imagem do onda

Notícias de Bonito MS

Destaque

 Em sua segunda edição e agora com a participação de quatro cidades (Campo Grande, Bonito, Corumbá e Três Lagoas), o Circuito Gastronômico 'Isto é Mato Grosso do Sul – Sabores da Terra' coloca em destaque a rica culinária regional e suas influências fronteiriças, e se posiciona estrategicamente entre as ações desenvolvidas pelo Governo de Mato Grosso do Sul no fomento da culinária na cadeia do turismo.

Apoiando a iniciativa da Companhia de Gás de MS (MSGAS), patrocinadora do evento, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS) trabalha a gastronomia como um produto diferenciado do Estado, divulgando o segmento inclusive em feiras nacionais e internacionais.

Para o diretor-presidente da fundação, Bruno Wendling, o Circuito Gastronômico muito contribui para aumentar o fluxo turístico e valorizar a criatividade dos chefs.

"É uma satisfação apoiarmos pela segunda vez esse evento, que é novo, mas vem mostrando seu valor e seu potencial, de encontro de nossas estratégias de fortalecer a gastronomia regional, somando às ações de promoção e divulgação do nosso turismo”, frisou. “Esperamos que amplie a participação de restaurantes e aumente os negócios com o fluxo de pessoas que estarão visitando as cidades durante o festival".

Inscrições

O Circuito Gastronômico 'Isto é Mato Grosso do Sul – Sabores da Terra' será realizado de 6 a 21 de maio, sendo uma ótima oportunidade para os estabelecimentos divulgarem o seu negócio, serem vistos pelo público-alvo e contribuírem para atrair maior número de turistas ao Estado. A população e os visitantes vão se deliciar com os sabores e a autenticidade dos ingredientes regionais.

O circuito contará com a curadoria de dois chefs renomados: Paulo Machado, embaixador internacional do evento e um dos expoentes da riqueza gastronômica brasileira, e o bonitense Felipe Caran, que atuará como embaixador sul-mato-grossense. Os estabelecimentos (restaurantes, bares, hamburguerias e cafés) podem se inscrever até 8 de abril e a meta é atingir 120 participantes.

A realização está a cargo de Márcia Marinho, que atua no segmento como hunter de novos nomes de chefs, produtos e estabelecimentos, e criadora de um dos maiores portais de gastronomia do Estado (Saborise) e do Festival de Carnes de MS; de José Marques, apresentador de Festas e Eventos TV, veiculado no site Campo Grande News, TVMS Record e CBN Campo Grande, e realizador do Noiva Fashion e do KidsfashionMs; e do Sindha/MS (Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Mato Grosso do Sul).

Passaporte

Conforme o regulamento, os estabelecimentos inscritos terão que desenvolver um prato com pelo menos um ingrediente regional e pantaneiro listado: baru, pequi, guavira, nicola, carne de sol, mel de abelha nativo do Pantanal, linguiça de Maracaju, erva-mate, polvilho azedo e doce, farinha de milho saboró, galinha caipira, pintado, mocotó, miúdos, derivados de búfalo, coentro, pacu, farinha de mandioca de Furnas, palmito/guariroba, mandioca, traíra e sobá.

Na abertura do evento, no dia 6 de maio, em Campo Grande, será lançado o passaporte do Circuito Gastronômico, que consiste num guia de bolso a ser distribuído nos aeroportos e hotéis das quatro cidades participantes, contento os estabelecimentos inscritos com endereços e seus pratos.

Serão distribuídos cinco mil exemplares. A organização já iniciou o trabalho de registro dos pratos em vídeos e fotos.

Mais informações em www.circuitogastronomicoms.com.br.

Destaque

 O outono começou, marcando o início da baixa temporada, que segue até o final do inverno, exceto férias de julho e feriado de Corpus Christi. Com as temperaturas mais amenas, este período apresenta grandes vantagens ao turista. Bonito (MS), que é conhecida como a capital brasileira do ecoturismo, é um destino que pode e deve ser visitado em qualquer época do ano.

Na baixa temporada em Bonito, os passeios contam com tarifas mais baixas, o que representa uma boa economia. Na Nascente Azul, fazer a flutuação nesta época, atividade que inclui ainda day use no balneário, custa R$ 70,00 a menos em relação ao restante do ano. Além disso, há menos turistas na cidade, o que significa que os atrativos não costumam atingir sua ocupação máxima diária e você tem uma tranquilidade maior para curtir cada lugar.

Vale também ressaltar a questão do clima: há menor incidência de chuvas em Bonito nos meses de outono e inverno. Ou seja, as chances do tempo atrapalhar ou até interromper os seus passeios são bem menores. Com menos chuvas, as águas de Bonito atingem o grau máximo de limpidez, ficando muito mais cristalinas. Assim, é ainda mais especial fazer a flutuação na Nascente Azul.

Mesmo entre o outono e o inverno, os dias são, em sua maioria, ensolarados em Bonito, com uma temperatura média de 25ºC. Nos poucos dias mais frios, o rio da Nascente Azul chega a ficar coberto por uma névoa, um visual mágico criado graças à diferença entre a temperatura do meio externo e a da água, que se mantém a constantes 24ºC, não importa o clima.

É neste rio que acontece a flutuação da Nascente Azul. Na atividade, todos os visitantes recebem roupas de neoprene, que ajudam a manter o corpo aquecido, além de calçados apropriados. Em dias mais frios, a sensação é de a água estar aquecida.

Mesmo assim, para quem quer se manter seco, a Nascente Azul também tem uma série de atrações fora da água. Entre elas, estão a tirolesa, que tem 450 metros de extensão e oferece uma vista deslumbrante para a Serra da Bodoquena, e o pêndulo humano, que desafia os limites da gravidade em um emocionante balanço nas alturas. Há ainda trilhas ecológicas e contemplativas, para admirar a diversidade da flora e da fauna locais em cenários perfeitos para fotos.

Destaque

 Acontece neste fim de semana na Capital do Ecoturismo a segunda edição do Festival da Cerveja Artesanal, com a participação de dez cervejarias do Estado. O evento inicia hoje (5) e vai até amanhã, sábado, na Praça da Liberdade, com shows nacionais gratuitos com Arnaldo Antunes (ex-Titãs) e Raimundos, além de atrações regionais.

Promovido pela prefeitura local, o festival mantém o fluxo turístico no destino em um mês de baixa temporada, com os atrativos operando com desconto na tarifa em até 30%. No ano passado, o evento atraiu mais de sete mil visitantes e a expectativa do trade é receber um público maior este ano. A meteorologia prevê temperatura oscilando na região entre 22 e 31 graus no fim de semana.

Além da presença das cervejarias Morenabier, Bonito Beer, Canalhas, Louvada, Capivas, Cantina MS, Onze Onze, Endrigo, Via Malte e Eden Beer, haverá praça de alimentação por conta de Tomahawk, Zé Figueira e Gaspar Espetos. Está sendo realizado durante a semana o curso sobre fabricação de cerveja artesanal, e no sábado ocorrerá outro sobre degustação guiada.

Muita diversão

Para Lelo Marchi, diretor de Cultura de Bonito, “esse ano teremos o dobro de cervejarias, totalizando 10, além do aumento do espaço na praça de alimentação e dos shows locais e um regional, teremos dois gigantes da música brasileira em nosso palco. Serão dois dias de muita música, um mergulho no mundo da cerveja artesanal e muita diversão”.

Na sexta-feira, a partir das 20h, se apresentam no palco os artistas Mária Cordeiro e Arnaldo Antunes; e no sábado, as bandas Bêbados Habilidosos, As Máquinas do Seu João e Raimundos. A segunda edição do Festival da Cerveja Artesanal tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de MS e da secretaria de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC).

Festival de Pesca

O mês de abril reserva ainda dois grandes eventos em Bonito: a 4ª Conferência Nacional da Jovem Advocacia, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entre os dias 10 e 12, e a segunda edição do Festival de Pesca Esportiva no distrito de Águas do Miranda, na modalidade pesque e solte, no período de 26 a 28. O torneio terá shows, feira de exposições, praça de alimentação, palestras e oficinas.

A prefeitura de Bonito anunciou a abertura das inscrições (gratuitas) para a prova principal (adultos), que será realizada no dia 27 (sábado), das 6h às 16h, no trecho do Rio Miranda compreendido entre a foz do Rio Nioaque até o Pesqueiro do Davi, limitada a 60 equipes.

Todos os eventos contam com o apoio do Bonito Convention, associação mantida pela iniciativa privada que trabalha em parceria com associações de classe e órgãos governamentais para a captação e apoio a eventos indutores de fluxo turístico.

Destaque

 Nos dias 5 e 6 de Abril Bonito espera o público para a segunda edição do Festival da Cerveja, 10 cervejarias, praça de alimentação e shows gratuitos vão agitar o principal destino do ecoturismo de MS. Os shows na praça principal começam às 20h e ficam por conta dos artistas Marcia Cordeiro, Arnaldo Antunes (05), Bebados Habilidosos, As Máquinas do Seu Antonio e Raimundos.

Em 2024 o Festival teve um público de mais de 7 mil pessoas, gerando um aquecimento no comércio local, rede hoteleira além de levar cervejeiros do MS para Bonito, esse ano participam do evento as cervejarias: Morenabier ,Bonito Beer, Canalhas, Louvada, Capivas, Cantina MS, Onze Onze, Endrigo, Via Malte e Eden Beer, a gastronomia fica por conta de Tomahawk, Zé Figueira e Gaspar Espetos.

O 2º Festival da Cerveja também contará com um cursos sobre Fabricação de Cerveja, que ocorrerá de segunda (01/04) a sexta (05/04), e no sábado um Curso de Degustação Guiada. Para Lelo Marchi, Diretor de Cultura, “Esse ano teremos o dobro de cervejarias, totalizando 10. Além do aumento da praça de alimentação e os 2 shows locais e um regional, teremos dois gigantes da música brasileira em nosso palco. Serão dois dias de muita música, um mergulho no mundo da cerveja artesanal e muita diversão”.

Para o Prefeito Josmail Rodrigues a primeira edição do festival foi um sucesso e a segunda vem para marcar o calendário de eventos do município, “a primeira edição do evento foi muito bem aceita, tanto pelo trade, movimentando a economia em um período de baixa temporada, como pelos visitantes, com um público estimado de 7 mil pessoas nos dois dias. Para este ano, acreditamos que será ainda melhor, porque teremos dois nomes de peso no cenário nacional, que é Arnaldo Antunes e os Raimundos, sem contar a programação regional e a participação de 10 cervejarias e 3 stands de alimentação, então a expectativa é de pelo menos 10 mil pessoas”.

O 2º Festival da cerveja de Bonito é uma realização da Prefeitura de Bonito, por meio do Departamento de Cultura e da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, com apoio do Governo do Estado, da Fundação de Cultura de MS e da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC).

Destaque

 Capital do ecoturismo brasileiro, Bonito (MS) sediará, entre os dias 10 e 12 de abril, a 4ª Conferência Nacional da Jovem Advocacia. Promovido pelo Conselho Federal pela OAB, o evento tem como ideia central a criação de um ambiente de diálogo sobre as perspectivas profissionais e os desafios do início de carreira.

Para o encontro, são esperados principalmente os jovens advogados, ou seja, aqueles que têm até cinco anos de inscrição nos quadros da Ordem. Eles correspondem a mais da metade dos advogados brasileiros – cerca de 1,4 milhão.

“Convido todos os jovens advogados a se inscreverem e participarem ativamente desse encontro enriquecedor. Sua presença é fundamental para o sucesso da nossa Conferência e para a construção de um futuro promissor para a advocacia brasileira. Contamos com vocês”, destaca o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti.

“Este é um evento muito importante para o Conselho Federal. É necessário não apenas reconhecer, mas apoiar a expressividade da Jovem Advocacia Nacional”, complementa Simonetti.

Bonito já havia sido escolhida na última edição da conferência, porém houve cancelamento em razão da pandemia de Covid-19. O presidente da OAB-MS, Bitto Pereira, diz estar feliz e honrado de receber os profissionais em início de carreira na seccional do Mato Grosso do Sul.

“Esta conferência é uma oportunidade única para os jovens advogados se conectarem, trocarem experiências e fortalecerem sua atuação na advocacia. É um espaço fundamental para discutir os desafios e as perspectivas da profissão, além de promover a união e a representatividade da jovem advocacia”, afirma Pereira.

Programação:

A programação inclui o debate sobre temas como Inteligência artificial e os desafios na advocacia;
Atuação prática na audiência de custódia e tribunal do júri;
Valorização da advocacia e honorários;
Produção de conteúdo: estratégias para crescer sua advocacia;
Direito do Trabalho; Desafios da advocacia negra e indígena;
Prerrogativas da advocacia;
Perspectivas da jovem Advocacia;
Previdenciário na atualidade;
Novas tendências do Direito Processual Penal;
Representatividade da mulher advogada e as carreiras jurídicas;
Marketing jurídico estratégias e limites;
Oratória – comunicação eficaz nos tribunais;
Empreendedorismo na advocacia; e
Os desafios da jovem advocacia: como começar?

Destaque

Estão abertas as inscrições para o 2° Torneio de Pesca Esportiva no distrito de Águas do Miranda, em Bonito, a 290 km de Campo Grande.

O evento que acontece entre os dias 26 a 28 de abril, adota a modalidade pesque e solte, é parte essencial do Festival de Pesca do distrito e irá contar com shows de artistas locais e regionais, feira de exposições, praça de alimentação, além de palestras, oficinas e campeonato especial de pesca para crianças.

Programação:

26 de abril: Abertura e orientações gerais, com entrega dos kits a partir das 18h.
27 de abril: Competição principal de pesca esportiva para adultos, começando às 6h, seguida de aferição de vídeos das capturas às 16h, e entrega de prêmios às 19h.
28 de abril: Campeonato de pesca esportiva infantil de 9h às 11h, seguido pela premiação.

As inscrições são gratuitas e limitadas a 60 equipes. A organização conta com o apoio da Secretaria de Turismo de Bonito e do Bonito Convention & Visitors Bureau, que disponibilizam mais informações através dos contatos fornecidos.

O torneio segue regras de pesque e solte, com a competição dividida em categorias por dupla ou trio, incluindo o guia de pesca. Importante ressaltar que a pesca é restrita ao trecho do Rio Miranda, delimitado do Rio Nioaque até o Pesqueiro do Davi, com proibições específicas para garantir a preservação ambiental.

Os participantes deverão gravar vídeos das capturas, comprovando o tamanho do peixe, que serão utilizados para aferição dos resultados. Serão premiados os maiores exemplares nas categorias Dourado, Peixe de Escama e Peixe de Couro.

Destaque

 Belezas naturais de Bonito (MS) foram destaque internacional na ITB Berlim, maior feira de turismo do mundo.

O município foi selecionado, em edital de chamamento público da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), para dividir estande com cerca de 50 co-expositores brasileiros, entre destinos, regiões e empresas privadas.

A cidade foi representada pelo diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), Bruno Wendling; secretária de Turismo, Indústria e Comércio do município, Juliane Salvadori e representante do Conselho Municipal de Turismo de Bonito (COMTUR), Karin Fernanda.

A ITB Berlim é uma feira do setor de viagens e turismo que abrange destinos, atrações, acomodações, transporte, alimentação, bebidas, passeios, produtos e outros serviços turísticos.

Oferece exposições, palestras, workshops e eventos sociais. O evento reuniu na Alemanha, neste mês, 100 mil pessoas, 5,5 mil expositores e 170 países.

Durante o evento, a equipe sul-mato-grossense participou de reuniões com jornalistas, operadores, plataformas online de viagem e sistemas de gestão interessadas no destino. Além disso, os servidores marcaram presença no Cooking Show, programa de culinária de TV, para divulgar a culinária local através da “Moqueca de Pintado”.

Sob o lema “Pioneiro na Transição em Viagens e Turismo”, a conferência mais importante da indústria de viagens levou ao mercado tendências globais, principais especialistas e exemplos atuais de melhores práticas.

Foram três dias de palestras, painéis de discussão, exemplos de melhores práticas, entrevistas com especialistas e prêmios nas categorias de tecnologia de viagens, marketing e vendas, viagens futuras, MICE, sustentabilidade, gestão de destinos, hospitalidade, responsabilidade social, viagens de negócios, trabalho futuro e muito mais.

“Bonito estar presente no maior evento de turismo do mundo é resultado de muito trabalho, que nós, enquanto gestão, estamos desenvolvendo para posicionar fortemente o nosso destino no cenário internacional”, destacou a secretária de turismo do município.

BONITO

Bonito é uma cidade localizada na região sudoeste de Mato Grosso do Sul e encontra-se a 297 quilômetros de Campo Grande. Foi fundada em 2 de outubro de 1948 e completará 75 anos em 2023. É considerado a Capital do Ecoturismo.

De acordo com relatório divulgado pelo Observatório do Turismo e Eventos de Bonito (OTEB), o município superou a marca histórica e bateu recorde de turistas em 2023.

ao todo, 313.316 turistas visitaram o município entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2023.

O número é o maior desde 2015, quando números turísticos começaram a ser monitorados no destino.

De acordo com a turismóloga e coordenadora do Observatório do Turismo e Eventos de Bonito (OTEB), Janaina Mainchein, o ano de 2023 foi extremamente positivo em razão do número recorde de turistas, bom desempenho da taxa de ocupação de hotéis e aumento do número de visitas em atrativos turísticos.

PASSEIOS

Bonito-Serra da Bodoquena possuem diversos passeios para todas as idades, gostos e bolsos.

A cidade possui rios de águas cristalinas, cavernas/grutas secas e alagadas, cachoeiras, trilhas, balneários, observatórios naturais, flutuação e mergulho em rios, praias de água doce, boia cross e aquários.

Os passeios variam de R$ 70,00 a R$ 1.900,00. Confira:

Gruta do Lago Azul - cartão postal da cidade
Grutas de São Miguel
Grita São Mateus
Gruta Catedral
Gruta do Mimoso (nova atração)
Abismo Anhumas
Nascente Azul
Lagoa Misteriosa
Rio Sucuri
Rio da Prata
Rio Formoso
Aquário Natural
Estância Mimosa
Boca da Onça
Cachoeiras da Serra da Bodoquena
Balneário do Sol
Balneário Bosque das Águas
Balneário Municipal
Eco Park Porto da Ilha
Eco Serrana Park
Recanto das Águas
Cânion do Rio Salobra
Fazenda Ceita Corê
Buraco das Araras
Buraco do Macaco
Praia da Figueira
Projeto Jiboia
Biopark