imagem do onda

Notícias de Bonito MS

Mato Grosso do Sul vai receber grupos de turistas estrangeiros em abril e maio para fazer roteiros agrotecnológicos, ecológicos e rurais. A vinda desses turistas é resultado das divulgações internacionais das potencialidades turísticas do Estado, ações promovidas pela Fundação de Turismo (Fundtur).

Dos dias 27 a 30 de abril, um grupo de 25 fazendeiros africanos da Namíbia vai conhecer Bonito, Miranda e o roteiro agrotecnológico na Fazenda San Francisco. Eles devem conhecer as tecnologias usadas na fazenda e o projeto Gadonça (estudo da interação entre grandes predadores carnívoros silvestres e animais domésticos), além de assistir a palestras de técnicos da agropecuária do arroz irrigado e do gado.

A Fundação de Turismo incentiva e divulga às operadoras o roteiro agrotecnolócio científico. "Estamos começando a trabalhar esse segmento e há muita chance de crescimento. A idéia é juntar conhecimento com turismo", disse Matheus Dauzacker Neto, técnico da Fundtur.

Divulgação em feiras

A vinda de seis grupos de 21 italianos em maio é fruto da participação do Estado na Bolsa Internacional de Turismo (BIT) em Milão, Itália, que aconteceu entre os dias 21 e 24 de fevereiro desse ano. "A participação em todas as feiras incentiva muito a vinda de turistas estrangeiros; foi a fundação que levou o material da operadora e eles se interessaram", afirma Fátima Cordella, diretora da operadora que vai trazer os turistas. Os grupos devem fazer turismo ecológico e rural em Bonito durante a visita no mês que vem.

A cidade de Bonito, no sudoeste de Mato Grosso do Sul, foi a sede da XX Reunião Anual do Fórum de Universidades Brasileiras para Assuntos Internacionais (Faubai), evento que reuniu, durante quatro dias, de 15 a 18 de abril, as lideranças das principais instituições de ensino superior de cerca de 20 países, além de representantes de praticamente todos os estados brasileiros no debate sobre o processo de internacionalização da educação. A Reunião foi coordenada pela UFGD, UFMS e UEMS, de Mato Grosso do Sul, com o apoio do CNPq e da Capes e incentivos do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

Para o vice-reitor da UFGD, professor Wedson Desidério Fernandes, a parceria construída pelas três Universidades foi fundamental para o sucesso desse desafio em proporções internacionais. "Ao mesmo tempo, passamos a ser a vitrine para o mundo, já que o Fórum reuniu representantes de praticamente todos os continentes, os quais esperamos que tenham levado uma imagem positiva da Reunião", disse Wedson.

"Não se pode falar em universalização se não existir a convivência, o diálogo e o respeito mútuo que predominou entre todos os participantes deste Fórum. A parceria das Universidades foi, na minha opinião, um dos mais importantes acontecimentos dos últimos tempos em Mato Grosso do Sul", avaliou o vice-reitor da UEMS, professor Adilson Crepalde.

Já o representante da UFMS, professor Leandro Sauer, disse que o principal ensinamento tirado dessa participação na Reunião Anual de Bonito foi de que as Instituições brasileiras precisam responder a alguns questionamentos básicos. "Nós estamos acostumados a voltar os olhos para o mundo, mas é preciso que seja feita uma reflexão dentro de cada um de nós, das nossas Universidades, se quisermos realmente possibilitar a mobilidade estudantil e fortalecer o intercâmbio internacional", afirmou.

Durante a reunião do Faubai também foi eleita a nova diretoria do Fórum para os próximos dois anos. A professora Suzana Queiroz de Melo Monteiro, diretora do Centro de Cooperação Internacional da Universidade Federal de Pernambuco, foi eleita para substitui a presidente Luciane Stallivieri, da Universidade de Caxias do Sul, que conduziu o Fórum nos últimos dois mandatos. A Assembléia Geral do Faubai também elegeu os novos membros das Regionais e dos Segmentos que compõem a diretoria. A professora Adriane Salm Coelho, diretora do Escritório de Relações Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados, foi mantida como membro suplente da Regional Centro-Oeste para o próximo biênio. A XXI Reunião do Faubai será realizada em abril do ano que vem em Manaus, no Amazonas.

A prefeitura municipal através da Secretaria de Produção e Desenvolvimento Rural, promoveu nos meses de março e abril a seleção de famílias, para atuar na Instalação da Unidade de Produção Coletiva de Verduras e Frutas no Viveiro Municipal. O projeto de iniciativa municipal obteve qualificação para receber repasse federal através do convênio entre prefeitura e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome por intermédio do Projeto CONSAD - Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local.

O projeto em fase de implantação abre grandes possibilidades de beneficiar os inscritos para ações de produção coletiva sendo o embrião de novos empreendimentos solidários e cooperados, para a organização do grupo em associações municipais e posteriormente em uma cooperativa regional de produtores e vendedores de produtos de horticultura e fruticultura.

Os benefícios diretos aos participantes do projeto estão no foco de desenvolver a melhoria na qualidade de vida, com a inserção de hábitos alimentares saudáveis, além de gerar trabalho e renda às famílias beneficiarias, inscritas nos programas sociais, através da comercialização da produção excedente e da capacitação, pelo cronograma de cursos previstos no projeto de Horticultura (produção de verduras e frutas), higiene, manipulação e aproveitamento de verduras e frutas e ferramentas de planejamento, gestão e comercialização.

A primeira fase contou com a parceria da Secretaria de Assistência Social do município os dirigentes da Associação da Vila Marambaia que disponibilizaram espaço e tempo para que as inscrições fossem preenchidas com êxito, dando continuidade as ações de preparo da área com apoio técnico da AGRAER - Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural na instalação de infra-estrutura para receber as famílias inscritas na unidade.

A presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Nilde Brum, disse esta manhã, durante entrevista ao programa Tribuna Livre, da FM Capital, que o Estado está apostando em uma nova modalidade turística para atrair estrangeiros: o turismo agrotecnológico.

Há dois anos este produto é oferecido na Capital e foi lançado, inclusive, no Salão Nacional do Turismo e, segundo Nilde Brum, tem atraído italianos, alemães, holandeses e portugueses. O programa inclui visitações a propriedades rurais da região de Campo Grande onde os visitantes observam as tecnologias aplicadas na pecuária e agricultura.

No Norte do Estado, afirma a presidente da Fundtur, também são desenvolvidos programas voltados para a agricultura e suinocultura, além da criação de aves exóticas, como o avestruz. "É um processo que está dando muito certo", conta Nilde.

Quanto às ações do governo voltadas ao turismo, Nilde Brum, afirma que neste ano o governo já participou de cinco eventos internacionais e o próximo será em maio, no Peru. Em maio também o governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), estará no Japão e empresários da área do turismo do Estado devem acompanhar a caravana. "Queremos trazer o turista asiático para cá porque temos um produto que interessa muito, que é o ecoturismo", disse.

Hoje o Estado é dividido em sete regiões turísticas, mas haverá uma subdivisão no Sul e Costa Leste para que sejam formadas nove regiões. Os destinos mais procurados são Bonito e Pantanal, por conta do ecoturismo e Campo Grande, por conta do turismo de eventos e negócios. Cada região, explica Nilde Brum, recebe um tipo de tratamento. "Cada região tem sua característica, dependo muito do público que estamos trabalhando", explicou.

O feriadão, nos dia 19, 20 e 21 (Tiradentes) promete ser movimentado em Bonito com a realização de dois eventos simultâneos: a 4ª Feira de Artesanato de Bonito e os últimos dias do 1º Festival Gastronômico, prorrogado até a próxima segunda-feira.

A 4ª Feira de Artesanato de Bonito será nos dias 19 e 20 (sábado e domingo) na Praça da Liberdade, inaugurada no ano passado após completa reforma. Sua atração principal é o Monumento das Piraputangas.

Entre as diversas atrações da feira estarão grupos folclóricos, teatrais, de danças e de apresentações musicais, além de barracas de comidas, doces e bebidas típicas. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio e da Divisão de Cultura da Fundação de Cultura e Esportes de Bonito (FUNCEB). Começa no sábado às 19h20 e a entrada é gratuita.

Já o 1º Festival Gastronômico, aberto no dia 17 de março, vai até o dia 21 de abril, segunda-feira. A realização é da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Bonito (ABRASEL), com apoio do SEBRAE e da prefeitura.

Ele consiste na oferta de novos pratos típicos nos cardápios, em oito bares e restaurantes: Pantanal - Carnes Exóticas, Confeitaria e Padaria Colônia, Castellabate Restaurante, Cantinho do Peixe, Taboa Bar, Casa do João, Vício da Gula Café e Aquário Restaurante.

Serviço:

Outras informações sobre a 4ª Feira de Artesanato de Bonito podem ser obtidas na Divisão de Cultura (67) 3255-3628, ou pelo celular 9237-6506. Sobre o 1º Festival Gastronômico no telefone 0800-703-5511.

A presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Nilde Brum, disse na manhã de ontem, durante entrevista ao programa Tribuna Livre, da FM Capital, que o Estado está apostando em uma nova modalidade turística para atrair estrangeiros: o turismo agrotecnológico.

Há dois anos este produto é oferecido na Capital e foi lançado, inclusive, no Salão Nacional do Turismo e, segundo Nilde Brum, tem atraído italianos, alemães, holandeses e portugueses. O programa inclui visitações a propriedades rurais da região de Campo Grande onde os visitantes observam as tecnologias aplicadas na pecuária e agricultura.

No Norte do Estado, afirma a presidente da Fundtur, também são desenvolvidos programas voltados para a agricultura e suinocultura, além da criação de aves exóticas, como o avestruz. "É um processo que está dando muito certo", conta Nilde.

Quanto às ações do governo voltadas ao turismo, Nilde Brum, afirma que neste ano o governo já participou de cinco eventos internacionais e o próximo será em maio, no Peru. Em maio também o governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), estará no Japão e empresários da área do turismo do Estado devem acompanhar a caravana. "Queremos trazer o turista asiático para cá porque temos um produto que interessa muito, que é o ecoturismo", disse.

Hoje o Estado é dividido em sete regiões turísticas, mas haverá uma subdivisão no Sul e Costa Leste para que sejam formadas nove regiões. Os destinos mais procurados são Bonito e Pantanal, por conta do ecoturismo e Campo Grande, por conta do turismo de eventos e negócios. Cada região, explica Nilde Brum, recebe um tipo de tratamento. "Cada região tem sua característica, dependo muito do público que estamos trabalhando", explicou.

Empreendedores e empresários de pequenos negócios atuantes nos setores da indústria, comércio, serviços e agroindústria, terão a oportunidade de aperfeiçoar suas habilidades com o treinamento "Como Falar em Público", que acontece em Bonito, de 22 a 25 de abril.

O curso possibilita o estudo da comunicação verbal e não-verbal, através da estruturação da linguagem oral e técnicas de ajustes fisiológicos que melhorem o formato comunicativo para apresentações em público.

Vanessa Leite, coordenadora do Posto Avançado do Sebrae de Bonito, conta que este é um treinamento de extrema importância, tanto para empresários, quanto para candidatos a vereadores do município, que queiram preparar-se para a campanha. "É uma forma de oferecer aos participantes ferramentas para uma comunicação eficaz com seus eleitores, através de gestos, postura e entonação de voz", afirma.

Para a instrutora Ana Kelly Martinez, "É uma forma de oferecer ao indivíduo habilidades de conhecimento diferentes da comunicação humana, não só apenas informações de oratória, mas de vários aspectos da comunicação; ou seja, tem um papel importante para todo comunicador".

Serviço

"Como Falar em Público" acontece das 19 às 23 horas, na Secretaria de Turismo do município, localizada na Avenida Coronel Pilad Rebua, 1.250. Mais informações no telefone 9222-1939, com Vanessa.