para obras de reforma, com o tráfego sendo liberado a cada três horas.
O MEC (Ministério da Educação) liberou R$ 5 milhões para a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) por meio do Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais). Segundo o reitor da instituição, Manoel Catarino Paes Peró, os recursos serão empregados nas obras de infra-estrutura de implantação dos campi de Ponta Porã, Naviraí e Bonito. A expectativa é de que os cursos já sejam incluídos no vestibular de inverno da instituição em 2008.
Em Ponta Porã serão implantados os cursos de graduação em Matemática e Sistema de Informação, em Naviraí Pedagogia e em Bonito turismo e Biologia. Cada curso terá 50 vagas e, segundo Peró, há negociações para ampliação em dez vagas em cada cadeira.
O reitor explica que cada campus a ser implantado terá depois da implantação inicial anfiteatro, biblioteca, salas de aula, laboratórios de informática, salas de professores e complexo administrativo.
Peró explicou, ainda, que os professores que irão para os novos campi ainda não estão incluídos nesta liberação do Reuni. A meta é de outra liberação para docentes no segundo semestre. No fim deste ano foi completa a grade de servidores para Nova Andradina e Chapadão do Sul, com dois professores e dois técnicos para cada unidade.
Pós graduação - A produção científica foi determinante para a redução de notas dos cursos de pós-graduação scrito sensu na UFMS junto à Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), na opinião do reitor Peró. Ele explica que, mesmo diante da imposição de três notas 2, a oferta dos cursos de pós melhorou, passando de seis para 20 nos últimos sete anos.
Além da quantidade, Peró aposta que vai haver melhoria na qualidade dos cursos, com a renovação do acervo bibliográfico da instituição. Em 2008 deve ser inaugurada a nova biblioteca do campus de Campo Grande, com 16 mil novos títulos. "Em nível nacional, a UFMS está entre as melhores do País e é a segunda em pesquisa no Centro-Oeste".