imagem do onda

terça, 29 de abril de 2008

Bolívia vai respeitar período de piracema no Pantanal

Mídiamax News

A Bolívia deverá criar o período de defeso na sua área de Pantanal, coincidindo com a época de proibição da pesca nos rios de Mato Grosso do Sul, em especial o Paraguai, de novembro a fevereiro. A medida está sendo articulada pela Secretaria-Executiva de Meio Ambiente com os organismos ambientais do governo boliviano.

O fechamento da pesca em ambos os lados da fronteira é resultante das discussões e acordos firmados durante o encontro transfronteiriço dos municípios pantaneiros de Mato Grosso do Sul e da Bolívia, realizado nos dias 18 e 19 em Puerto Quijarro. No evento também se discutiu outros temas comuns, como segurança e saúde.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Eboli, o envolvimento da Bolívia nas políticas de controle e redução da pressão ao estoque pesqueiros do Pantanal é fundamental para a garantia das espécies que sofrem maior impacto com a pesca esportiva. Quinze por cento do território pantaneiro fica na Bolívia.

O acordo a ser firmado abrange a área de planície que faz fronteira e situa-se na influência das lagoas Gaíva, Uberaba e Mandioré, ao norte de Corumbá. Na reunião em Puerto Quijarro, o secretário propôs a implantação do defeso pela Bolívia para permitir um maior controle do acesso de pescadores em toda a faixa de fronteira interligada pelas lagoas.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: