imagem do onda

Notícias de Bonito MS

Continua hoje e termina amanhã, a sexta edição do Festival da Guavira que acontece no município de Bonito, a 249 quilômetros de Campo Grande. O Festival deste ano traz como novidade um festival municipal de música para eleger os cinco melhores artistas, ou grupos musicais, além da 1ª Conferência Municipal de Cultura de Bonito.
Ainda hoje e amanhã, continuam as diversas atrações culturais da área de educação como: apresentações musicais, teatro, danças, literatura e culinária regional, com a participação de grupos indígenas, quilombola, escolas e projetos sociais.

Os bares e restaurantes que integram a Associação dos Bares e Restaurantes de Bonito (Vicio da Gula, Taboa Bar, Aquário Restaurante, Churrascaria Pantanal, Cantinho do Peixe, Padaria Colônia, Casa do João, Sale & Pepe), estarão oferecendo em seus cardápios sucos, doces, peixe e carnes ao molho de guavira, além de guavira, aos freqüentadores durante o período do evento. (Com informações da assessoria do Festival).

Confira a programação de hoje

Apresentações do Projeto Arte Para Todos

18h00 - Oficina de Perna de Pau e Fanfarra dos Programas Sociais.

19h00 - Apresentação dos alunos da Oficina de Violão.

19h15 - Apresentação dos alunos da Oficina de Viola.

19h25 - Apresentação dos alunos da Oficina de Flauta.

19h35 - Apresentação do Coral dos Programas Sociais.

19h45 - Apresentação da Oficina de Dança Regional.

19h55 - Peça teatral da Oficina de Teatro.

20h15 - Dança do Grupo P.A.S.

20h25 - Street Dance do Projeto Arte Para Todos.

22h40 - Atrações musicais da 1ª Seletiva "Canta Bonito".

23h40 - Grupo Chalana de Prata.

O município de Bonito, a 249 quilômetros de Campo Grande, realiza de hoje a domingo, a sexta edição do Festival da Guavira. O Festival deste ano traz como novidade um festival municipal de música para eleger os cinco melhores artistas, ou grupos musicais, além da 1ª Conferência Municipal de Cultura de Bonito.

A abertura acontece hoje as 19h30, com apresentação da Banda Municipal e TTBB e às 20h começam as diversas atrações culturais da área de educação como: apresentações musicais, teatro, danças, literatura e culinária regional, com a participação de grupos indígenas, quilombola, escolas e projetos sociais.

Os bares e restaurantes que integram a Associação dos Bares e Restaurantes de Bonito (Vicio da Gula, Taboa Bar, Aquário Restaurante, Churrascaria Pantanal, Cantinho do Peixe, Padaria Colônia, Casa do João, Sale & Pepe), estarão oferecendo em seus cardápios sucos, doces, peixe e carnes ao molho de guavira, além de guavira, aos freqüentadores durante o período do evento.

Maria Inês Amaral, Evânia Gomes de Moraes Marsiglia e Maria Luiza Marinho de Barros, servidoras da Fundação de Turismo (Fundtur), vão representar Mato Grosso do Sul na Feira Internacional de Turismo EIBTM 2007, de 27 a 29 de novembro, em Barcelona, Espanha. A EIBTM é a principal exposição do setor de conferências, incentivos, eventos, viagens de negócios e congressos.

As servidoras são profissionais de comunicação (jornalismo e publicidade), com experiência em marketing, em feiras nacionais e internacionais, com conhecimento das políticas públicas para o turismo e que entendem a necessidade de comercialização de forma efetiva, conforme identificado durante a realização da Feira Internacional e 1º Salão de Turismo de Mato Grosso do Sul e durante todas as feiras e eventos do ano de 2007.

Mato Grosso do Sul estará presente na EIBTM com um módulo dentro do estande da Embratur. A participação do Estado visa fomentar e consolidar a venda do destino Mato Grosso do Sul, proporcionar melhores alternativas para a conquista do público latino da Europa, bem como estreitar relacionamento com os países presentes. A finalidade é promover e divulgar as riquezas de nosso Estado, como Pantanal, Bonito - Serra da Bodoquena e Campo Grande (roteiros priorizados pelo Ministério do Turismo), incentivando a comercialização de seus produtos turísticos para a promoção do desenvolvimento sustentável.

No último dia 13 foi realizado em Bonito (MS), o Seminário de Financiamento para o Turismo (Como ter acesso ao Crédito). O evento aconteceu na Sala de Reuniões da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, das 9 às 12 horas.

O Seminário contou com a participação de José Rocha Filho, do Departamento de Financiamento e Promoção de Investimento no Turismo do Ministério do Turismo, Augusto Barbosa Mariano, Secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito e representantes do Banco do Brasil.

O objetivo do evento foi ampliar a divulgação dos programas oficiais de financiamento junto a potenciais investidores da atividade turística de Bonito e Região e, orientá-los sobre os procedimentos para acesso ao crédito de fomento do turismo.

A Prefeitura de Bonito tem uma preocupação na constante melhoria da qualidade de vida de seus cidadãos, assim como a excelência no atendimento dos turistas. Por isso, investimentos em educação, saúde, cultura, qualificação profissional e infra-estrutura são fundamentais.

O fomento de atividades que venham a favorecer o crescimento econômico de forma sustentável traz muitos benefícios para o alcance dos objetivos desse paraíso ecológico, que neste ano conquistou muitos prêmios, como: Melhor Projeto Sustentável e Melhor Atração Turística pelo Guia Quatro Rodas e, já pela sexta vez consecutiva, o Melhor Destino de Ecoturismo do Brasil, conforme a opinião dos leitores da Revista Viagem & Turismo, sendo que este último prêmio, somente Bonito (MS) o recebeu a cada ano, desde sua criação.

Augusto Barbosa Mariano, Secretário de Turismo, Indústria e Comércio, acredita na integração entre a Comunidade, Setor Privado e Setor Público, como forma democrática de construção da Sociedade, onde as ações devem ser focadas no bem estar e desenvolvimento humano, sem menosprezar a responsabilidade com o meio ambiente.

Uma dos locais mais requisitados por turistas no Estado, o Pantanal, receberá a visita de um grupo de funcionários e familiares da Rio Tinto. Hoje e amanhã será realizado o Programa de Observação de Pássaros, uma iniciativa que permite um contato com a diversidade das aves pantaneiras que abriga cerca de 500 espécies. O evento é programado anualmente e tem parceria com a ONG internacional BirdLife e terá duas etapas: uma palestra sobre identificação desses animais e visita a campo na Estrada Parque, em Corumbá.

A programação tem início hoje, dia 23 de novembro, com a palestra "Observando e fotografando aves em Corumbá", que acontece às 19 horas, no Hotel Nacional. A apresentação tem duração de duas horas e será ministrada pela bióloga Maria Antonietta Castro Pivatto juntamente com o fotógrafo Daniel de Granville. Os participantes receberão informações sobre as aves, sua importância ecológica, conservação, melhor forma de observá-las, técnicas fotográficas em ambiente natural, equipamentos, recursos técnicos, conduta ética, organização de acervo fotográfico, entre outros.

No sábado, dia 24, a partir das 5 horas da manhã, o grupo segue para a Estrada Parque, na região do Lampião Aceso. A rodovia tem 120 quilômetros e é um dos lugares mais visitados por turistas devido à rica paisagem e a diversificação da fauna e da flora pantaneiras. O evento deve durar cerca de seis horas e os visitantes vão aprender a observar aves mais comuns como o canário da terra, bem-te-vi de bico chato, seriema, carcará, tuiuiú, martim pescador, cabeça seca, urubu de cabeça vermelha, etc..

Em 2005, o projeto ocorreu na região de Antonio Maria Coelho, e envolveu cerca de 30 participantes onde foram identificados 47 espécies diferentes de aves, e que foram registrados em publicação anual da Rio Tinto voltada para o desenvolvimento sustentável desenvolvida no escritório central da empresa, em Londres, Inglaterra.

O objetivo deste programa desenvolvido pela Rio Tinto em todas suas unidades no mundo, é de não apenas promover a sensiblização dos participantes na prática da observação de aves, mas também promover o interesse pelo registro das espécies observadas pela fotografia.

A bióloga Maria Antonietta Pivatto ressalta que ao incentivar a participação dos funcionários no evento, a Rio Tinto contribui com a preservação do Pantanal. "Quanto mais eles conhecerem a respeito da fauna e da flora da região, mais eles terão consciência sobre a importância ecossistema. Além de contribuir com a conservação, a empresa gera oportunidade para a criação de uma nova fonte de renda para as futuras gerações através do turismo de observação de aves", afirma.

MEIO AMBIENTE

A Rio Tinto é uma empresa que atua de forma ambientalmente responsável em Corumbá e em todo o mundo, sendo a primeira corporação do Mato Grosso do Sul a obter certificação pela norma internacional ISO 14001 para o sistema de gestão ambiental. A redução do uso de recursos naturais, a conscientização ambiental de seus empregados, a destinação correta dos resíduos, o uso adequado da água, o reflorestamento de áreas mineradas, bem como o monitoramento e controle da qualidade do ar estão entre os principais objetivos da política ambiental da corporação.

O município de Bonito, a 249 quilômetros de Campo Grande, realiza entre os dias 24 e 25 de novembro a sexta edição do Festival da Guavira.

O Festival deste ano traz como novidade um festival municipal de música para eleger os cinco melhores artistas, ou grupos musicais, além da 1ª Conferência Municipal de Cultura de Bonito.

O evento terá diversas atrações, como apresentações musicais, teatro, danças, literatura e culinária regional, com a participação de grupos indígenas, quilombola, escolas e projetos sociais.

6ª Feira - Dia 23 de novembro

19h30 - Abertura - com apresentação da Banda Municipal e TTBB

20h00 - Atrações culturais da área de educação:

1. Dança Quadribaile - Escola Municipal Vitalina Machado

2. Dança do Coco - EM Manoel Inácio de Farias

3. Ciranda - EM Izaura Guimarães

4. Grupo de Dança Ginga Bonito - EM João Alves da Nóbrega

5. Dança Eclética - EM João Alves de Arruda

6. Dança Country - Escola Estadual Camargo Gomes

7. Grupo Afro da Escola Águas do Miranda

22h30 - Atrações musicais da 1ª Seletiva "Canta Bonito"

23h30 - Delinha e Banda

Sábado - Dia 24 de novembro

Apresentações do Projeto Arte Para Todos

18h00 - Oficina de Perna de Pau e Fanfarra dos Programas Sociais.

19h00 - Apresentação dos alunos da Oficina de Violão.

19h15 - Apresentação dos alunos da Oficina de Viola.

19h25 - Apresentação dos alunos da Oficina de Flauta.

19h35 - Apresentação do Coral dos Programas Sociais.

19h45 - Apresentação da Oficina de Dança Regional.

19h55 - Peça teatral da Oficina de Teatro.

20h15 - Dança do Grupo P.A.S.

20h25 - Street Dance do Projeto Arte Para Todos.

22h40 - Atrações musicais da 1ª Seletiva "Canta Bonito".

23h40 - Grupo Chalana de Prata.

Domingo - Dia 25 de novembro

20h00 - Dança "Cabaré Fantasma", grupo TTBB.

20h30 - Anúncio dos resultados e apresentação musical dos artistas premiados da 1ª Seletiva "Canta Bonito"

22h00 - Peça teatral "Natureza em Chamas", grupo TTBB

22h30 - Seresteiro Ricardo Maciel

23h30 - Elinho do Bandoneón.

Durante o evento os bares e restaurantes que integram a Associação dos Bares e Restaurantes de Bonito (Vicio da Gula, Taboa Bar, Aquário Restaurante, Churrascaria Pantanal, Cantinho do Peixe, Padaria Colônia, Casa do João, Sale & Pepe), oferecerão em seus cardápios sucos, doces, peixe e carnes ao molho de guavira, além de guavira, aos freqüentadores.

O 6º Festival da Guavira de Bonito é uma realização da Prefeitura Municipal de Bonito, através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, da Divisão de Cultura da Funceb e das secretarias de Ação Social, Educação e Meio Ambiente. Tem também o apoio cultural da Fundação de Cultura de MS, do Fórum Estadual de Cultura, do Fórum Municipal de Cultura de Bonito e do SEBRAE.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail bonijornalista@pop.com.br, ou pelos telefones: 9605-2746 e 9924-1133.