Notícias de Bonito MS
Pequenos produtores de Bonito, distante 247 quilômetros de Campo Grande, participam hoje, de curso sobre agricultura orgânica. O trabalho deve envolver 50 famílias de agricultores tradicionais e tem como objetivo organizar o grupo para a produção orgânica.
A atividade é desenvolvida em parceria entre a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e o Projeto GEF Rio Formoso em conjunto com a prefeitura e sindicato rural. Após a capacitação, a expectativa é de que a associação seja formada até o fim do ano.
O Condel/FCO (Conselho Deliberativo do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) se reúne hoje, em Bonito. A pauta da reunião inclui oito proposições apresentadas pelos gestores do Fundo, entre elas, a que autoriza o financiamento de empreendimentos no âmbito dos PACs (Programas de Aceleração do Crescimento), a de PPPs (Parcerias Público-Privadas) e a que cria indicadores de desempenho visando aprimorar e monitorar a gestão do FCO.
Para o secretário de Desenvolvimento do Centro-Oeste (SCO), do Ministério da Integração Nacional, José Antonio Totó Parente, que é também o secretário-executivo do Condel/FCO, a reunião de Bonito deve representar mais um passo no sentido de destravar a aplicação dos recursos do fundo, com flexibilização das exigências e criação de novas linhas de crédito, mais ajustadas com as diretrizes de crescimento econômico estabelecidas pelo governo federal.
O Condel é responsável pelo acompanhamento dos programas de financiamento do FCO, pela avaliação dos resultados apresentados e por compatibilizar os projetos com as ações dos órgãos de desenvolvimento nacional, regionais, estaduais e municipais.
A reunião tem início às 14h15, no Centro de Convenções local.
A Feira Internacional e 1º Salão do Turismo de Mato Grosso do Sul vai ser lançado no dia 24 de setembro (segunda-feira) no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo às 19h. O governador André Puccinelli deve estar presente junto com a diretora-presidente da Fundação de Turismo do Estado (Fundtur), Nilde Brun. Foram convidados prefeitos, deputados estaduais e o todo o trade turístico.
O objetivo do evento é promover e divulgar os diversos destinos turísticos do Estado, visando o fortalecimento da atividade turística e da economia regional. A Feira será realizada entre os dias 18 e 22 de outubro.
Segundo Nilde, somente pela Tam virão representantes de 29 operadoras e 14 jornalistas dos Estados Unidos. Já a Tap (Transportes Aéreos Portugueses) vai trazer representantes da Espanha, Portugal, França, Suíça, Alemanha, Itália, Inglaterra e mais três países da Escandinávia.
O Ministério da Cultura, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e do Programa Monumenta, a Prefeitura Municipal de Corumbá, a Fundação Barbosa Rodrigues e a Fundação Cândido Rondon, realiza no dia 18 a solenidade de entrega da obra de restauração da Casa Wanderley Baís, onde funcionará o Museu de História do Pantanal. Na mesma data ocorrerá inauguração da nova sede do Escritório Técnico do Iphan em Corumbá e a aula da Oficina de Ladrilho Hidráulico.
Confira a programação:
9 horas - Inauguração da nova sede do Escritório Técnico do Iphan Rua Manoel Cavassa, s/n (antigo Prédio da Alfândega) - Beira Rio - Corumbá/MS
15 horas - Entrega da obra de restauração da Casa Wanderley Baís Rua Manoel Cavassa, 171 - Beira Rio - Corumbá/MS
Com o objetivo de elaborar o Plano Distrital do DESAI (Departamento de Saúde Indígena), foi realizada em Bonito, uma importante reunião do Pólo Indígena da Funasa, que é gerenciado por João Ferreira da Cruz, contando também com as presenças do secretário Municipal de Saúde, Nivaldo Inácio Carneiro, do presidente do Conselho local da Saúde Indígena, Edivaldo Almeida e de lideranças indígenas das Aldeias Barro Preto, Tomasia e São João.
Segundo afirmação de João Ferreira, chefe do Pólo, o objetivo principal da reunião que teve a duração de oito horas, foi de elaborar o Plano Distrital que, trata do Planejamento dos trabalhos e metas a serem realizadas nas aldeias, as quais são atendidas por uma equipe multidisciplinar de saúde indígena, composta pelos profissionais Fernando Saggiorato (médico), Mauro Ramires Banzato (dentista), Célia Maria Silveira Aguirre (enfermeira), Solange da Silva Savedra Gomes (auxiliar de enfermagem), e pelos agentes de saúde indígena Pedro Farias Rosa e Abadio Dias.
Além das pessoas no minadas, estiveram presentes ainda na reunião, o Chefe do DESAI, Nelson
Carmelo Olazar, a secretária de Saúde de Porto Murtinho, Orieta Consuelo Fernandes, e agentes de saúde da Funasa. João Ferreira da Cruz informou ainda que, o Plano Distrital é realizado com as presenças das lideranças da comunidade, pelo fato de que os projetos estejam de acordo com as necessidades de cada aldeia, sendo que na decisão final da reunião, é finalmente lavrada em ata pela assessoria do Pólo, sendo posteriormente encaminhada para o Distrito Sanitário Regional Indígena, na Coordenação de Mato Grosso do Sul, sediada em Campo Grande e, posteriormente segue para o DESAI (Departamento de Saúde Indígena). O Plano Distrital ora discutido, servirá para o biênio de 2008 a 2010, e estará embasado para orientação e ações dos investimentos financeiros da saúde indígena do período.
A Serra da Bodoquena engloba conjunto impar de feições geológicas e paleontológicas de grande interesse científico e de rara beleza natural o que lhe confere condições para vir a ser um Geoparque, uma nova e muito solicitada categoria criada pela Unesco que tem por objetivo a sua preservação.
A fim de apresentar e discutir a futura proposição da área como Geoparque, o IPHAN e Prefeitura Municipal de Bonito organizaram o presente seminário, aberto a todos interessados.
Seminário de 19 a 21 de setembro de 2007, em Bonito (MS), com abertura no dia 19 às 8h, recepção pela superintendente do IPHAN em Mato Grosso do Sul Maria Margareth Escobar Ribas de Lima e prefeito Municipal de Bonito Sr. José Artur Soares de Figueiredo e formação de mesa com autoridades convidadas.
Sessões legislativas especiais, premiações, exposições e lançamentos editoriais vão destacar a importância da mulher no turismo, entre os dias 24 a 28 de setembro no Congresso Nacional, em função das comemorações do Dia Mundial do Turismo, que acontece no dia 27 deste mês.
De 24 a 28 acontecem na Câmara as exposições "Quarenta anos da Mulher no Turismo Nacional" e "Diversidade Regional e as múltiplas faces da Mulher no Turismo" organizadas pelo Sesc e Senac. Já o Sebrae coordena uma mostra de artesanato e turismo, além de homenagear as mulheres que mais se destacam no turismo com o prêmio Sebrae Top 100.
Além de lançamentos editoriais, no dia 26 será realizado um café da manhã com a participação da bancada feminina da Câmara e do Senado e a presença da Ministra do Turismo, Marta Suplicy, além de representantes do setor. No mesmo dia no Salão Nobre da Câmara dos Deputados está previsto um ato Político em Defesa do Turismo como Instrumento de Desenvolvimento Nacional com a participação de representantes do Fórum de Secretários Estaduais e Dirigentes de de Turismo e do Conselho Nacional de Turismo.
Por sua vez a Confederação Nacional do Comércio estará promovendo também uma homenagem às mulheres Destaque no Turismo. No dia 27 haverá uma sessão especial no plenário do Senado em homenagem ao Dia Mundial do Turismo cujo tema escolhido pela OMT é "O turismo abre portas para as mulheres".
No Rio, está previsto para o dia 26 uma comemoração relativa à data no Cristo Redentor, organizada com apoio da Associação Trem do Corcovado.