imagem do onda

quinta, 20 de setembro de 2007

Em 2008, CONGRESSO ABAV em São Paulo?

Brasilturis Jornal

Desde o primeiro ano da fixação do Congresso Abav e Exposição de Turismo no Rio de Janeiro, a pergunta do título editorial já fazia parte de rodinhas de empresários e lideranças políticas do setor. Porém, faltando apenas um ano para o final do contrato assinado entre a Abav Nacional e o Riocentro - com o apoio da então Prefeitura do Rio de Janeiro - a questão volta a ganhar força. E justo no momento em que tudo indica a ascensão à presidência da endidade de Carlos Alberto Amorim Ferreira, o Cacá, um carioca. É certo que os motivos que levam às especulação vêm do próprio Rio de Janeiro, onde promessas da época não foram cumpridas e o complexo de eventos do Riocentro mudou de dono, o que suscitam dúvidas quanto ao futuro do evento na Cidade Maravilhosa.

Mas também existem muitos interesses comerciais e políticos em jogo, que contribuem para o aumento das especulações a respeito do tema. Certo é a discussão do assunto após o quinto ano do Congresso no Rio de Janeiro, o que acontecerá apenas após a realização do evento deste ano. Porém, importante lembrar, o contrato com a LG Events, proprietária do Riocentro vai até 2008. No entanto, o Brasilturis Jornal obteve a informação que a direção da Abav solicitou à São Paulo Turismo, responsável pelo complexo de eventos do Anhembi, a possibilidade de datas para a realização do Congresso e Feira das Américas já no próximo ano na capital paulista.

Para não entrar também na área das especulações, procuramos o presidente da Abav Nacional, João Martins Neto, para que confirmasse ou negasse a existência do pedido e da referida data, conforme a informação obtida. O presidente da Abav garantiu que tal informação não passa de uma "tentativa de desestabilizar a diretoria da Abav" e que desconhece tal solicitação. Segundo Martins, se o futuro presidente da Abav quiser chamar essa discussão junto ao Conselho Nacional para levar o Congresso e Feira das Américas para São paulo ele que o faça. João Martins garante que até o dia 25 de novembro, último dia do seu mandato, isso não acontecerá e que o Congresso de 2008 será realizado no Rio de Janeiro. Ainda de acordo com o presidente da Abav, quem passou a informação ao Brasilturis Jornal fez apenas comentários "frívolos e irresponsáveis" e que não merecem ser levados em consideração pelo trade turistico nacional.

Crescimento levou à fixação

Feito o esclarecimento é importante lembrar que foi o crescimento da Exposição de Turismo o motivo que obrigou a direção da Abav a tomar a decisão de propor a fixação do evento em apenas uma cidade. As discussões sobre o tema, dentro do Conselho Nacional, tiveram início na gestão de Sérgio Nogueira e ganharam força na seguinte, sob a liderença de Goiaci Alves Guimarães. Com a chegada dos anos 90 e iniciado o processo de internacionalização do evento na primeira gestão de Tasso Gadzanis, a Abav saiu em busca de expositores do exterior. Esse tipo de expositor já estava acostumado aos grandes eventos, como a Fitur, em Madri, ou a ITB, em Berlim, que eram e são até hoje realizados no mesmo espaço, o que facilita a comercialização dos estandes, inclusive com reservas bem antecipadas. Com o evento itinerante, claro, isso não era possível.

Agora, é dever do agente de viagem manifestar suas opinião para que suas lideranças - Abavs estaduais - possam estar convictas sobre o melhor para o futuro do maior evento do turismo brasileiro.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: