imagem do onda

Notícias de Bonito MS

Destaque

 A segunda edição do Bonito CineSur – Festival de Cinema Sul Americano – já abriu inscrições para mostras competitivas. O evento vai acontecer entre os dias 20 a 27 de julho, em Bonito, com R$ 550 mil em prêmios aos vencedores.

Diretores e produtores de filmes sul-americanos e sul-mato-grossenses podem inscrever filmes de longa e curta-metragem (de até 20 minutos), concluídos nos anos de 2023 e 2024 e inéditos em circuito nacional. A novidade é a inserção dos filmes ambientais – que anteriormente estavam na Mostra Ambiental – na mostra competitiva.

No ano de 2023, foi realizada a primeira edição, no mês de novembro, quando representantes de 12 países se reuniram e houve a inscrição de 657 filmes.

As inscrições para participar do Festival, nas diversas categorias competitivas, estarão disponíveis no mês de março. A data será divulgada no site do Bonito CineSur e redes sociais.

Destaque

 A Prefeitura Municipal de Bonito, por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio e com o apoio do Corpo de Bombeiros de Bonito, como parte do Programa de Qualificação do Turismo, realizou mais um curso de atualização de Noções Básicas de Salvamento Aquático e Atendimento Pré-Hospitalar, oferecido aos Guias de Turismo, entre os dias 12 e 13 março de 2024.

Este é o primeiro treinamento oferecido no ano de 2024 com participação do 8º. Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente de Bonito na execução do Programa de Qualificação do Turismo. Este curso foi destinado aos Guias de Turismo que atuam nos atrativos turísticos de Bonito. O curso ofereceu aos 23 participantes, treinamento para aperfeiçoar as habilidades e técnicas do atendimento de Salvamento Aquático e atendimento pré-hospitalar, dentro das atividades turísticas.

A participação do 8º. Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente de Bonito foi realizado pelos militares, Tenente Ronaldo Machado de Lima, aulas teóricas e a aulas prática desenvolvida na Praia da Figueira.

A Secretária de Turismo, Indústria e Comercio, Juliane Ferreira Salvadori, reafirma a importância dos profissionais que atuam nos atrativos turísticos estarem preparados para o atendimento aos visitantes de Bonito, assim como o aperfeiçoamento na qualidade do atendimento. Salienta também o compromisso firmado no aprimoramento com os cursos e as capacitações oferecidos para o trade turístico em geral.

Segundo o Capitão Diego Baumgardt, comandante do 8º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente de Bonito, o curso de atualização para os Guias de Turismo consiste em preparar e proporcionar o aperfeiçoamento de técnicas de atendimento pré-hospitalar e salvamento aquático, já que os mesmos possuem conhecimentos e as melhorias contínua deve ser constante para atuarem nessa atividade. “Vale salientar que exige o esforço e empenho dos participantes que passam por teste no final do curso para atingir uma nota que o classifica como apto ou inapto para profissão”.

Destaque

 O Recanto Ecológico Rio da Prata e a Lagoa Misteriosa, passeios de ecoturismo localizados em Jardim, cidade distante 225 km de Campo Grande e a 69 km de Bonito, foram contemplados com a certificação Climate Positive, concedida pela Green Initiative.

A instituição internacional, que também reconheceu Bonito como primeiro destino de ecoturismo do mundo em carbono neutro, em 2022, avaliou as emissões e compensações de CO2 dos atrativos seguindo rigorosos critérios de sustentabilidade e responsabilidade ambiental.

Os passeios e a cidade de Jardim integram a Rota Bonito Serra da Bodoquena, que tem a gestão do Bonito Convention & Visitors Bureau (BCVB) nas ações de marketing, promoção e divulgação, em parceria com a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur)

A concessão significa que os dois atrativos, que fazem parte do Grupo Rio da Prata, não apenas neutralizam suas emissões, mas também removem mais carbono da atmosfera do que emitem. Com isso, geram um impacto ambiental e climático positivo por meio de suas ações ambientais.

“Este reconhecimento destaca os esforços contínuos do Grupo Rio da Prata em promover a sustentabilidade ambiental e a ação climática dentro do setor de turismo”, ressaltou Luiza Coelho, diretora de sustentabilidade da empresa.

Critérios atendidos

Para obter esse reconhecimento, o Recanto Ecológico Rio da Prata e a Lagoa Misteriosa embarcaram em um processo de certificação em 2023, seguindo rigorosos critérios de sustentabilidade e responsabilidade ambiental estabelecidos pela organização.

Para calcular sua pegada de carbono, eles adotaram princípios como relevância, exaustividade, consistência, transparência e precisão. Isso envolveu três etapas de análise: pesquisa bibliográfica para obter dados sobre o ecossistema local, processamento de imagens de satélite e cálculos para estimar a quantidade total de CO2 capturado.

Todas as emissões relacionadas às operações e à cadeia de valor dos negócios foram minuciosamente avaliadas, permitindo comparações futuras e demonstrando os impactos das medidas de redução implementadas.

Pioneirismo

A Estância Mimosa, passeio de cachoeiras em Bonito que também integra o Grupo Rio da Prata, tornou-se o primeiro atrativo turístico do mundo a receber a Certificação Climate Positive. Essa conquista lhe rendeu destaque no Prêmio Nacional do Turismo 2023, iniciativa realizada pelo Ministério do Turismo.

O Grupo Rio da Prata é uma empresa de ecoturismo que oferece três experiências únicas em um ambiente sustentável e preservado. Fazem parte o Recanto Ecológico Rio da Prata, a Lagoa Misteriosa e a Estância Mimosa. Em cada um desses locais são adotadas práticas sustentáveis e oferecida uma variedade de atividades, desde flutuação e mergulho com cilindro até passeios por cachoeiras, cavalgadas e observação de aves.

Como parte do seu compromisso com a preservação ambiental, criou Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) no Recanto Ecológico Rio da Prata e na Estância Mimosa, e a RPPN Lagoa Misteriosa, que segue em processo de criação. As atividades turísticas são realizadas dentro dessas reservas, assegurando uma convivência harmoniosa entre o turismo e a natureza local.

Destaque

 Compartilhar experiências e conhecimentos sobre o modelo ‘Destino Turístico Inteligente’. Este é o objetivo da FIDI (Feira Internacional de Destinos Inteligentes), que acontece de 17 a 19 de março de 2024, em Curitiba (PR). Mato Grosso do Sul será um dos destaques do evento, com dois destinos representados dentro do projeto DTI.

O diretor-presidente da FundturMS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), Bruno Wendling, destaca a participação do Estado. “Nossa participação neste evento será muito interessante. Já temos duas cidades fazendo parte do projeto e que marcarão presença nessa edição da feira: Campo Grande, selecionada na 1ª edição, e agora Bonito”.

O DTI Brasil (Destino Turístico Inteligente) é um projeto desenvolvido pelo Ministério do Turismo, que realiza diagnóstico e aponta procedimentos para o desenvolvimento do turismo local, além de capacitação dos gestores do setor. Os 10 municípios selecionados na 2ª edição da Estratégia Nacional DTI Brasil, são: Bonito (MS), Foz do Iguaçu (PR), Goiânia (GO), Ponta Grossa (PR), Santos (SP), Joinville (SC), Vila Velha (ES), Fortaleza (CE), São Luiz (MA) e Gramado (RS).

Wendling fala ainda sobre desdobramentos dentro do projeto. “Iniciamos uma conversa com a organização do evento, que é também a empresa responsável pela metodologia repassada pela Espanha, detentora da metodologia mais inovadora para destinos inteligentes. Possivelmente iremos desdobrar em alguma ação para o Estado e não somente para as cidades”.

Durante o evento, a FundturMS terá um estande físico de 12m² com balcões e mesas de atendimento ao público, exposição dos destinos turísticos através da exibição de vídeos, espaço para relacionamento com mídia especializada e destinos turísticos. Haverá também comunicação visual dos destinos para promover, divulgar e estreitar o relacionamento entre o mercado profissional do turismo e os destinos turísticos de Mato Grosso do Sul.

Bruno Wendling também fará uma palestra no dia 19 de março, às 15h, com o tema ‘Mato Grosso do Sul - Gestão Inovadora e Responsável’. “No evento teremos a oportunidade de palestrar sobre a gestão inovadora e responsável de Mato Grosso do Sul. Vamos falar um pouco do que temos feito aqui, as diversas estratégias, linhas de atuação, sempre contando com a tecnologia, a inovação e a sustentabilidade como pilares do nosso trabalho”, finaliza.

A FIDI

Com um público estimado de mais de 1.000 pessoas, a Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI) reúne profissionais, empresas, líderes, empreendedores inovadores, instituições, estudantes, líderes turísticos, organizações não-governamentais e funcionários públicos de turismo e tecnologia de várias partes do mundo.

Será uma oportunidade de promover ideias e capacidades relacionadas aos modelos de vanguarda do turismo, mais sustentável, inclusivo, inovador e tecnológico, além de divulgar experiências e facilitar relacionamentos com referências e tomadores de decisão nas esferas pública e privada.

Destaque

 Integrando a mata densa e as formações rochosas da Serra da Bodoquena, no Cerrado de Mato Grosso do Sul, a cidade de Jardim (225 km de Campo Grande, pela BR-060) é um dos destinos de ecoturismo preferido pelos sul-mato-grossenses e visitantes de outras regiões do país e do exterior. Seus encantos são as águas cristalinas do Rio da Prata e a maior dolina da América do Sul, que fica no atrativo Buraco das Araras, lugar de maior concentração da ave.

Jardim é uma pacata cidade a sudoeste do Estado, distante apenas 69 km (MS-382) de Bonito, a Capital do Ecoturismo do Brasil. Conexão perfeita para um passeio de múltiplas experiências. Os dois destinos fazem parte da Rota Bonito Serra da Bodoquena, da qual inclui Bodoquena, também polo de ecoturismo situado mais na borda do Pantanal. A rota tem a gestão da associação Bonito Convention & Visitors Bureau, com forte ação de promoção e marketing.

Agora é baixa temporada em Jardim e uma das melhores opções é o combo que oferece dois passeios (o Balneário Jardim Ecopark e o Buraco das Araras) em apenas um dia. Ambos ficam distantes 30 km da cidade (nas extremidades da BR-267) e proporcionam momentos inesquecíveis para todas as idades. As reservas podem ser feitas via agências de turismo localizadas nos três municípios que compõem a Rota Bonito Serra da Bodoquena.

Natureza intocada

O Buraco das Araras está situada numa área de 100 hectares, das quais 29 hectares foram destinados a uma unidade de conservação (UC). Em 2023 ganhou o Prêmio Nacional Braztoa na categoria experiências sustentáveis, pelo seu comprometimento com o meio ambiente e fomento ao desenvolvimento do turismo de baixo impacto, sem destruir os recursos naturais e ainda gerando renda na comunidade, que é envolvida em projetos socioambientais.

Visitar esse lugar é uma sensação indescritível pelas belezas da natureza intocada que saltam aos olhos. A dolina compreende 100 metros de profundidade e 500 metros de circunferência, com duas amplas plataformas de onde se avista o fenômeno geológico e o revoar das aves (são mais de 160 espécies), com destaque para a arara-vermelha, predominante no ambiente. O vermelho não está apenas em suas asas, mas no arenito que forma a depressão.

Banho no Prata

Para chegar a esse ambiente fantástico e suas paisagens multicoloridas, faz-se uma caminhada leve por uma trilha de 970 metros, a partir do receptivo, com acessibilidade para todas as idades. A observação de aves na UC também é uma atividade preferida pelo visitante pela variedade de aves, se tornando um dos grandes hotspots no Mato Grosso do Sul. E mais: tem a maior concentração de araras-vermelhas no período reprodutivo: são cerca de 120 indivíduos.

O Balneário Jardim Ecopark é limitado pelo Rio da Prata, um dos mais transparentes da região, e na baixa temporada abre de quarta-feira e domingo. Sistema day use, conta com toda estrutura para passar um dia relaxante e divertido, com opções de banho de rio ao lado de piraputangas, redário, espaço kid, quiosques com churrasqueiras, quadras de esportes e slackline. As atividades dos dois atrativos têm sistema de gestão de segurança e monitores e guias bilingues.

Destaque

 Bonito participou da vigésima primeira edição do Fórum Panrotas, que aconteceu nos últimos dias 05 e 06 de março, no World Trade Center São Paulo. Foram mais de 2.100 inscritos, o Fórum apresentou cenários e perspectivas do futuro, além das comemorações de 50 anos de publicação na indústria do Turismo no Brasil.

O Fórum PANROTAS 2024 é um ambiente onde líderes e especialistas do setor do turismo se reuniram para participar de discussões técnicas e apresentações. Os anfitriões do evento, José Guillermo C. Alcorta, presidente da PANROTAS, e seu filho, José Guilherme Alcorta, CEO da empresa, lançaram o tema Histórias dos Futuros, onde trouxeram as tendências do Turismo com um olhar para os futuros possíveis da indústria. Em sua 21ª edição, o FÓRUM PANROTAS 2024 apresentou diferentes modelos de negócios que estão se reinventando pelo uso da tecnologia, pelo impacto do consumidor conectado em novas plataformas e por ferramentas de marketing. Foram dois dias de painéis e palestras reunindo as principais lideranças e reconhecidos profissionais do setor.

A agenda dos dois dias estava repleta de palestras com renomadas personalidades do setor e participações especiais. O evento apresentou uma variedade de atividades incluindo um painel com líderes das principais distribuidoras de turismo do Brasil, debates sobre inteligência artificial, distribuição e sustentabilidade na aviação, o cenário atual e as oportunidades no mercado argentino, um ato pela permanência do PERSE.

Também foram discutidos temas como sustentabilidade em viagens, as inovações contínuas na indústria hoteleira, o crescimento do segmento de viagens de luxo através de gerações. Grandes nomes de outras aéreas como Ninzan Guanaes que mostrou como o marketing é essencial para o turismo, o Professor HOC que com um mapa mundi apresentou um cenário geopolítico mundial com grande impacto no turismo, e ainda a façanha de colocar em uma mesma mesa os CEO’s das três companhias aéreas brasileiras: GOL, Azul e Latam mediados por William Waack. Além disso temas como hotelaria pelo CEO da ACCOR, Thomas Dubaere, e palestras sobre viagens de luxo, sustentabilidade, performance digital, tarifas e canais de distribuição foram abordados no evento.

O Mato Grosso do Sul presente no evento, expôs a logomarca “Isto É Mato Grosso do Sul” em toda a campanha de divulgação do evento; visibilidade da marca na cenografia de todo o evento; visibilidade da marca nas apresentações de áudio e vídeo; anúncio na revista especial de duas páginas duplas e anúncio publi-editorial de uma página na revista especial Fórum PANROTAS 2024; exibição dos vídeos promocionais do turismo de MS no auditório principal do evento; exibição da comunicação de Mato Grosso do Sul nos crachás do evento e momento apoiador no palco.

Diante da oportunidade de expor os destinos turísticos de Mato Grosso do Sul, a participação neste evento se mostra de grande importância para promoção e divulgação dos destinos turísticos com a intenção de fomentar o aumento do fluxo de turistas para Mato Grosso do Sul.

O Prefeito Josmail Rodrigues destaca o empenho constante da gestão municipal em divulgar e promover incansavelmente a cidade de Bonito nos principais mercados e eventos. Como prefeito, é meu compromisso assegurar que o nome de Bonito ressoe nos quatro cantos do país e além, “Nos últimos anos, temos investido significativamente em estratégias de divulgação e promoção que visam destacar as belezas naturais, a riqueza cultural e a hospitalidade única que define Bonito, estamos trabalhando incansavelmente para que o mundo conheça nosso destino turístico”.

Comenta ainda que, participar ativamente das principais feiras de turismo, colabora com o estreitamento com operadoras, mantemos diálogo próximo com jornalistas para garantir que a narrativa de Bonito seja autêntica e inspiradora. O trabalho institucional na divulgação da cidade é uma prioridade, pois entendemos que a prosperidade de Bonito está intrinsecamente ligada à sua visibilidade nacional e internacional.

A Secretária de Turismo, Indústria e Comércio, Juliane Ferreira Salvadori define a estratégia para promover Bonito nos principais eventos de turismo no Brasil e ao redor do mundo, “Participar dos eventos de turismo mais importantes do Brasil e do exterior é uma peça central em nossa abordagem para destacar as maravilhas que Bonito oferece. Estes eventos não são apenas oportunidades para apresentar nossas belezas naturais, mas também para mostrar um destino verdadeiramente único. Nos eventos, buscamos estabelecer parcerias estratégicas, compartilhar boas práticas e aprender com outros destinos de sucesso. Isso não só enriquece nossa abordagem, mas também fortalece a imagem de Bonito como um destino que não apenas preserva sua natureza, mas também impulsiona a prosperidade econômica e social”, conclui.

A Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio foi representada no Fórum Panrotas 2024 pelo Diretor de Turismo, Elias de Oliveira Francisco que destaca a importância da participação num evento dessa magnitude, pela oportunidade de atualização no cenário atual assim como interagir com os atores dessa grande indústria que é o mercado do turismo num momento para networking, nos quais tomadores de decisão têm a oportunidade de se conectar, reencontrar e discutir a atualidade, mostrando assim, que o valor do bom relacionamento é essencial para o sucesso no turismo.

Destaque

 Em abril de 2024, a cidade de Bonito, no coração de Mato Grosso do Sul, se prepara para receber o aguardado II Festival de Cerveja. Marcado para os dias 05 e 06, o evento promete agitar a Praça da Liberdade com uma programação repleta de atrativos.

Os visitantes terão a oportunidade de desfrutar de uma praça de alimentação repleta de sabores locais, além de degustar as criações de 10 cervejarias do estado. Para os entusiastas, estão programados cursos e workshops para aprimorar o conhecimento sobre a arte cervejeira.

A música será uma atração à parte, com artistas de nossa cidade abrilhantando o palco. No primeiro dia, ‘Márcia Cordeiro’ abre o evento, seguida de um dos principais compositores da música pop brasileira, ‘Arnaldo Antunes’.

No sábado, a programação musical começa com ‘As Máquinas do Seu Antônio’, seguido da tradicional banda sul-mato-grossense ‘Bêbados Habilidosos’ e para encerrar a noite, ‘Raimundos’ uma das bandas mais tradicionais do rock brasileiro sobe ao palco.

Prepare-se para viver momentos inesquecíveis de música, gastronomia e cerveja no II Festival de Cerveja de Bonito. Venha celebrar a cultura e a diversão em um dos eventos mais aguardados da região.

Anota na agenda:

Data: 05 e 06 de abril de 2024
Local: Praça da Liberdade, Bonito/MS
Praça de alimentação e participação de 10 cervejarias do estado
Cursos e workshops

Atrações musicais:

Sexta-feira (5) a partir das 20 horas:

  • Márcia Cordeiro (local)
  • Arnaldo Antunes (nacional)

Sábado (6) a partir das 20 horas:
  • As Máquinas do Seu Antônio (local)
  • Bêbados Habilidosos (MS)
  • Raimundos (nacional)