imagem do onda

sábado, 15 de março de 2008

Pesca esportiva volta a fazer parte do roteiro do turista

MS Notícias

Com o final do período da piracema no dia 1º de março, exceto nas bacias do rio Taquari, rio Miranda e rio Aquidauana, locais em que hoje (15) será o último dia de proibição, os turistas podem voltar a realizar um dos atrativos mais procurados do Estado, a pesca esportiva.

Para a diretora-presidente da Fundação de Turismo (Fundtur), Nilde Brun, a pesca deixou de ser o principal motivo da vinda de turistas e passou a ser uma opção de lazer para quem visita o Estado. "A pesca é forte como marca do destino, mas nas promoções que realizamos e os contatos que temos com o público e com os empresários de fora, o ecoturismo (Bonito/Pantanal) tem superado na procura", diz.

Informações obtidas pela Fundação de Turismo mostram que em Porto Murtinho, por exemplo, a pesca esportiva é o maior segmento do turismo, formado por entidades e grupos organizados como barcos-hotéis, colônias de pescadores profissionais, sindicato de piloteiros e aquaviários, hotéis e pousadas, restaurantes, bares e similares. Com o fechamento da pesca, o período de piracema serve para os empresários planejarem reformas e manutenção dos equipamentos turísticos.

A recomendação da Fundtur para a época de baixa temporada de pesca é buscar outras oportunidades e transformá-las em atrativos para o visitante. "A piracema, por exemplo, é pouco ou quase nada explorada e é uma explosão fantástica de natureza. Realizar ou captar eventos e trabalhar nichos de mercado, como por exemplo, a melhor idade, são outras alternativas importantes para driblar a sazonalidade. A nossa política é diminuir a sazonalidade, por isso precisamos e vamos trabalhar todos os segmentos de forma igualitária", explica Nilde.

Expectativas

Em Porto Murtinho, a expectativa é boa para este ano, devido ao trabalho de divulgação e marketing para alcançar outros nichos de mercado. Os empresários no setor de meios de hospedagem já registram um aumento de 15% no número de reservas para o primeiro semestre em relação aos dois anos anteriores. Eles ainda têm boas expectativas de movimento turístico nas épocas de feriados, eventos e festas regionais.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: