BONITO / MS

31�

21�

quarta, 27 de outubro de 2021

quinta, 26 de agosto de 2010

Conferências pelo Meio Ambiente

Os Ministérios do Meio Ambiente e da Educação nos proporcionaram um desafio: "A primeira Conferência pelo Meio Ambiente", com uma versão adulta (a partir de 16 anos) e uma infanto-juvenil (alunos de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental). Ambas perguntam: Como vamos cuidar do Brasil?
A idéia propôs que a comunidade escolar  realizasse uma Conferência do Meio Ambiente na Escola, ou seja, um encontro de pessoas interessadas em debater e propor ações e políticas públicas, elegendo delegados (as) para representarem os estudantes e as propostas de suas escolas na Conferência Nacional, que será nos dias 28 a 30 de novembro, em Brasília - DF. Foram fornecidos guias de orientação, enfocando temas para debates e textos com informações para toda preparação. 
Enquanto milhares de municípios brasileiros realizavam suas Conferências, Bonito realizava a Conferência versão adulta com mais de 170 participantes, em sua maioria alunos do Ensino Médio da Escola Honorato Jacques,  e diversas Conferências nas escolas, onde a comunidade escolar bonitense esteve presente participando efetivamente na elaboração de suas propostas, as quais enfocavam os seguintes temas:

- Escola Municipal João Alves de Arruda - Como cuidar da nossa água
- Escola Municipal Durvalina Dorneles Teixeira - Como cuidar da nossa escola
- Escola Municipal Rural Ozório Jacques - Como cuidar da nossa água
- Escola Municipal Rural Águas do Miranda - Como cuidar da nossa comunidade
- Escola Estadual B.C.G. - Como cuidar da nossa água
- Escola Estadual Falcão - Como cuidar da nossa água
- Escola Sagrada Família - Como cuidar dos nossos alimentos

Cabe agradecer a colaboração dos professores, coordenadores, diretores, funcionários e cidadãos presentes, além de destacar a participação dos convidados que se tornaram parceiros do evento: Airton Garcez (IDATERRA), Clademar e Gerson Sovernigo (Polícia Militar Ambiental), Ângela Pellin (SEMA), José Luis Cyrino (Se. Turismo), Paula Battassini (Sec. Educação), Alexandre Matos (IBAMA), Fabrício de Souza e Elionete Castro (IESF - Funlec).

Acreditamos que foi uma boa oportunidade para resgatarmos projetos, refletirmos sobre iniciativas já desenvolvidas e principalmente revermos a forma de como vamos cuidar de Bonito, do Mato Grosso do Sul e do Brasil.

COLUNISTA

Paula Battassini

paula@portalbonito.com.br

Paula Sant'Anna Battassini, Bióloga e guia de atrativos turísticos naturais, trabalha na Associação Amigos do Brazil Bonito como diretora de projetos.

COMENTÁRIOS

Site desenvolvido por: