BONITO / MS

31�

21�

quarta, 20 de outubro de 2021

quinta, 26 de agosto de 2010

Críticas: sejam bem-vindas!

“Será que Bonito está ficando feio?”. Antes que alguém possa irritar-se ou sentir-se ofendido com esta frase, deixo claro que ela não é de minha autoria. Apenas foi tirada do “Mural do Turista”, um espaço democrático do Portal Bonito onde todos podem se manifestar sobre a cidade – seja para criticar, elogiar, perguntar, fazer esclarecimentos ou desabafar.

Chamou-me a atenção nestas últimas semanas o aumento nas críticas negativas, comentando principalmente sobre o Carnaval e as condições das estradas. Seguem abaixo alguns exemplos de frases postadas no Mural por quem visitou a região recentemente, e depois meus comentários sobre elas:

Ademar, 11/03/2007:
“Gostamos muito das maravilhas naturais do local, porém o Carnaval é uma bagunça desorganizada, não conseguimos retornar do [NOME DO PASSEIO] porque formaram duas filas de carros que iam para [NOME DA FESTA], não tinha polícia ou qualquer outro controlador, demoramos 2 horas para retornar ao hotel. Na cidade o carnaval também deixou suas marcas negativas devido à falta de organização.”

Laura, 21/02/2007:
“Bonito foi eleito 1° lugar em ecoturismo, acho que está na hora de pensar em infra-estrutura adequada ao local. O que se arrecada em passeios, impostos e tantos outros valores deveriam ser aplicados em qualificação pessoal, treinamento, comunicação, resgate em situações de emergências. Aguardo resposta e providências”.

Elam, 19/02/2007:
“Uma campanha de Bonito sossegado sem Carnaval, com toda certeza, além de condizer com o ecoturismo, traria um movimento que realmente daria um bom resultado de numerários, famílias de bom poder aquisitivo aproveitariam este feriado para realmente aproveitar nossas belezas, para mim chega de bagunça, não combina com Bonito e com ecoturismo...”

Roberto, 16/02/2007:
“Estive em Bonito em janeiro de 2007, realmente é Bonito, porém é impossível fazer os passeios com as condições das estradas”.

Erlaine, 16/02/2007:
Estive em Bonito no final de janeiro de 2007, realmente os atrativos turísticos são fantásticos, porém são péssimas as condições de conservação das estradas de acesso e a falta de sinalização para quem quiser ir para outros locais mais afastados.

José, 11/02/2007:
Estive no inicio de fevereiro/2007 e ficamos indignados com a buraqueira em que se encontravam as estradas de acesso aos passeios. Estivemos na baixa temporada e tivemos que utilizar nosso carro, pois não havia um serviço de transporte de turista na baixa temporada, em virtude disso não pudemos realizar todos os passeios que gostaríamos. Ficamos muito decepcionados com o descaso das autoridades e agencias de turismo.

Não vem ao caso, nem é meu objetivo neste artigo, saber se estas pessoas estão certas ou erradas, se eu concordo ou não com o que elas estão dizendo. Mas o fato é que tais opiniões são muito importantes e devem ser analisadas com atenção pelos responsáveis pela gestão turística no nosso município. A exemplo do Mural do Turista do Portal Bonito, há bastante tempo alguns sítios turísticos adotaram a prática de disponibilizar Livros de Registros e Fichas de Avaliação para seus visitantes. Esta é uma ferramenta fundamental na tomada de decisões baseadas nas críticas – positivas ou negativas – que se recebe do público-alvo.

Afinal, o que está acontecendo? Temos mesmo mais problemas do que antes, ou é o perfil do nosso visitante que está mudando muito rapidamente, exigindo que nos adaptemos à nova realidade? Estes comentários são pertinentes e preocupantes, ou são apenas casos isolados e de pouca importância, ocorridos em períodos atípicos?

Com a evolução do turismo em nossa região, podemos esperar um público cada vez mais diversificado em termos de gostos e exigências. E com ele vêm os elogios mais eloqüentes, mas também as críticas mais contundentes. Cabe a nós sabermos aceitá-las, aprender com elas, nos antecipar e tomar decisões baseadas em fatos concretos, com a fundamental participação proativa de todos os setores envolvidos e SEMPRE em busca do interesse COLETIVO, que jamais deve ser sobreposto pelo INDIVIDUAL.

Adotando uma forma moderna e participativa de gestão como esta, temos tudo para continuar por muitos e muitos anos ganhando orgulhosamente o troféu de n° 1 em Ecoturismo no Brasil!

COLUNISTA

Daniel De Granville

daniel@portalbonito.com.br

Daniel De Granville, Biólogo formado pela USP e pós-graduando em Jornalismo Científico pela Unicamp, reside em Mato Grosso do Sul desde 1994, onde tem se dedicado ao ecoturismo e à fotografia de natureza. Seu site pessoal é www.fotograma.com.br, e o dia-a-dia do seu trabalho pode ser conferido em www.fotogramablog.blogspot.com.

COMENTÁRIOS

Site desenvolvido por: