BONITO / MS

31�

21�

quarta, 27 de outubro de 2021

quinta, 26 de agosto de 2010

Mergulho em Cavernas

O “Projeto Cavernas Alagadas da Bodoquena” é um Projeto de Exploração Técnica de Mergulhos em Cavernas, e tem como objetivo principal promover pesquisa e verificar a existência de novas cavernas alagadas com potencial turístico para “Mergulho em Cavernas” na região do Parque Nacional da Bodoquena e seu entorno, bem como fazer os levantamentos iniciais para futuras expedições.


Entrada da nascente do Taquaral, caverna recém descoberta

Em países como o México e os EUA (principalmente no Estado da Flórida), existem regiões com grandes concentrações de cavernas alagadas, ideais para a prática do "Mergulho em Cavernas", que, segundo especialistas, são comparáveis à região de Bonito MS e municípios próximos. A prática de tal atividade proporciona um grande fluxo turístico nas regiões e conseqüente geração de receitas.


Ressurgência do Rio Perdido

Durante a década de 90, com a descoberta e exploração inicial de muitas cavernas alagadas,  as cidades de Bonito, Jardim e Bodoquena receberam um grande fluxo desse novo tipo de turismo, formado por “Espeleomergulhadores" ou mergulhadores especializados em "Mergulho em Cavernas”, um grupo geralmente de grande poder aquisitivo, e voltado para a preservação e conservação dos ambientes naturais, principalmente os cavernícolas, e que já demonstrou ser no passado (até o momento da proibição da atividade aqui no Brasil) um grande e diferenciado potencial de exploração do Ecoturismo.


Em direção a ressurgência do rio Perdido

O fechamento das cavernas para a pratica do "Espeleomerguho" se deu por força da PORTARIA Nº 89, de 13 de Agosto de 2001 do antigo INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS, que foi posteriormente  revisada pelo CEMEC/CECAV ( Conselho Especializado de Mergulho em Cavernas) e publicada na forma de Instrução Normativa IN 100 de 05 de Junho de 2006 .


Buraco das Abelhas

A importância da presença dos mergulhadores especializados, nestes ambientes, também é percebida por novas descobertas e também pelas observações e denúncias de agressões às cavernas e ao aqüífero, como por exemplo, degradação de vegetação e criação de animais no entorno, poluição, retirada de água, despejo de agrotóxicos, e muitos outras, que só são observadas com a presença destes.


Nascente de um dos afluentes do rio Salobrinha

Os benefícios são notados também na área de Educação Ambiental, pois estes mergulhadores são os principais divulgadores para o público em geral, da importância da conservação e preservação destes ambientes. Um bom exemplo disso é a fama nacional e internacional que a Região conheceu no passado, que ainda é muito lembrada.

A Certificadora de mergulho National Association Of Underwaters Instructors - NAUI, através de seu departamento de mergulho técnico NAUITEC, está no apoio do projeto, que em breve deverá colaborando para uma nova etapa.

Saiba mais

NAUI www.naui.com.br

ICMBio  http://www.icmbio.gov.br/cecav/

COLUNISTA

Alvanir S. Oliveira

jornada@portalbonito.com.br

Mergulhador há mais de 25 anos, proprietário e Responsável Técnico da Jornada Sub Mergulho Lojas Jundiaí e São Paulo www.jornadasub.com.br, training Representative NAUI World Wide www.naui.org, diretor da NAUI Service Center Mercosul www.naui.com.br, membro da Comissão Especial de Mergulho em Cavernas CECAV / IBAMA, membro Fundador da ABETA - Assoc. Bras. Empresas de Turismo de Aventura. Presidente da ABEM - Assoc. Bras. das Empresas de Mergulho 2002 -2003, responsável pelo Planejamento do Projeto de Recifes Artiticiais de Rio das Ostras RJ- PETROBRAS/LTS/COPPE/ IEAPM, responsável pelo planejamento de Mergulho do Projeto ORION - Macaé RJ Naufrágio Artifical,instrutor de Mergulho NAUI # 19.845, formador de INSTRUTORES NAUI MERCOSUL, course Director NAUI WorldWide, instrutor de NITROX NAUI, instrutor Wreck Penetration NAUITEC, instrutor de Pesca Submarina NAUI, instrutor de Primeiro Socorrismo e RCP...ASHI - American Safety and Health Institute, instrutor TDI - Techinical Diving Instructors # 3166. Instrutor Provedor de Oxigenio # 9605 .....DAN - Divers Alert Network, techinical Diver IANTD ..... International Association Nitrox & Techinical Divers, Full Cave Diver ..... NACD - National Association For Cave Diving, Cave Diving ..... NSS - National Speleological Society, Trimix Diver Full NAUITEC, Gas Blender - IANTD, Gas Blender NAUITEC. Pós Graduaçao UNICAMP NEPAM - Aluno Especial Sociedade Cultura e Ambiente / Arqueologia Subaquática - 2006, Pós Graduaçao UNICAMP NEPAM - Aluno Especial - Disciplina Ecologia Humana/ Arqueologia Marítima - 2006, Pós Graduaçao UNICAMP NEPAM - Aluno Especial - Arqueologia Pública - 2007, Bacharel em Administração de Empresas 1986, especializado em Planejamento e Controle de Produção 1987

Colunas relacionadas

COMENTÁRIOS

Site desenvolvido por: