quarta, 26 de setembro de 2007
MS Notícias
O governador André Puccinelli, durante a solenidade de lançamento da Feira Internacional e 1º Salão de Turismo de Mato Grosso do Sul, segunda-feira (24), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, destacou a importância do evento e pediu ousadia para levar o Estado ao conhecimento do mundo.
O governador André Puccinelli falou da importância da divulgação do potencial turístico de Mato Grosso do Sul por intermédio dos municípios. Disse que quer levar o Estado ao conhecimento do mundo por meio das embaixadas, das agências de turismo, das operadoras e de todos aqueles que queiram, de forma criativa, divulgar o potencial turístico de cada cidade do interior. "É hora de Mato Grosso do Sul. Temos belezas naturais inigualáveis. Devemos multiplicar a divulgação para outros. E assim poder dizer que nosso Estado terá como fator financeiro um importante aporte através do turismo".
Segundo o governador, o Estado irá patrocinar folders, dvds, vídeos, para que os municípios, em conjunto, possam atravessar fronteiras do Estado e do Brasil e divulgar Mato Grosso do Sul ao mundo. "Temos na Serra da Bodoquena, na Bacia do Prata e em Bonito, a possibilidade de divulgarmos cada vez mais as belezas naturais. Na costa leste, há a possibilidade do setor turístico na área da piscicultura, da pesca. Teremos a oportunidade de divulgar nossas regiões, e cada uma mostrando as suas oportunidades".
Puccinelli lembrou que o evento será realizado bienalmente, até que se tenha grande volume suficiente de expositores para fazê-lo anualmente. Disse que o Estado e as instituições de apoio à Feira Internacional irão se unir para apoiar os municípios na realização do evento, para que cada região possa levar ao conhecimento do mundo suas belezas naturais (como a fauna e flora). E ainda, não deixou de enfatizar a soma, o conjunto de esforços, de todos, para alavancar o potencial turístico do Estado.
O governador agradeceu aos municípios que participarão do evento, lembrando que Mato Grosso do Sul é verdadeiramente o Estado do Pantanal, um Estado que ousa e conclama àqueles que querem se unir com o governo e pensar na atividade turística como um verdadeiro alicerce da cultura sul-mato-grossense. Também destacou o trabalho dos secretários estaduais, dizendo que eles devem ser criativos, ousar e fazer acontecer.
A Feira Internacional e 1º Salão de Turismo de Mato Grosso do Sul são considerados eventos de grande porte, inéditos no Estado, e vão acontecer de 18 a 22 de outubro de 2007, no Pavilhão Albano Franco, em Campo Grande (MS). A Feira conta com a presença de expositores de seis países da América do Sul (Brasil, Paraguai, Bolívia, Chile, Argentina, Uruguai) e, ainda, dos estados brasileiros parceiros de Mato Grosso do Sul (Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal).
Participaram da solenidade a secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Correa da Costa; a diretora presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), Nilde Clara de Souza Benites Brun; e demais secretários estaduais, municipais, prefeitos, secretários de turismo do interior e da Capital, além de representantes das agências de turismo de Mato Grosso do Sul.