imagem do onda

Notícias de Bonito MS

O Turismo ganhará um Plano Setorial de Qualificação Profissional, que norteará metas, planos e ações a serem desenvolvidos em todo o país, estabelecidos por um comitê gestor formado por representantes dos ministérios do Trabalho e Emprego e do Turismo. Termo de cooperação técnica nesse sentido foi assinado na tarde de ontem pela ministra Marta Suplicy e o titular da pasta do Trabalho, Carlos Lupi. As primeiras ações do Plano Setorial vão priorizar os 65 destinos turísticos brasileiros que ganharam destaque no Plano Nacional de Turismo 2007-2010, dentre os quais estarão as 18 cidades-sede dos jogos da Copa do Mundo de 2014. O Plano Setorial beneficiará milhões de pessoas em todo o país: estima-se que o setor turístico empregue hoje dois milhões de pessoas, formalmente, e seis milhões, informalmente.

"Com esse Termo estamos dando o primeiro passo da nossa preparação para a Copa de 2014, pois teremos como investir muito mais em qualificação profissional, um dos itens prioritários para o Turismo, um setor que gera muitos empregos e produz mobilidade social, mas precisa de mais qualificação no Brasil. Agradeço ao ministro Carlos Lupi a sensibilidade de abraçar essa idéia, que beneficiará principalmente a juventude", afirmou Marta Suplicy.

O ministro do Trabalho afirmou que poderão ser utilizadas linhas de financiamento, como o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e o Pró-Jovem, para o desenvolvimento das ações que vierem a ser estabelecidas pelo Plano Setorial. "A qualificação profissional é uma das prioridades do governo, e já desenvolvemos planos semelhantes em vários setores estratégicos. O Turismo é o próximo, pois o emprego nesse setor está surgindo com muita força no Brasil, e vem beneficiando pessoas que nunca tiveram oportunidade de trabalhar", acrescentou Lupi.

Alguns dos exemplos citados pela ministra como postos de trabalho que serão fundamentais para a Copa de 2014 são taxistas; tradutores e intérpretes - no mínimo de inglês e espanhol -, camareiras etc. "Estive recentemente na Espanha e lá o Turismo representa 11% do PIB e 12% do total de empregos. Nós ainda temos muito que caminhar; os investimentos em infra-estrutura são muito importantes, mas sem a qualificação o turismo fica sem uma perna", concluiu Marta Suplicy.

O próximo passo, a partir da assinatura do Termo de Cooperação, é a criação de um Comitê Gestor, que elaborará um plano de trabalho e convocará audiências públicas. Nessas audiências serão apresentadas e discutidas as idéias e as demandas de cada localidade e segmento do turismo. Os ministérios do Turismo e do Trabalho já têm parceria no Programa Viaja Mais Melhor Idade, que utiliza uma linha de crédito de R$ 50 milhões, do FAT, para financiar viagens por meio de crédito consignado a pensionistas do INSS, além da inclusão das empresas do setor no FAT Giro Setorial, uma linha de financiamento específica para empresas exportadoras.

Por: João Rodella

Divulgaram que o turismo está em alta. E que pode aumentar 20% em 2008. As causas: diminuição do caos nos aeroportos e queda do dólar que baliza o setor. Pode até ser. Observa-se, em certos casos, que às vezes é mais fácil e barato ir para o exterior mais próximo que se locomover dentro do Brasil (quase um continente). A dificuldade, às vezes, fica por conta de ser estrangeiro lá fora com outros usos, costumes e idioma.

O poder aquisitivo de muitos tem crescido inclusive nas chamadas classes D e E, face indicadores sociais que melhoraram. Claro que isso traz o desejo de imitar as classes A, B, e parte da C, porquanto parece que viajar dá status (embora poucos dias ou uma semana fora dê saudade da cama, do travesseiro e da própria casa). Infelizmente ou não, os que retornam entopem ouvidos pacientes com o relato das suas andanças e judiam dos amigos com fotos e fatos por conta da importância atribuída à viagem e que somente marcou quem lá foi. Viagem que alguns fazem para rearrumar a mente e o espírito tentando fugir dos problemas. Esses os acompanham nela e alhures e após o regresso avolumam-se mais ainda e, se a pessoa não gosta do que faz e da vida que leva, esse intervalo pouco adiantará. Tudo voltará ao que era antes.

O caos melhorou no embarque. Porém, falta ainda organização, principalmente no final do ano e véspera de feriados prolongados. Parece que todos ficam loucos, o acúmulo de gente e bagagem é enorme e o atraso ficou, no final de 2007 e começo de 2008, entre 2 e 3 horas. Considero demais.
Excetuando SP que conheço um pouco, outros Estados têm na margem das rodovias, paradas sem bons WCs, mau atendimento nos balcões e por aí vai. No entanto, nos grandes centros os hotéis são bons, o pessoal amistoso e nada explorador e tudo faz para que se retorne.

A superfície da Espanha é de 497.477km2 e a de MG de 582.586. No entanto, lá o turismo estruturou-se como indústria e fatura alto, tanto quanto países muito maiores. No Brasil, onde cada Estado tem peculiaridades convidativas, faltam verbas, vontade política e melhores estradas para explorar nosso excepcionalíssimo potencial. Já passou da hora de se estruturar melhor o Ministério, as secretarias estaduais e municipais. Se parceria resolver, por que não tentar? Belezas naturais existem aos montes. O problema é como chegar até elas com conforto e segurança. Será que vão esperar o século 22?

João Rodella é do Espaço Literário Nelly Rocha Galassi

Com o objetivo de conhecer o sistema de produção das abelhas (mel, cera, pólen) e aplicar as técnicas mais adequadas no manejo de colméias, o Instituto das Águas da Serra da Bodoquena promove de 12 a 16 de fevereiro o curso Manejo Básico de Colméias, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/MS), através da parceria com o Sindicato Rural de Bonito.

Este curso faz parte das atividades previstas no Projeto Demonstrativo de Recuperação de Matas Ciliares no Rio Mimoso, Bonito/MS, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental. O curso é destinado especialmente aos moradores da região do rio Mimoso, como também as pessoas da comunidade em geral.

O Pantanal no estado do Mato Grosso do Sul, alguns de seus principais destinos turísticos internacionais e a região de Bonito foram manchete principal da edição de final de ano do jornal norte-americano "The Brasilians", editado em Nova Iorque. Com o título "Ecotourism: Brazil Pantanal", a reportagem ocupa a capa e mais três páginas da tradicional publicação, editada há 35 anos por brasileiros residentes nos Estados Unidos.

O texto é ilustrado por fotos fornecidas pela Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul e pela assessoria da fazenda Cacimba de Pedra - Reino Selvagem, localizada há 26 km de Miranda/MS. Os autores visitaram o Pantanal no final de 2007 quando também participaram, em Campo Grande/MS, da Feira Internacional e 1º Salão de Turismo do Mato Grosso do Sul.

Além das informações colhidas in loco, os jornalistas utilizaram dados fornecidos pelo Governo do Estado e por assessorias de imprensa de empreendimentos turísticos do MS. A reportagem enfatiza visualmente a rica fauna da região - sobretudo aves e jacarés registrados na fazenda Cacimba de Pedra - Reino Selvagem e também atrativos da Serra da Bodoquena, sobretudo de Bonito/MS.

Também revela o crescente aumento da infra-estrutura turística da região e o fluxo contínuo de turistas estrangeiros. O jornal nova-iorquino mostra a capital do Estado, Campo Grande, como uma cidade que "foi modernizada" e que "liga-se, com boa rede aérea e rodoviária, a vários pontos do Estado e do País".

O "The Brasilians" é editado desde 1972. No Mato Grosso do Sul os jornalistas passaram por restaurantes em Campo Grande, pousadas pantaneiras e pontos famosos em Bonito, como a Gruta do Lago Azul, Fazenda Mimosa e Rio Sucuri. As fotos da reportagem são de autoria da assessoria da Fundação de Turismo do MS, do fotógrafo Aléxis Prappas e do jornalista Ariosto Mesquita.

O Portal Bonito e a Pousada Caramanchão lançaram a 4ª edição da promoção "Uma Semana no Paraíso", que sorteará uma viagem para Bonito com acompanhante.

A viagem dará direito aos passeios Gruta do Lago Azul, Grutas de São Miguel, Balneário do Sol, Boca da Onça (com almoço), Rio Sucuri, Praia da Figueira, Balneário Municipal, Abismo Anhumas, Estância Mimosa (com almoço) e Rio da Prata (com almoço) durante 6 dias de programação.

Para participar da promoção acesse o endereço www.portalbonito.com.br/promocao

A Funlec Colégio Honorato Jacques II, do município de Bonito, está credenciada pelo Conselho Estadual de Educação na Área Profissional de Turismo e Hospitalidade, e obteve a autorização de funcionamento, pela Deliberação nº. 8488/2007, do Curso Técnico em Guia de Turismo, pelo prazo de cinco anos.

"As pré-matrículas já estão abertas. Digo pré, pois precisamos de no mínimo 30 interessados para abrir turma", explicou a diretora do colégio, Vera Lúcia Gasparotto Gil, acrescentando que o curso técnico foi aberto na cidade para atender as exigências do mercado de trabalho municipal, estadual e nacional.

Para informações e matriculas ligue 0xx(67) 3255-1445 ou 2222.

O Ministério da Ciência e Tecnologia poderá participar do projeto "Navega Pantanal", realizado pela Fundação Manoel de Barros e voltado para ampliação do capital social e inclusão tecnológica do homem pantaneiro. A informação partiu da assessoria do secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério, Joe Valle, que estará a partir desta quarta-feira (13 de fevereiro) em Mato Grosso do Sul.

A discussão com a FMB e a Uniderp será realizada em campo grande na quinta-feira (14). "Existe uma grande possibilidade da Secretaria encampar esse projeto, levando a inovação, a ciência e a tecnologia até o homem pantaneiro e desenvolvendo um importante ponto de interseção entre os dois ministérios, Mapa e MCT" disse Valle, lembrando que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento já apóia o "Navega Pantanal".

O projeto instalou até o momento 20 bases ao longo da bacia do Alto Paraguai, para qualificar e desenvolver a comunidade a partir da difusão de tecnologias e acesso a informação. Na quarta-feira, Valle estará em Maracaju, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa, Márcio Portocarrero, para participar da abertura da Showtec.