imagem do onda

terça, 13 de maio de 2008

Estudantes de turismo da Unesp visitam Embrapa Pantanal

Embrapa Pantanal

A Embrapa Pantanal recebeu ontem, dia 12 de maio, a visita de 32 estudantes do curso de turismo da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Rosana, interior do Estado de São Paulo. Também acompanharam a visita quatro professores e dois motoristas. Eles foram recebidos pelo chefe-geral da Unidade, José Aníbal Comastri Filho, assistiram ao vídeo institucional da empresa e acompanharam uma palestra sobre mamíferos do Pantanal com o bolsista Luiz Gustavo Oliveira Santos.

O grupo chegou à região no fim-de-semana e já está de partida. Segundo professores, eles visitaram a Estação Natureza, da Fundação O Boticário, o Museu do Pantanal (ainda não inaugurado), o Forte Junqueira, a área de fronteira da Bolívia e o Passo do Lontra. Também teriam uma audiência com o secretário de Turismo de Corumbá, Carlos Porto.

O chefe-geral da Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, falou aos estudantes sobre a expansão da Embrapa, que está ampliando sua participação no exterior e em Estados onde ainda não existem Unidades.

Comastri fez ainda um breve histórico da região, mostrando como a pecuária extensiva contribui para a conservação do Pantanal. "Os fazendeiros desistiram de dominar a região e se moldaram a ela. Hoje o Pantanal é um berçário de bezerros", afirmou.

Ele explicou porque as fazendas pantaneiras trabalham, em sua maioria, apenas com a cria, desistindo da recria e engorda. E também expôs problemas, com a mudança de mão das propriedades da região. "Empresários de fora estão comprando terras na região e tentando impor suas técnicas de produção."

Segundo ele, uma grande cheia pode comprometer pastagens exóticas introduzidas no Pantanal. No manejo tradicional, o gado se alimenta de pastagens nativas.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: