quinta, 21 de fevereiro de 2008
G1
Com alimento em abundância, animais se dispersam por toda a planície pantaneira.
Cheia dos rios marca o período de reprodução de alguns animais.
No Pantanal, a chuva trouxe de volta os bichos, a beleza e os turistas. Do alto, já dá para perceber a mudança na paisagem. Os rios transbordaram e a vegetação está mais bonita. Com alimento em abundância, os bichos se dispersam.
Os turistas fazem questão de chegar bem perto dos animais. "A proximidade que a gente pode ter deles, acho que é isso assim que é mais encantador", comenta a psicóloga Luciana Vilela.
A cheia também marca o período de reprodução de algumas espécies do Pantanal, como os peixes, jacarés e até algumas aves. Como as japoíras, que constroem os ninhos em árvores na beira do rio. Os ninhos em forma de cacho são construídos pelos machos para agradar as fêmeas.
As japoíras também têm outra curiosidade. Elas imitam o som de outras aves.
Um grupo de São Paulo desceu o rio Cuiabá para captar imagens inusitadas e encontraram um ninho com pássaros recém-nascidos e registraram a movimentação macacos na copa das árvores.
"Vou guardar de lembrança para mostrar a quem não veio aqui, como minha família que está em São Paulo", afirma a administradora de empresas Kátia di Domenico.