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Notícias de Bonito MS

Destaque

 O recém-reinaugurado Teatro Aracy Balabanian, no Centro Cultural José Octávio Guizzo, em Campo Grande, será o palco do lançamento da 23ª edição do FIB (Festival de Inverno de Bonito), na próxima segunda-feira (29), a partir das 8h30. Na solenidade será detalhado as atrações do festival, que acontece entre os dias 21 e 25 de agosto em Bonito.

Sob o tema 'Da Terra Viva, Nossa Arte Vibra', o FIB 2024 é realizado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), somando cinco dias recheados de música, dança, gastronomia, teatro, circo, cinema, literatura, artesanato, moda e economia criativa.

Também acontecerão oficinas educativas de arte, cultura, turismo ecológico e empreendedorismo para a população da cidade, distritos e escolas públicas, com diversas atrações divididas em três palcos e diferentes pontos da cidade.

Cultura e belezas naturais aliadas dão o tom do Festival de Inverno de Bonito. Com a união de intervenções artísticas e tecnologia, o evento terá inúmeras atrações regionais, nacionais e, este ano, até internacionais, na cidade que é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil e se destaca pelas paisagens exuberantes e pelo meio ambiente.

Shows

Os tão esperados grandes shows terão a seguinte programação: no dia 21 de agosto, uma quarta-feira, apresenta-se o cantor Alexandre Pires; no dia 22, é a vez do Concerto Gaya, de Portugal; no dia 23, Zé Ramalho; já no sábado (24) é a vez do Olodum e Sandra de Sá.

O Festival termina com o show de Teodoro e Sampaio no dia 25. O diretor-presidente da FCMS, Eduardo Mendes, garante que será um Festival inesquecível.

"Mais um FIB se aproxima e, neste ano, nos empenhamos ao máximo, desde o edital de seleção da OSC para a produção, que foi totalmente digital, até a escolha minuciosa das atrações nacionais e, desta vez, com uma atração internacional. Garanto que, para os visitantes, turistas e público em geral, será um festival inesquecível", frisa o diretor.

Para o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, o Festival trará shows emblemáticos, mostrando toda a sua transversalidade. "O Governo do Estado nos dá toda autonomia para realizar um grande festival, pois são 23 anos de um evento de sucesso. No ano passado, tivemos um público de 100 mil pessoas nos cinco dias de evento. Neste ano, temos a consagração do Bonitinho, para a família, e teremos shows emblemáticos com encontros como o de Olodum e Sandra de Sá, mostrando toda a transversalidade do FIB 2024".

Serviço

Lançamento do 23º Festival de Inverno de Bonito
Data: segunda-feira, 29 de julho
Horário: 8h30
Local: Teatro Aracy Balabanian, no Centro Cultural José Octávio Guizzo – Rua 26 de Agosto, 453 - Centro, Campo Grande (MS)

Destaque

 Estrategicamente durante a estação mais fria do ano, quando os passeios pelas águas cristalinas não ganham destaque devido às baixas temperaturas, o Festival de Inverno coloca Bonito, a 260 quilômetros de Campo Grande, como o ponto central dos eventos culturais.

A economia regional é impulsionada, especialmente no setor de hotelaria, que já estava com reservas feitas quatro meses antes do início do evento. A expectativa é de atrair mais de 10 mil turistas. A cidade possui sete mil leitos em hotéis e pousadas.

No ano passado, o evento arrecadou mais de R$ 10 milhões, beneficiando não apenas Bonito, mas também cidades vizinhas como Jardim, Bodoquena e Miranda.

Hotelaria lotada

Alef Marcondes, gerente comercial do Marruá Hotel, relata que a ocupação está próxima dos 100%, incluindo grupos rodoviários, a equipe organizadora e clientes frequentes. O hotel possui 120 apartamentos com capacidade para 320 hóspedes.

“Muitas dessas reservas foram feitas bem antes do anúncio oficial do festival de inverno. Alguns clientes já haviam agendado suas estadias com bastante antecedência. Após o anúncio, a procura aumentou significativamente.”

A taxa de ocupação na hotelaria de Bonito chega a 100%. No Hotel da Praça, localizado em frente à Praça da Liberdade, todas as unidades estão reservadas para as datas do festival, algumas delas com agendamentos feitos até três meses antes. “A demanda não se restringe apenas aos participantes do festival, mas também ao público em geral”, disse um funcionário.

No hotel Águas de Bonito, Joeci Oliveira, do departamento de reserva, relata que, por enquanto, ainda há vagas disponíveis. São 30 apartamentos com capacidade máxima para 90 pessoas.

“(O festival) é uma ótima oportunidade para alavancar as vendas no final mês de agosto em Bonito, que historicamente possui um fluxo menor de turistas. A proximidade com o aniversário de Campo Grande (26) aumenta ainda mais a possibilidade de termos uma lotação excelente desde o dia 21 que é uma quinta-feira até o começo da outra semana”.

Malha aérea

O transporte rodoviário é tradicional, mas recentemente ampliaram os voos para a cidade turística. Mais de 136 passageiros chegam diariamente por avião. Apenas duas companhias aéreas operam no aeroporto local.

Durante a alta temporada em julho, a Gol mantém cinco voos semanais entre o Aeroporto de Congonhas (CGH), em São Paulo, e Bonito (BYO). Em agosto, a companhia retomará suas duas frequências habituais por semana, às terças e sábados.

Ainda assim, a Azul realiza sete voos semanais de Campinas (VCP) com o principal hub para Bonito durante a alta temporada. Em agosto, a companhia reduzirá a malha regular para quatro voos semanais. As aeronaves utilizadas são os Embraer 195-E2, com capacidade para 136 passageiros.

Renda e emprego

No ano passado, a previsão da Abrasel (Associação de Bares e Restaurantes) era de criar aproximadamente 250 empregos temporários diretos no setor gastronômico, representando um aumento de 40%.

Sendo assim, Sylvio Trujillo, presidente da Abrasel Serra da Bodoquena, regional ligada à Abrasel-MS (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de MS), acredita em maior empregabilidade diante da programação antecipada.

“A expectativa deste ano é bem maior, considerando o mês de julho que foi um mês muito bom, incrível, na verdade. O mês de voos diários que impulsionou muito o setor do turismo, comércio, bares e restaurantes. Estimo para esse próximo festival a geração de pelo menos 350 a 400 empregos indiretos e diretos temporários”.

Contudo, Sylvio acredita que a antecipação do lançamento do cronograma do festival ajudou ao turista a se programar. “Creio que a gente vai ter um aumento significativo de uns 30% sobre todas as estimativas do ano passado”.

Programação do Festival de Inverno

O Festival de Inverno de Bonito 2024 já tem alguns artistas confirmados na programação: Alexandre Pires, Sandra de Sá, Olodum e Monobloco. As negociações ainda seguem com Zé Ramalho e a dupla Teodoro e Sampaio. O tradicional festival acontece entre os dias 21 e 25 de agosto.

Os nomes dos artistas foram divulgados em uma das mais importantes feiras de turismo da América Latina: a WTM Latin America, em São Paulo.

Destaque

 Mateus Carrieri viajou para Bonito (MS) para curtir as férias em família e visitou um dos pontos turísticos mais famosos da região, a boca da onça! “Olha esse visual”, se surpreendeu Keila Jimenez.

O ator e ex-peão de A Fazenda comentou que às vezes viajamos para muito longe quando, na verdade, há muitas belezas bem próximas da gente, aqui mesmo no Brasil. “Que lugar maravilhoso”, escreveu Mateus em publicação.

Destaque

 A atriz Dira Paes está em Bonito (MS) participando do Festival de Cinema Sul-Americano, o Cinesur. A segunda edição teve uma abertura emocionante, com homenagens ao ator Reginaldo Faria, que apresentou o evento ao lado dos também atores Lucélia Santos e Johnny Massaro.

Nas redes sociais, Dira diz que “a semana começou agitada” e que está curtindo o “restinho de férias das crianças”. “Sempre bom estar aqui, celebrar o cinema, reencontrar gente querida, visitar essas paisagens e comer muuuuuito bem”, postou.

Homenagem ao ator Reginaldo Faria

Na cidade paradisíaca, mais precisamente no Centro de Convenções, Auditório Kadiwéu, ocorre o evento. Durante a homenagem e recebimento do prêmio Pantanal, Reginaldo se emocionou e o público soube de números impressionantes: 31 filmes, 50 novelas, 8 longas e a produção de mais de 50, com a RF Farias,
empresa produtora em sociedade com seus irmãos.

No evento, também ocorreu a exibição de filmes como “Selva Trágica” (1963), um dos grandes clássicos do cinema nacional, protagonizado por Reginaldo e dirigido por seu irmão, Roberto Farias. O longa denuncia as desigualdades sociais no campo, retratando a exploração dos trabalhadores no cultivo da erva-mate e pode ser visto como um espelho da sociedade brasileira.

Nilson Rodrigues, diretor do Festival, destacou o evento como um espaço de encontro da produção sul-americana, que busca a diversidade cinematográfica, possibilita encontros de realizadores e discute caminhos para superar as barreiras que impedem de conhecermos o cinema e o audiovisual que é feito no continente sul-americano. Apontou Bonito como um excelente cenário para se ter a linguagem audiovisual somada ao urgente e necessário debate sobre a responsabilidade que devemos ter com o ambiente em que vivemos.

Destaque

 É estimulante acompanhar o desenvolvimento de um evento novo. O Bonito CineSur está na sua segunda edição, tateando em busca de uma identidade própria, algo que parece passar diretamente pela conexão entre a latinidade e as causas ambientais. Ampliando o leque de atrações em comparação ao ano passado, o 2º Bonito CineSur – Festival de Cinema Sul-americano está também oferecendo aos presentes e à população local quatro oficinas inteiramente gratuitas em áreas estratégicas para pensarmos o ecossistema do audiovisual. Desse modo, o festival se alinha a outros do gênero, no sentido de também cumprir uma função na cadeia do pensamento, permitindo que uma região pouco assistida nessa seara da formação tenha a oportunidade de interagir e assimilar conhecimentos com profissionais renomados na área.

As oficinas

Entre os dias 22 e 23 de julho, o 2º Bonito CineSur – Festival de Cinema Sul-americano está realizando no Centro de Convenções de Bonito (Rodovia Bonito/Guia Lopes, Km 02) a Oficina de Roteiro, ministrada pelo cineasta José Eduardo Belmonte, das 14h às 18h, e a Oficina de Assistência de Direção, com Marianne Macedo Martins, das 8h às 12h, ambas com carga horária total de oito horas. Belmonte é um reconhecido nome do cinema brasileiro, diretor de filmes emblemáticos como A Concepção (2005), Se Nada Mais Der Certo (2008) e Alemão (2014). Marianne trabalha há 15 anos com produções audiovisuais e soma mais de 40 longas-metragens e séries. Entre 24 e 25 de julho, das 8h às 12h no Centro de Convenções de Bonito, a atriz Luciana Martuchelli vai ministrar a Oficina de Interpretação para Cinema e TV. Já entre 25 e 26 de julho, das 14h às 18h, no mesmo lugar, o produtor Camilo Cavalcanti dará a Oficina de Produção Executiva. As duas também com oito horas de carga total. Ela é mentora de artistas nacionais e internacionais, tendo ensinado e preparado mais de 17 mil pessoas ao longo de sua carreira. Ele foi produtor executivo, entre outros, de A Vida Invisível (2019), filme multipremiado nacional e internacionalmente. São oportunidades imperdíveis para aprender com profissionais experientes em vivências teórico-práticas.

Destaque

 Nesta segunda-feira (22) a Praça da Liberdade será palco de uma apresentação singular, com todo o encanto da música clássica, apresentado pelo trio Parcae, da França, e o grupo Brasil Opus Música, dirigido pelo maestro Eduardo Martinelli. A apresentação será às 19 horas e é aberta ao público.

O grupo apresentará canções medievais, músicas contemporâneas e árias de óperas, repertório que promete encantar o público presente.

O trio Parcae, formado pelas sopranos Elise Gueroult, Léa Sirera e Fiona Fauchois, investiga a influência da música medieval na tradição europeia. O grupo busca trazer à tona figuras esquecidas pela história e apresentar um repertório reestruturado e repensado com canções contemporâneas.

O Brasil Opus Música, projeto inovador idealizado e dirigido pelo maestro e violonista Eduardo Martinelli, tem encantado os amantes da música com sua abordagem única à riqueza sonora do Brasil e do Pantanal. Formado por músicos com vasta experiência internacional, o grupo já se apresentou ao lado de artistas de países como Estados Unidos, Canadá, Chile, Argentina, Uruguai, Portugal, Espanha, Suíça, Trinidad e Tobago, Coreia do Sul e Itália. O Brasil Opus Música celebra a diversidade musical do país e as tradições sul-americanas.

O maestro Eduardo Martinelli destacou a Fundação de Cultura, após apresentação em Campo Grande na última quinta-feira (18), que o primeiro contato que ele teve com as cantoras francesas do Parcae foi em Barcelona. “A gente estava fazendo uma série de apresentações, esse quarteto, e elas se apresentaram ao final do concerto, eu vi o material delas e elas disseram que estariam no Brasil em julho e eu já imaginei que seria mais fácil trazê-las para fazer um concerto aqui. Foi uma felicidade muito grande ter dado tudo certo”.

O projeto é realizado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da FCMS (Fundação de Cultura) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).

Destaque

 Neste domingo (21), o Bonito CineSur promoveu uma mesa redonda com a presença dos diretores-presidentes das fundações de Turismo e de Cultura de Mato Grosso do Sul e das Film Commissions de São Paulo e Belo Horizonte. A mediação foi realizada por Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo, e contou com a participação de Eduardo Mendes Pinto, diretor-presidente da Fundação de Cultura, que apresentou a nova direção da Film Commission MS (Mato Grosso do Sul).

Thaylane Cristina, coordenadora da BH Film Commission (Belo Horizonte), e Ana Carolina de Araújo Silva, coordenadora da SP Film Commission (São Paulo), ressaltaram a importância do suporte ao audiovisual oferecido por uma Film Commission, tanto regionalmente quanto para produções de outras regiões que buscam locações. Thaylane destacou que a criação da Film Commission de Belo Horizonte resultou no reconhecimento do audiovisual mineiro em festivais internacionais. Já Ana enfatizou o impacto das grandes produções nacionais e estrangeiras no desenvolvimento do audiovisual paulistano.

A criação de um observatório de dados para acompanhar os números das produções foi outro ponto destacado por ambas as coordenadoras. São Paulo e Belo Horizonte possuem levantamentos precisos dos valores movimentados, essenciais para demonstrar o retorno da atuação das Film Commissions. Em São Paulo, a política da SP Film Commission levou à criação de um sistema de retorno financeiro para as produções, o cash rebate, atraindo novas produções e fomentando o setor, como as filmagens da Netflix realizadas na cidade desde 2021.

Bruno Wendling destacou o impacto da atuação de uma Film Commission na economia local, fortalecendo a indústria do audiovisual e do turismo, e, consequentemente, a economia criativa. Eduardo Mendes ressaltou a importância da colaboração entre as pastas de turismo e cultura, facilitada pelo posicionamento estratégico em uma mesma secretaria. A sinergia entre as equipes é fundamental para estimular a atuação da Film Commission MS em todo o estado, mapeando locações e catalogando profissionais do audiovisual em cada cidade.

Eduardo Mendes conduziu uma breve apresentação sobre a Film Commission MS e suas perspectivas para curto e médio prazo. A prioridade é avançar no cadastro de profissionais e no catálogo de locações, além de firmar parcerias com instituições envolvidas no escopo da comissão. No final da apresentação, Eduardo Mendes apresentou a nova equipe da Film Commission MS: a coordenadora Ana Ostapenko, o jornalista Daniel Rockenbach e o diretor do Museu de Imagem e do Som de MS, Alexandre Sogabe.

Marcelo Ferreira Miranda, secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, destacou a relevância da mesa-redonda. "A colaboração entre turismo e cultura é essencial para o fortalecimento da indústria audiovisual no nosso estado. A Film Commission MS tem um papel crucial em atrair produções e promover nosso potencial cultural e turístico, gerando emprego e renda para a nossa população".

O que é uma Film Commission?

Uma Film Commission é uma comissão de filmagem regulamentada por órgãos públicos, algumas configuradas como parcerias público-privadas, cada qual com sua regulamentação interna. No Brasil, a maioria é municipal, geralmente situadas em grandes capitais. Em Mato Grosso do Sul, o governo estadual criou, em 2014, a Film Commission MS, que atende todos os municípios do Estado.