imagem do onda

Notícias de Bonito MS

Mais uma vez, a biodiversidade de Mato Grosso do Sul ganhou destaque no noticiário nacional. Essa semana uma revista de circulação nacional publicou reportagem sobre projetos de conservação da onça pintada no Estado.

No primeiro dia do ano foi publicada uma reportagem no The New York Times, tradicional jornal dos Estados Unidos, sobre um projeto de conservação de onças-pintadas desenvolvido nas fazendas San Francisco e São Bento, no pantanal de Miranda.Dessa vez a reportagem relata a história de um caçador de onças, Carlos Roberto Platero, de 61 anos, que nos idos de 1980 abatia onças contratado por pecuaristas cansados de terem o gado predado pelos felinos. Porém, atualmente, ele é contratado por pesquisadores para localizar o animal e disparar-lhe um tiro não-letal, mas de tranqüilizante.

Dessa forma o animal fica sedado por algumas horas, tempo necessário para que biólogos e veterinários possam realizar coletas de amostras e estudar o comportamento do animal, com o objetivo de preservá-lo.

A onça-pintada figura na lista oficial de animais em risco de extinção do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) e é considerada o maior felino das Américas e o terceiro mais rápido do mundo.

De acordo com a World Conservation Union (União Mundial de Conservação), maior e mais importante rede de conservação do planeta, a população mundial de onças pintadas contabiliza aproximadamente 50 mil indivíduos e está prestes a traçar a mesma trajetória dos tigres da China e dos leões da África, que têm uma população bem menor do que as onças, com altíssimo risco de se extinguirem.

Tais projetos de conservação de onças no Estado são iniciativas de organizações não-governamentais como o Instituto Pró-Carnívoros, as quais incentivam o turismo na região, aliando pesquisa científica ao ecoturismo, agregando valor ao turismo sustentável, que vem se despontando em Mato Grosso do Sul.

De acordo com Vanessa Gouvea Leite, gerente do posto avançado do Sebrae/MS, em Bonito, o objetivo do evento é treinar profissionais de bares e restaurantes, para reduzir custos de produção e diversificar o cardápio. "A comunidade também poderá participar com o objetivo de promover a educação alimentar, para melhorar a saúde e a qualidade de vida".

Serviço

O treinamento está sendo realizado no pátio da Prefeitura Municipal de Bonito, na Av. Coronel Pilad Rebua nº 1250, e acontece dos dias 07 a 11 de julho, nos seguintes horários: das 8 horas às 10h30min, das 13 horas às 15h30min, das 15h30min às 18 horas, e das 19 horas às 21h30min.

O Rock in Rio Madrid encerra neste final de semana a sua edição 2008 e a Embratur (Instituto Brasileiro do Turismo), apoiadora da incitativa, investe na divulgação do turismo brasileiro na Cidade do Rock por meio de diversas ações promocionais, quem vêm acontecendo desde o começo da festa (27 e 28 de junho). O sucesso dos dois primeiros dias de promoção - em que cerca de 3 mil pessoas puderam andar na "roda gigante do Brasil", que traz projetadas em seu interior imagens de destinos turísticos do País - promete se repetir.

A visitação no estande da Embratur superou as expectativas. Houve distribuição de brindes aos que passaram pelo local e por meio da promoção "Brasil, eu vou", os participantes do Rock in Rio Madrid puderam tirar fotos com paisagens de vários destinos brasileiros ao fundo. Até o dia 23 de julho, através de votação on-line, pelo site www.rockinrio.braziltour.com, internautas de todo o mundo podem escolher as três melhores imagens. Os ganhadores da promoção vão visitar o Recife, convidados pela Embratur e a TAP.

Até o último dia de festa serão distribuídos 20 mil chaveiros "pet tree" - miniatura de árvore dentro de uma cápsula de acrílico que deve ser molhada regularmente e, depois de dois meses, retirada da embalagem e plantada normalmente -, 100 mil fitinhas "Brasil, eu vou", quatro mil ecobags e mil pins com a Marca Brasil. O objetivo é divulgar a cultura brasileira na Espanha como forma de consolidar a imagem do País nesse mercado, atraindo assim, cada vez mais turistas e divisas. A presidente da Embratur Jeanine Pires, que cumpre agenda oficial em Madrid, acompanhará as ações da Embratur durante o Rock in Rio neste final de semana.

Atrações musicais - Dentre as atrações nacionais que estiveram presentes ao evento, não só Ivete Sangalo e Carlinhos Brown brilharam entre o público espanhol. A criatividade do povo brasileiro foi reconhecida também no grupo de percussão e música eletrônica Patubatê, originário de Brasília, que também se apresenta neste final de semana no estande do Brasil e na área VIP da Cidade do Rock.

Mercado Espanhol - A Espanha é um dos mercados de altíssima prioridade para promoção dos destinos e produtos turísticos brasileiros, de acordo com as diretrizes do Plano Aquarela - Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil. Foi o 9º país emissor de turistas para o Brasil em 2007, com cerca de 216 mil visitantes.

De acordo com a Demanda Turística Internacional 2006, 42% dos turistas espanhóis tiveram o lazer como motivação da visita ao Brasil e cerca de 96% dos entrevistados manifestaram intenção de voltar ao Brasil. Ainda de acordo com o estudo, as cidades mais visitadas pelos espanhóis a lazer foram Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.

Um novo mapeamento do aqüífero Guarani, localizado em boa parte em Mato Grosso do Sul, revela que a maior reserva subterrânea de água doce das Américas pode não ser tão inesgotável como se anunciava há alguns anos.

Matéria publicada no jornal Folha de São Paulo, dá conta de que o mapa, ainda em fase de finalização, realizado pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), constata que o fluxo de água na camada geológica que forma a reserva é mais lento do que o registrado anteriormente em outros estudos.

Em outras palavras, se o ritmo de extração de águas em determinado local do aqüífero for muito intenso, a água se esgota e leva tempo para reaparecer. Ou seja, pode ser um risco apostar na reserva como fonte para suprir a demanda de consumo de água.

De acordo com a matéria, um provável resultado do novo mapeamento é a revelação de que o aqüífero pode ser 10% menor do que se imaginava, em função de novos critérios geológicos adotados para o projeto internacional de proteção do reservatório, do qual a Unesp participa.

A publicação alerta para problemas regionais como a poluição da agricultura, com a prática de irrigação com vinhaça, e a entrada de agentes contaminantes nas águas por meio de poços escavados sem precaução.

O mapa hidrogeológico está sendo realizado pelo Laboratório de Estudo de Bacias, da Unesp, e deve ficar pronto até o fim do ano.

A reserva estende-se pelo Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. Sua maior ocorrência se dá em território brasileiro (2/3 da área total), abrangendo os Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Nos dias 30 de julho a 03 de agosto, acontece o Festival de Inverno de Bonito, no município de Bonito. Cerca de 60 projetos se inscreveram para o festival. A programação completa do Festival de Inverno de Bonito, já conta com shows de Ana Carolina, Maria Bethânia, Zé Ramalho, Mariana Aydar e Almir Sater. Além disso, um projeto sul-mato-grossense fará a estréia do Planeta Música MS, formado por músicos consagrados do Estado, em uma proposta original.

Inicia hoje curso que será ministrado numa unidade móvel (caminhão), equipado com uma cozinha experimental pedagógica projetada para ensinar como preparar alimentos de baixo custo e alto valor nutritivo, utilizando os alimentos de forma integral, preferencialmente com receitas que utilizem produtos da própria região, respeitando as diversidades culturais.

Diversas turmas em diferentes horários.

Contado:(67) 3255-4670
curso@bonito-ms.com.br

Inscrições:

Centro de Atendimento ao Turista
Rodoviaria Bonito - Guia Lopes da Laguna , Km 1 (próximo à Bonito FM)

A banda de blues Bêbados Habilidosos é uma das atrações musicais que a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) leva para a 9ª edição do Festival de Inverno de Bonito, que será realizado de 30 de julho a 3 de agosto em Bonito/MS.

Formada por ex-membros da extinta "Blues Band", considerada a primeira banda de blues do Estado, a banda "Bêbados Habilidosos" tem como ponto comum a paixão pelo ritmo nascido às margens do Mississippi nos Estados Unidos: o blues. Atualmente integram a banda o vocalista Renato Fernandes, o baixista Marcelo Rezende, o baterista Erik Taton e o guitarrista Rodrigo Paiva.

Amigos que tocam juntos há mais de uma década, o negócio deles é realmente a boemia retratada pelas composições da banda, todas calcadas no ritmo e suas vertentes mais próximas do soul ao rocknroll clássico. Seu repertório é formado por 90% de composições próprias e os 10% restantes se completam por clássicos do gênero, de B.B. King a James Brown, e nunca deixam de lado o improviso, tão característico do blues.

O bar é maior referência de "os Bêbados", como são sempre chamados. Já tocaram em diversos lugares da Capital nesses dez anos, do Aero Rancho à Penitenciária. Para eles, ter 10 pessoas ou mil na platéia não faz muita diferença. A paixão pelo que fazem é o que conta. A banda apresentou-se no evento Sesi Jazz & Blues e no Sesc Vila Mariana, em São Paulo; no Projeto Gerações e no 10º Moto Road, em Campo Grande; e no Festival Rock 10. Tocaram também em Cuiabá, Rio Verde, Dourados e em diversos encontros de motoclubes da região.