BONITO / MS

31�

21�

quarta, 27 de outubro de 2021

quinta, 26 de agosto de 2010

Ações de Educação Ambiental em Bonito - 2003

- Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) – Parâmetros em Ação – Meio Ambiente na Escola.  Trata-se de um programa de formação profissional continuada para aproximadamente 30 professores com carga horária de 115 horas. Iniciou em março de 2003.

- Projeto Reciclagem desde 1999 – Projecto Vivo, Brazil Bonito e Secretaria Municipal de Educação.  Através desta parceria, todos os alunos das 4ªs séries e seus professores participam de oficina de papel reciclado, palestras, estudo do meio (Depósito de lixo, córrego urbano, fazenda da Barra). Em implantação Projeto Caminho das Águas/5ªs.séries

- Alteração na Lei Municipal nº 636/93, a qual institui na Rede Municipal de Ensino a Disciplina de que trata do Meio Ambiente e contraria a Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9.795/99 – Decreto nº 4.281/2002).                                                           Decreto Municipal nº 034/93 – regulamenta a organização da disciplina.

- Festival de Inverno de Bonito – Seminários de Meio Ambiente, mostra de vídeos.

- Programações anuais para a Semana do Meio Ambiente (gincanas, mostra de vídeos, exposições, conferências, campanhas, oficinas, teatro, shows etc.).
Lei Municipal nº 950/2003 – dispõe sobre a instituição da Semana Municipal do Meio Ambiente.

- Projeto para implantação do Núcleo de Educação Ambiental. (viveiro, capacitação de agentes ambientais, oficinas, palestras, sede dos Florestinhas e Guarda Mirim, biblioteca e videoteca especializada, centro de vivência ambiental, sede Conselho Tutelar com alojamento etc.)
Em elaboração e negociação com Ministério Público.

- Núcleo de Criação Teatral de Bonito. Grupo compreendido por aproximadamente 25 representantes da comunidade, direção de Andréa Freire, desde 2002. 
Peça atual do grupo: “O moço que casou com mulher braba” – comédia medieval, a qual inspirou Shakespeare em “A megera domada”.

- CIDEMA (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Integrado das Bacias dos rios Miranda e Apa) – município consorciado.

- ANAMMA (Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente) – município associado.

- Proposta do Programa “Secos e Molhados” - a respeito da coleta seletiva de resíduos sólidos, operacionalização da UPL, reaproveitamento, reciclagem, produção de adubo/húmus.

- Programa Hortas Familiares e Escolares – Semap / Semais / Idaterra – paralisado em 2003.

- Ações pontuais e específicas em parcerias com: “Associação Amigos do Mimoso” e “Associação Brasil Bonito”
Surgimento de um movimento dos amigos do Formoso.

- Diagnóstico denominado “Formoso Vivo” em andamento na bacia do rio Formoso via Ministério Público.

COLUNISTA

Paula Battassini

paula@portalbonito.com.br

Paula Sant'Anna Battassini, Bióloga e guia de atrativos turísticos naturais, trabalha na Associação Amigos do Brazil Bonito como diretora de projetos.

COMENTÁRIOS

Site desenvolvido por: