imagem do onda

quinta, 26 de agosto de 2010

Jacarés em busca de alimento

Diversos estudos têm mostrado que os animais se deslocam para encontrar alimento, e que a disponibilidade deste alimento pode, também, ser causa de movimentos direcionados. Os crocodilianos movem-se por muitas razões. Os animais fazem movimentos em pequena escala, para forragear, evitar predadores, encontrar acasalamentos, e interações agonísticas. Para isso, os animais precisam tomar decisões sobre seu movimento, quando mover, onde mover, e como mover.
 
Os crocodilianos decidem quando mover provavelmente influenciados por fatores ambientais e disponibilidade de habitat e alimento. A decisão de para onde mover pode ser em movimentos diários, entre a água e a terra, movimentos curtos entre lagos e poças, e movimento a longo prazo entre habitats.

Caiman crocodilus yacare ocorrem em altas densidades em habitats sazonalmente inundados no Pantanal do Brasil, e estoques de alimento durante a estação seca provavelmente influenciam no seu movimento entre poças.

Em 10 levantamentos noturnos realizados pela Embrapa Pantanal, entre os anos de1989 a 1999, os jacarés e rãs foram contados em um lago alcalino (pH de 9.0-9.9) da fazenda Nhumirim, propriedade da Embrapa Pantanal. Os resultados mostraram que em somente dois levantamentos foram registradas altas densidades de jacarés (> 500 indivíduos), e coincidiram com as altas densidades das rãs (> 100 adultos e grandes girinos/m2 ). Em outros levantamentos, com baixa densidade de girinos poucos jacarés permaneceram no lago. Durante o período de altas concentrações das rãs, jacarés foram marcados e após a redução das densidades de rãs, alguns foram recapturados distante 5 km, e o número total de jacarés no lago diminuiu drasticamente.

A reprodução explosiva de Pseudis paradoxa (rã), no lago, aparentemente causou as altas concentrações dos jacarés, com a diminuição da densidade de sapos, o número de jacarés também foi reduzido a poucos indivíduos. Pode-se dizer que o movimento dos jacarés foi estimulado pelas variações nas concentrações de alimento que ocorreram no lago. Sugerindo que os jacarés detectam e movem em resposta a mudança na densidade de presas, e que seus movimentos refletem estas variações. Possivelmente, os jacarés usam informações sobre a distribuição temporal e espacial de alimento, que podem ser adquirida por sua experiência na área do Pantanal.

 O indivíduos de jacaré-do-Pantanal podem fazer movimentos diários, entre a água e a terra para termoregular, movimentos curtos entre lagos e poças para alimentar e acasalar, e movimentos a longo prazo entre habitats de lagos e rios para dispersar. A compreensão desses movimentos e suas causas dependem da escala temporal e espacial do estudo, principalmente em áreas sazonalmente inundadas como o Pantanal, que refletem nas mudanças de habitats e de alimento.

Zilca Campos (zilca@cpap.embrapa.br) – é pesquisadora da Embrapa Pantanal (www.cpap.embrapa.br), Corumbá-MS, Dra. em Ecologia, Conservação e Manejo de Vida Silvestre.

Consulta:

Caiman crocodilus yacare (Pantanal Caiman). Food-related movement. Herpetological Review 34(2), 140-141.

ADM – Artigo de Divulgação na Mídia, Embrapa Pantanal, Corumbá-MS, n. 62, p.1-2. mai. 2004.

COLUNISTA

Embrapa Pantanal

embrapa@portalbonito.com.br

Embrapa Pantanal, Coluna de publicação de artigos da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias do Pantanal.

O QUE ACHOU DESSE COLUNA ? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: