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Notícias de Bonito MS

O Ministério do Turismo (Mtur), em parceria com o Sebrae Nacional, realiza no mês de fevereiro seminários técnicos para discutir o turismo de aventura. Nos dias 14 e 15, o evento é promovido em Foz do Iguaçu (PR); nos dias 18 e 19, em Brotas; e 21, 22 e 23 de fevereiro, em Socorro (SP). A entrada é franca e as inscrições podem ser feitas pela Internet.

O objetivo do Seminário é apresentar o Programa Aventura Segura, disseminar informação referente ao turismo de aventura, apresentar a Abeta, além de criar oportunidades de articulação, relacionamento e conhecimento do meio empresarial e profissional do turismo de aventura no destino, envolvendo empreendedores, condutores, comunidade relacionada e voluntários na formação dos Grupos Voluntários de Busca e Salvamento (GVBSs).

Os Seminários Técnicos contarão com palestras, apresentações e debates com a participação de especialistas no segmento de turismo de aventura. Os principais assuntos abordados serão: Qualificação de condutores; Qualificação de gestores, operadores e empresários; Gestão da Segurança; Gestão Empresarial; Associativismo; Formação dos Grupos Voluntários de Busca e Salvamento - GVBSs; Normalização em Turismo de Aventura; Certificação de empresas e de condutores; Assuntos técnicos de atividades ofertadas nos destinos.

O Mtur criou o Programa Aventura Segura, que tem como entidade executora a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta). Um dos destaques do Programa é o fortalecimento e a organização do segmento em 16 destinos nacionais prioritários, nos quais 10 desses destinos já estão sendo contemplados com as ações do Programa.

De fevereiro até abril, a programação contemplará os demais destinos previstos no programa, sendo eles: Recife (PE), Manaus (AM) e Serras Gaúchas (RS).

Visando aumentar as possibilidades de inserção do bacharel em Turismo no mercado de trabalho, o Centro Universitário Cândido Rondon (Unirondon) inova mais uma vez ao oferecer a oportunidade de graduação em apenas três anos, com direito à especialização com mais um ano de estudo.

"Devido à extrema velocidade do mundo globalizado, necessitamos de agilidade, e, pensando nisso, o Unirondon oferece o curso de Turismo em apenas três anos, com a possibilidade de você sair especialista no quarto ano", com apenas um ano a mais de estudo", comemora a coordenadora do curso, Rejane Pasquali.

Ela ressalta que, além de economizar um ano de pagamento em relação às demais faculdades, o estudante de Turismo do Unirondon conta com professores altamente capacitados. "70% do nosso corpo docente é composto por Mestres", informa.

O Unirondon oferece Laboratório de Eventos e Línguas, Agenciamento de Viagens, parceria com o sistema SABRE de reservas, aulas de campo nas principais localidades turísticas de Mato Grosso e em outros estados, como em Bonito (MS). "Temos uma incubadora para incentivar novas empresas de turismo a se firmarem no mercado - o que se torna uma ótima oportunidade para nossos acadêmicos", ressalta.

Também há parceria com entidades de Turismo para a prática e aprendizado, tais como: Ibama (Parque Nacional de Chapada), Secretaria de Turismo de Mato Grosso, Diretoria de Turismo de Cuiabá, SEBRAE, Prefeitura de Chapada dos Guimarães, entre outras. "A grade do nosso curso é a mais completa dentre as faculdades do Centro Oeste. Além disso, somos os idealizadores da primeira revista científica de turismo do estado de Mato Grosso e abrigamos a sede da Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo (ABBTUR)", reforça.

As inscrições para o Processo Seletivo 2008/2 por Agendamento do Unirondon podem ser realizadas até 31 deste mês, na Secretaria Acadêmica da Instituição (Avenida Beira Rio, 3.001 - Jardim Europa).

Mais informações: (65) 3316-4000 ou no link www.vestibular.unirondon.br.

Por: Vivian R.Baptista-Maria
Fundação Neotrópica do Brasil

A observação de animais silvestres em seu ambiente natural é sem dúvida um dos principais atrativos nos destinos direcionados ao turismo de natureza, como os da Serra da Bodoquena/MS.

No entanto, nos últimos anos, vem crescendo os impactos causados à conservação da fauna silvestre, em especial por atropelamentos nas estradas e rodovias da região. O problema é, ainda, mais grave, uma vez que, em muitas destas áreas, de relevância ambiental como o banhado do rio Formoso e Prata, os animais silvestres em sua maioria são espécimes ameaçadas de extinção.

Nos períodos mais secos, as valas do acostamento são as últimas partes a secar, assim fornecendo fonte de água e abrigo das queimadas de campos e pastos. Esta é também a época de reprodução da maior parte das espécies e a alta estação para o turismo. Por conseqüência, o tráfego de veículos cresce exatamente na mesma época que os animais estão em busca de parceiros, alimentos e água, ficando ainda mais vulneráveis.

Exemplos destes desastres ambientais, são diariamente registrados, para conhecimento encontramos na semana passada, uma Anta (Tapirus terrestris) atropelada na Rodovia Bonito-Fazenda São Geraldo, ainda viva, tudo indica que estava amamentando um filhote e tinha outro no ventre. Com auxilio e apoio da Fundação Neotrópica do Brasil (ONG ambiental de Bonito), contactamos a Polícia Ambiental do município de Bonito e o veterinário Mário Vieira Pedro (Baía Bonita), para efetuar o resgate do animal. O mesmo foi transferido para uma baia do Clube do Laço, mas infelizmente 2 horas depois morreu.

Assim sendo, agradecemos a todos da Policia Ambiental de Bonito, ao veterinário Mário, ao Valter (Formoso Vivo), ao proprietário rural Antonio Piccinin e ao Junior Faria (concedeu a baia), pelo apoio ao resgate.

Animal silvestre (Anta) vítima de atropelamento na rodovia Bonito-Fazenda São Geraldo, Serra da Bodoquena/MS, após resgate não resistiu aos ferimentos.

Ação da Polícia Ambiental, proprietários rurais locais, veterinário do Baía Bonita e Fundação Neotrópica do Brasil, em prol a conservação da região.

Uma das estratégias para reduzir os atropelamentos, seria a criação de um grupo multidisciplinar, envolvendo biólogos, técnicos ambientais, engenheiros de tráfego, incluindo as instituições que já participam do levantamento dos animais atropelados, que trabalhariam na perspectiva de estabelecer um conjunto de ações mitigadoras.

Entre as ações previstas sugerimos:

- estudo da biologia/ecologia das espécies;

- implantação de dispositivos e mecanismos que impeçam ou facilitem a passagem dos animais pela rodovia de maneira segura (túneis, pontes, cercas, refletores, redutores de velocidade e placas de sinalização);

- a criação de um Programa de Educação Ambiental direcionado à comunidade, conscientizando-os das implicações dos atropelamentos para a fauna local.

Preocupada como sempre, com a qualidade de nosso meio ambiente, a partir do alto índice de atropelamento de animais silvestres nas rodovias da região, a Fundação Neotrópica do Brasil, resolveu divulgar este acontecimento e ressaltar que este problema está entre as questões que envolvem a ameaça das espécies da fauna brasileira.

Em visita a Paris, a ministra do Turismo, Marta Suplicy, disse nesta sexta-feira (25.01) que o governo brasileiro praticamente deverá dobrar neste ano o volume de investimentos em ações promocionais na França. A iniciativa está em linha com o Plano Aquarela, criado pelo Ministério do Turismo e pela Embratur para promover a marca e a imagem do Brasil no exterior, visando atrair cada vez mais turistas estrangeiros para o País.

"A França é hoje o quarto país europeu que mais envia turistas para o Brasil, mas há um potencial enorme para que esse volume se eleve ainda mais", disse a ministra Marta Suplicy, lembrando que de 2005 para 2006 o crescimento do fluxo de franceses para o País já chegou a 4,6%. "No ano passado, investimos 1,9 milhão de euros em ações de promoção do Brasil na França, volume que neste ano deverá chegar a 3,9 milhões de euros."

A meta do Ministério e da Embratur é diversificar a oferta de produtos turísticos do Brasil na França, a fim de ampliar o leque de roteiros, tendo em vista que Rio de Janeiro, Amazonas e São Paulo já estão popularizados. Para tanto, além da publicidade direcionada ao público final, será feito também um trabalho focado nos operadores turísticos locais e na imprensa francesa.

A ministra, em companhia da presidente da Embratur, Jeanine Pires, viajaram na última quinta-feira (24.01.08) para a França a fim de oficializar a contratação da GCI, primeira agência de relações públicas que o governo brasileiro contrata na França. Após selarem o acordo, Marta Suplicy e Jeanine Pires receberam jornalistas da Le Figaro Magazine, Le Quotidien Du Tourisme, Tour Hebdo, Easyvoyage.com e Brasuca.

"Dentro desta segunda etapa do projeto Aquarela, vamos aumentar nossos investimentos em publicidade, promover uma agenda de trabalho com os operadores turísticos, visando à formação daqueles que vendem nossos produtos. Realizaremos também roadshows e um forte programa de relações públicas, por isso contratarmos a GCI", comentou Jeanine. "Com ações de relacionamento com a imprensa, personalidades e formadores de opinião, somadas à divulgação de produtos do Brasil na mídia francesa, conseguiremos manter constante a visibilidade no Brasil na França."


Quem visita, gosta
Em conversa com a imprensa local, Marta citou uma pesquisa do Ministério em que 92% dos franceses que visitaram o Brasil disseram querer retornar ao País, sendo que grande parte deles recomendam o destino a parentes e conhecidos. Além disso, do total de franceses que anualmente visitam o Brasil, 69% têm como objetivo lazer, enquanto 31% viajam a trabalho.

"Se observarmos apenas o perfil das viagens a trabalho que franceses fazem para o Brasil, dá para vislumbrarmos o enorme potencial que o País apresenta para atrair mais turistas desse tipo", analisou Marta. "Hoje, 83% dos franceses que viajam a negócios ao nosso País vão para São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis, quando há outras cidades brasileiras tão interessantes quanto essas e que oferecem estrutura para convenções e ampla oferta de cultura e lazer. É o caso de Bonito, no Mato Grosso do Sul, por exemplo."

Além de Bonito, a ministra do Turismo também citou Ponta dos Ganchos (SC), Fernando de Noronha, Lençóis Maranhenses, Pantanal, Cidades Históricas de Minas Gerais, como outros produtos brasileiros que devem ser melhor explorados na França.

Segundo o levantamento, os turistas franceses que viajam a negócios gastam, em média, US$ 94 por dia no Brasil, enquanto que os que viajam a lazer desembolsam cerca de US$ 150. Entre 2005 e 2006, a permanência média dos franceses no Brasil subiu de 18 para 21,5 dias. Atualmente, Brasil e França são interligados por 25 vôos semanais, que geram a oferta de 15 mil assentos por mês.

Trabalho em equipe
A ministra do Turismo e a presidente da Embratur também se reuniram com executivos que representam grandes empresas brasileiras e francesas em Paris. O grupo, formado por Jorge Silva, da Varig; Jorge Partida, da Nouvelle Frontière para a América Latina; Victor Galvão, da Terra Nova (primeira operadora na França em vendas de produtos turísticos brasileiros); Gilles Lebolaire, da TAM; e Silvia Otel, da CVM; se dispôs a realizar uma reunião com a GCI para alinhar as estratégias de comunicação do Ministério do Turismo e Embratur com os esforços de comunicação que eles já vêm realizando no país europeu.

30,5% dos brasileiros pretendem viajar nos próximos meses. É o que mostra a Sondagem de Expectativa do Consumidor, pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas em parceria com a Embratur e anunciada dia 24, no Rio de Janeiro.

Em janeiro, a intenção de viagem dos brasileiros alcançou o percentual de 30,5% para os próximos seis meses. Este índice é 12,9% maior que o apresentado em janeiro de 2007, quando 27% dos brasileiros demonstraram desejo de viajar. A sondagem contempla, atualmente, três questões: a intenção de viajar, o destino (se dentro ou fora do País) e o meio de transporte.

Dos que apresentaram o desejo de viajar, 82,2% deverão visitar destinos turísticos nacionais, percentual 5,4% superior ao ano anterior, que foi de 78%. Os brasileiros que afirmaram ter intenção de viajar para o exterior equivalem ao percentual de janeiro de 2007, quando 15% dos pesquisados responderam que pretendiam fazer uma viagem internacional.

O meio de transporte usado preferencialmente será o automóvel (42%), que somado ao ônibus (12,4%), confirma o propósito de visitas a destinos nacionais. Contudo, a intenção de utilização do avião é expressiva, com 40,3%, o que significa um aumento de 10,4% percentuais em relação ao mesmo período de 2007, quando 36,5% dos brasileiros disseram ter intenção de utilizar o meio de transporte aéreo.

Segundo o diretor de Estudos e Pesquisas da Embratur José Francisco Sales Lopes, a pesquisa de sondagem do consumidor vai complementar a estrutura de pesquisa qualitativa que já vem sendo implementada pelo Ministério do Turismo, por meio da Embratur, que desde janeiro de 2004 vem realizando o Boletim de Desempenho Econômico do Turismo também em parceria com a FGV - onde são ouvidos os empresários do setor.

"Entendemos que a nossa pesquisa qualitativa ficará mais completa ouvindo o que deseja o consumidor", afirmou José Francisco. Para os próximos meses, a Embratur já solicitou a inclusão de novos itens a serem pesquisados: para quais regiões do Brasil o turista pretende viajar, com quem e qual o meio de hospedagem.

Os resultados desta nova etapa, porém, só deverão começar a ser anunciados daqui a 12 meses, segundo Luiz Gustavo Barbosa, coordenador do Núcleo de Estudos Avançados em Turismo e Hotelaria da FGV. "É quando já teremos uma série histórica suficiente para fazermos a avaliação dos resultados", afirmou.

Sobre a pesquisa

Os resultados da Sondagem de Expectativas do Consumidor realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), divulgados mensalmente, estão baseados em amostras representativas da população com famílias de todas as faixas de renda, em sete regiões metropolitanas do País: Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Porto Alegre, Salvador e Recife.

Além da intenção de viagem, são feitas perguntas relativas à situação econômica do país, situação econômico-financeira da família; orçamento doméstico; mercado de trabalho (grau de dificuldade de encontrar trabalho e intenções de compras de bens de alto valor).

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS, Luiz Cláudio Sabedotti Fornari recebeu na tarde de sexta-feira, 25, do conselheiro estadual de cultura do Rio Grande do Sul, Ruben de Souza Oliveira, um diagnóstico de potencialidade cultural e turística da região norte e do Pantanal sul-mato-grossense.

O documento foi entregue no Sebrae/MS, em Campo Grande, após 15 dias de estadia de Ruben e sua equipe no Estado. Durante este período, eles percorreram as cidades de Coxim, Rio Verde, Rio Negro e São Gabriel do Oeste, acompanhados por representantes da Fundação de Turismo de MS, da Fundação de Cultura de MS e do empresário de turismo rural, Luiz Carlos Ferreira Gomes, conselheiro do Sebrae/MS.

A vinda para o Estado partiu de um convite de Fornari durante visita realizada ao Rio Grande do Sul, quando apresentou ao governo estadual o projeto Eco-Oportunidades para Investidores Inteligentes, que tem como objetivo a inclusão da comunidade e das micro e pequenas empresas sul-mato-grossenses em projetos de investimentos na região pantaneira.

"O mundo todo quer conhecer o Pantanal. Os setores produtivos precisam sentir o potencial da região para não destruir este patrimônio, mas trabalhar sua vocação econômica". Para Fornari, "é preciso entender que o turismo passa pela manifestação cultural, pois o visitante quer contemplar fenômenos e belezas naturais, mas principalmente conhecer a cultura do lugar".

O conselheiro de cultura, Ruben Oliveira, afirma que o diagnóstico realizado na região norte procurou mensurar as vocações, os costumes e a preservação cultural. "Fizemos uma análise do comportamento cultural, não apenas das manifestações artísticas, mas do meio social", diz.

Segundo ele, é preciso ainda um trabalho de pesquisa aprofundado sobre fauna e flora do Pantanal e compreender melhor os hábitos, tradições, crenças e rituais, do povo pantaneiro. "É essencial despertar na população o sentimento de valorização cultural. Encontramos uma região detentora de um patrimônio incalculável, mas pouco conhecido. O aspecto cultural está ligado à auto-estima, ao orgulho de ser cidadão desta terra".

Segundo Fornari, o diagnóstico será levado aos municípios visitados para planejamento de ações. A primeira reunião de trabalho local do projeto será no dia 29 de janeiro, em Rio Negro, com a presença de lideranças dos setores de cultura e turismo, prefeitura, governo do Estado e Sebrae/MS.

Dos 19,5 milhões de preservativos masculinos adquiridos pelo Ministério da Saúde, 792 mil foram destinados para Mato Grosso do Sul. Segundo a gerente técnica do Programa Estadual DST/Aids, Priscila Alexandrino Oliveira, os preservativos serão enviados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), para as secretarias municipais e organizações da sociedade civil que desenvolvem ações de prevenção. No estado, duas cidades receberão uma quantidade maior de camisinhas: Bonito, 15 mil e Corumbá, 20 mil. "Uma das justificativas para esse procedimento, é que nesta época do ano há um grande fluxo de turistas nestas regiões", declara Priscila.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, o número de preservativos enviados atende aos planos de necessidades elaborados por estados e municípios e acordado com o Ministério da Saúde. Além da compra feita pelo Governo Federal, as Coordenações Estaduais de DST e Aids também são responsáveis pela aquisição de preservativos.

Os estados do Norte, Nordeste e Centro Oeste arcam com 10% e os do Sul e Sudeste, com 20% do total estimado para cada estado. No caso dos municípios, a proporção é a mesma, só que em relação ao total comprado pelos estados.

Para a gerente técnica do programa, esse número de camisinhas que o Estado recebeu vai atender com tranqüilidade as necessidades de todos os municípios. "Agora a população jovem tem que ter consciência e usar preservativos".

O slogan adotado pelo Ministério da Saúde para a campanha do carnaval 2008, que vai do dia 1º a 5 de fevereiro, é "Bom de Cama é Quem Usa Camisinha". O tema dá continuidade ao do Dia Mundial de Luta Contra a Aids de 2007, o foco continua sendo o jovem, e a chamada principal foi "Qual a sua atitude na Luta Contra a Aids?", que também permanece.