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Notícias de Bonito MS

Não há como ignorar o trocadilho: Bonito é realmente muito bonito. A natureza foi ímpar em suas atribuições, e os privilegiados são os turistas, que a cada ano descobrem, no Mato Grosso do Sul, a 278 quilômetros da capital do E stado - Campo Grande - esse paraíso.
As atrações vão da simples contemplação - que em Bonito ganha um novo sentido - à mais pura adrenalina, especialmente concebida para os adeptos dos esportes radicais.

Bonito fica na Serra da Bodoquena - que abriga a maior extensão de florestas preservadas do Mato Grosso do Sul - e possui o maior aquário natural de água doce do Brasil.

As opções de diversão e aventura são inúmeras: trekking, banhos de cachoeiras, grutas de águas cristalinas, como a belíssima Gruta do Lago Azul, flutuação nas correntezas de rios como Sucuri, da Prata e Formoso, rafting, mergulho autônomo (com cilindros de oxigênio), trilhas de bike, rapel, parapente, ultra-leve.

O santuário ecológico ainda preserva uma admirável diversidade de espécies animais e vegetais. O mais impressionante é observar a riqueza que habita o fundo de rios e lagoas. A visibilidade das águas da região, garantida pela alta concentração de calcário, que funciona como agente purificador, permite que o turista desfrute desse privilégio.

O sucesso do turismo em Bonito está intimamente ligado à preservação da natureza. Qualquer passeio nesse santuário é acompanhado por um guia local registrado.

Nesse contexto, foram criados o Parque Ecoturístico da Bodoquena e o Projeto Vivo. O primeiro é uma iniciativa da ONG Instituto Peabiru de Ecoturismo e inclui passeios em canoas canadenses, mountain bikes, cavalos e trekking. Já o segundo, promove trekking, rafting no Formoso, passeios a cavalo e atividades especiais para crianças utilizando papel reciclado e reciclagem de lixo. Ambos são empreendimentos de lazer associados à educação ambiental e procuram mostrar como é possível aliar conservação da natureza, ecoturismo e geração de empregos.

Produtores rurais e técnicos alemães estão conhecendo as etapas de criação do jacaré do Pantanal. A comitiva, integrada por 18 pessoas, chegou no domingo, dia 2, ao País, com o objetivo de conhecer produtos diferenciados produzidos pela agricultura e pecuária do Brasil. O jacaré é um deles.

A agenda do grupo começou por Mato Grosso do Sul. Os alemães conheceram a criação nas fazendas conjugadas Cacimba de Pedra-Reino Selvagem, no Pantanal de Miranda, distante 226 quilômetros de Campo Grande.

Na fazenda Reino Selvagem o animal fica pronto em um período de 12 a 15 meses de idade. Já a Cacimba de Pedra atua na atividade de turismo rural, com grupos interessados em conhecer as etapas de produção do jacaré e vivenciar o dia-a-dia da lida rural.

No Estado, os alemães vão conhecer, ainda, a tecnologia de transferência de embriões de bovinos, o sistema de cultivo de arroz irrigado e alguns frigoríficos. Eles seguem depois para Região Norte do Brasil e terminam a visita tecnológica no Nordeste onde vão acompanhar a produção de cachaça. A caravana tem como objetivo o turismo ecológico e não há caráter comercial na visita.

A política de divulgação da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur) inclui mostrar as potencialidades do Estado diretamente ao público final em eventos não específicos do setor. Este mês a Fundtur participa de uma feira de festas infantis em São Paulo para atender essa política. Mato Grosso do Sul é o primeiro Estado e único convidado a participar da feira destinada a empresas paulistas.

"O público dessa feira é muito interessante, tem poder aquisitivo para consumir o nosso produto. A intenção é atingir o público direto, que é também um pedido muito forte do próprio empresariado sul-mato-grossense. E esse público está na feira de carros ou até mesmo na feira de novidades em festas infantis", explica a diretora-presidente da Fundação de Turismo, Nilde Brun.

O estande da Fundação deve contar com a presença de representantes da Abratur/MS (Associação Brasileira de Turismo Rural de MS), Gopan (Grupo de Operadoras de MS) e Abav/MS (Associação Brasileira de Agências de Viagens) para divulgar roteiros e pacotes voltados para o público-alvo da feira. Segundo Alexandre Costa Marques, representante da Abratur/MS, haverá um pacote de turismo rural montado e apresentado especificamente para esta feira. "O pacote é composto de 5 dias e 4 noites divididos em duas fazendas, a Baía Grande e a Cacimba de Pedra, em Miranda, a 220 km de Campo Grande. Os turistas poderão aprender sobre educação ambiental e preservação na fazenda Cacimba de Pedra e na Baía Grande eles vão poder fazer passeios de barco, andar a cavalo e fazer trilhas", diz Alexandre. Para ele, o diferencial é que somente o estande de Mato Grosso do Sul estará voltado para o segmento do turismo. "Por sermos o único de turismo do evento, vamos chamar mais atenção. É importante ter encontros para divulgar esses pacotes ao público e realizar negócios diretos", afirma.

Junto com a Fundtur estará ainda a empresa Cris Ruaro Patisserie (confeitaria em francês) que levará o tema "Festa do Menino Pantaneiro". Segundo a empresária Cris Ruaro, tanto a decoração quanto os doces não serão convencionais. "Tudo será relacionado ao Pantanal; tudo que estiver em cima da mesa será comestível, os bichos, as árvores", explica.

A idéia é levar doces finos com o tema da região. "Em São Paulo, as pessoas não têm acesso a mato e bichos como nós temos aqui. As crianças também gostam de cavalos, jacarés, o que para eles é novidade. Acho que é muito interessante mostrar as potencialidades turísticas do Estado, que aqui tem pousadas, conforto, culinária diferente, com um custo menor do que outras regiões do país e até mesmo estrangeiras", afirma Cris. A 1ª MegaFestas Kids - Megafeira de Festas Infantis acontece de 14 a 16 de março no Terraço Daslu, na Vila Olímpica, São Paulo.

A diretora-presidente da Fundação de Turismo (Fundtur), Nilde Brun, acompanha o governador André Puccinelli na viagem para a Expoagro 2008 na cidade de Armstrong, província de Santa Fé na Argentina, para mostrar as potencialidades turísticas do Estado aos empresários argentinos.

Hoje, o governador deve proferir uma palestra sobre as oportunidades de negócios do Estado a 150 empresários dos setores agropecuário, turístico, industrial e bolsa de comércio e cereal. Haverá ainda a distribuição de um material de turismo em espanhol. A intenção é gerar negócios partindo da Argentina para Mato Grosso do Sul. "A Embratur fez um convite a vários empresários de lá e também fizemos convite a operadoras de Córdoba, Santa Fé e Salta. No segundo semestre estaremos realizando road shows em Buenos Aires, Córdoba, Salta e também queremos estender para Santa Fé. Esta será uma prévia da série de road shows", diz a diretora-presidente.

Nilde Brun ainda deve participar de uma reunião específica do turismo com a secretária de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa e com o secretário de Turismo, Comércio e Serviços da Província de Santa Fé, Sebastián Nardone.

A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur) divulga as potencialidades do Estado na 1ª MegaFestas Kids - feira de Festas Infantis que acontece de 14 a 16 de março no Terraço Daslu, na Vila Olímpica, São Paulo. O Mato Grosso do Sul é o único estado convidado a participar da feira destinada a empresas paulistas.

"O público dessa feira é muito interessante, tem poder aquisitivo para consumir o nosso produto. A intenção é atingir o público direto, que é também um pedido muito forte do próprio empresariado sul-mato-grossense. E esse público está na feira de carros ou até mesmo na feira de novidades em festas infantis", explica a diretora-presidente da Fundação de Turismo, Nilde Brun.

O estande da Fundtur contará com a presença de representantes da Associação Brasileira de Turismo Rural de MS (Abratur/MS) , Grupo de Operadoras de MS (Gopan) e Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav/MS ) para divulgar roteiros e pacotes voltados para o público-alvo da feira.

A ministra do Turismo, Marta Suplicy, estará na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em São Paulo, às 15h da próxima segunda-feira (10/03) para o lançamento de um serviço via internet destinado a divulgar e facilitar o acesso às normas elaboradas para o setor. A iniciativa faz parte do Plano Nacional de Turismo 2007/2010 (PNT) e tem também o objetivo de promover a qualidade dos equipamentos e serviços turísticos, além de contribuir para a participação do Brasil nos organismos internacionais de normalização.

"Desde 2002, com a instalação do Comitê Brasileiro de Turismo (ABNT/CB-54) e, mais fortemente, com a criação do Ministério do Turismo no ano seguinte, o Brasil vem investindo na elaboração de normas para pessoas e empreendimentos nos segmentos do turismo de uma maneira geral e mais especificamente em turismo sustentável, turismo de aventura e competências profissionais", comenta Pedro Buzatto Costa, presidente da ABNT.

Com o intuito de qualificar todos os associados, a Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav) traz novidades no Instituto de Capacitação e Certificação da Abav (Iccabav) e no Programa de Desenvolvimento Setorial em Agenciamento e Operações Turísticas (Proagência). "Em 2008, os dois projetos entram em sintonia para incentivar e profissionalizar o setor no Brasil", contou Isa Garbin, superintendente da Abav Nacional e coordenadora do Proagência, durante o 2º Fórum de Gestão para Gestores, hoje (04/03), em São Paulo.

Com a participação de 43 agentes, o evento está sendo realizado a pedido dos associados que não conseguiram se inscrever na primeira edição, em maio do ano passado. Essa é a primeira ação do Proagência no ano e será promovida também em Salvador, em 28 de março, e no Rio de Janeiro, em abril. Nessa primeira fase do programa, que vai até junho, o treinamento todo tem duração de 20 horas, das quais oito devem ser presenciais. Há seis opções: duas voltadas a gestores e uma para cada categoria de agentes relacionada pela Abav - emissores, receptores, operadores e consolidadores.

Na abertura, Antonio Azevedo, diretor do Iccabav, falou sobre o novo portal da entidade, que deverá ser lançado até o fim do semestre, e sobre os cursos a distância, que visam alcançar mais agentes, especialmente os do interior do país. Os cursos do Iccabav são voltados às 11 diferentes competências exercidas pelos agentes e foram desenvolvidos a partir de uma pesquisa feita no passado, com a colaboração de 1450 agências das 3.200 associadas. No final de março, os 37 cursos previstos para esse semestre serão apresentados às regionais, que escolherão aqueles que corresponderem às suas demandas. E a oferta aumenta no segundo semestre, com cursos como o de atendimento ao público GLS.

"Estamos preparando o mercado para implantar as certificações. O prazo para isso vai depender da resposta das agências, mas a expectativa é que possa ser feito em dois anos", comentou Isa. "A idéia é que o certificado seja uma regulamentação adicional ao currículo, tendo grande reconhecimento do mercado. Mais do que um título, ele vai mostrar a qualificação profissional do agente", explicou Azevedo aos agentes.

Abav-SP - O evento de hoje foi feito em parceria com a Abav-SP. Segundo o presidente, Edmar Bull, o principal foco da entidade é a capacitação profissional, que deve atingor ao menos 50% dos 630 associados em 2008. Além dos cursos da Iccabav, a regional desenvolve seus prórios treinamentos e, recentemente, formalizou uma parceria com a Associação das Agências de Viagens Independentes do Estado do Interior do São Paulo (Aviesp), Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) e o Sindicato das Empresas de Turismo do Estado de São Paulo (Sindetur-SP) para a oferta de mais cursos. Ao todo, serão mais de 50 opções até o final do ano.

Outra parceria recente foi firmada com o Fórum das Agências de Viagens Especializadas em Contas Comerciais (Favecc), que adquiriu o módulo que trata do sistema Fee para poder levá-lo a outros estados do Brasil. Até maio, estão agendados cursos em São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza e Recife.

Desde o começo do ano, novos acordos também foram feitos com empresas fornecedoras, como a Reserve, a Golden Cross, a Créditos e a Tour Site, que oferece 30% de desconto às agências que quiserem criar uma página na internet. "Muitas novidades ainda estão por vir, que beneficiarão empresas de pequeno, médio e grande porte", assegurou Bull.

O presidente falou também sobre os bacões da Abav-SP nos aeroportos de Congonhas e Cumbica, que estão sendo revitalizados. Ambos são terceirizados e, até o fim de março, vão oferecer novos serviços aos associados.