imagem do onda

quinta, 26 de agosto de 2010

Os diferentes passeios de Bonito

Quando alguma reportagem sobre Bonito é publicada, quase sempre se dá mais destaque aos passeios de flutuação (aqueles mergulhos superficiais onde você tem a sensação de estar voando), tamanha é a limpeza das águas. É fácil entender porque os jornalistas - e não só eles - ficam tão fascinados por estas atividades, mas é importante também esclarecer que Bonito tem muito mais para mostrar.

Apesar do nosso site fornecer quase todas as informações necessárias para garantir uma ótima visita a Bonito, é sempre bom explicar alguns detalhes. Hoje vamos sugerir como montar um roteiro variado para garantir que, ao final de sua viagem, você terá conhecido um pouco de tudo o que temos a oferecer de melhor.

Quando chegar em alguma agência de turismo da cidade e os atendentes lhe oferecerem algum passeio "menos conhecido" (ou que não está "na matéria daquela revista"), não vá achar que ele está tentando te empurrar um programa de qualidade inferior. Estes atendentes são capacitados para sempre tentarem lhe oferecer o que melhor se encaixa no perfil ou solicitações do visitante. A questão é que atualmente existem mais de 30 atrativos diferentes na região, e nenhum repórter do mundo conseguiria falar sobre todos em apenas uma matéria. Além disto, sempre existem novos passeios sendo abertos, tão bons quanto os mais tradicionais. Para facilitar, vamos dividir estes atrativos em grupos distintos:

OS PASSEIOS DE FLUTUAÇÃO, mencionados acima, são atividades nas quais você desce mergulhando em rios, geralmente a partir de suas nascentes, utilizando equipamento de mergulho livre (máscara e snorkel). Não é necessário ter experiência em mergulho para poder aproveitar estes passeios - os guias lhe orientarão a respeito.

OS PASSEIOS DE CACHOEIRA consistem de caminhadas em trilhas acompanhando rios de maior porte, onde existem pontos para contemplação e banho em cachoeiras e piscinas naturais. A duração, grau de dificuldade e atrativos adicionais (plataformas de salto, carretilhas, quantidade de pontos de banho) variam de acordo com o passeio. Sempre existem possibilidades de se observar animais silvestres.

OS BALNEÁRIOS são atrativos localizados à margem de rios, contando com maior infra-estrutura de serviços, como lanchonetes, restaurantes, quadras de esportes, aluguel de equipamentos, etc. As atividades são geralmente mais leves e não necessitam acompanhamento dos guias, ao contrário dos demais passeios.

AS GRUTAS oferecem a oportunidade de se contemplar algumas das primeiras belezas que foram descobertas na região, antes do desenvolvimento do turismo. Contam com boa infra-estrutura para garantir uma visitação informativa e segura. A região possui uma das maiores concentrações de grutas no mundo!

OS PASSEIOS DE BOTE E "BÓIA-CROSS" oferecem uma relativa dose de aventura, aliada à contemplação de matas ciliares, possibilidade de se observar aves, macacos e outros animais. São feitos nos rios Formoso e Formosinho, próximos à cidade.

...e por falar em AVENTURA, existem programas bem mais radicais, para quem gosta mesmo de adrenalina! Aqui podemos incluir atividades como rapel, mountain bike, trekking, mergulho autônomo, espeleomergulho, parapente, asa delta e ultraleve, entre outros.

ALGUMAS FAZENDAS oferecem ainda programas como cavalgadas, camping, hospedagem rural, etc.

Obviamente este é apenas um pequeno resumo do que lhe espera em Bonito. Cada passeio tem características particulares, que podem ser esclarecidas através de pesquisas na internet, folhetos informativos, CD-ROMs sobre a cidade e nas agências de turismo locais. Alguns programas exigem um dia todo; outros podem ser feitos em um só período. Ao montar sua programação, analise quais grupos mais lhe agradam, evitando fazer algo muito repetitivo. E não se esqueça de reservar um tempinho para conhecer alguns aspectos culturais da região, sem precisar sair da cidade – já falamos sobre isto em uma das edições anteriores deste boletim. Boa viagem!

COLUNISTA

Daniel De Granville

daniel@portalbonito.com.br

Daniel De Granville, Biólogo formado pela USP e pós-graduando em Jornalismo Científico pela Unicamp, reside em Mato Grosso do Sul desde 1994, onde tem se dedicado ao ecoturismo e à fotografia de natureza. Seu site pessoal é www.fotograma.com.br, e o dia-a-dia do seu trabalho pode ser conferido em www.fotogramablog.blogspot.com.

O QUE ACHOU DESSE COLUNA ? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: