sábado, 10 de maio de 2008
MS Notícias
A Comissão Coordenadora do Zoneamento Ecológico-Econômico de Mato Grosso do Sul e representantes do trade turístico do Estado estiveram reunidos ontem, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, no Parque dos Poderes, para troca de informações do ZEE-MS.
Segundo o superintendente das Cidades e coordenador Estadual do ZEE-MS, Sérgio Yonamine, a reunião com representantes do turismo é de suma importância por ser um setor voltado para as potencialidades ecológico-econômicas do Estado. "A reunião será uma troca de informações para saber o que existe de fato, e o que está sendo realizado sobre o Zoneamento", disse coordenador.
As reuniões setoriais têm por objetivo trocar e coletar informações que possam subsidiar a formulação do ZEE-MS, nesta primeira etapa, e de identificar, junto aos respectivos setores, representantes da sociedade civil e do governo para o acompanhamento contínuo dos trabalhos formulados sobre o ZEE.
O trabalho do ZEE-MS visa organizar, de forma vinculada, as decisões dos agentes públicos e privados quanto a planos, programas, projetos e atividades que, direta ou indiretamente, utilizem recursos naturais, assegurando a plena manutenção do capital e dos serviços ambientais dos ecossistemas.
Segundo a Comissão Coordenadora do ZEE-MS, esta primeira aproximação será baseada em dados secundários e na sistematização dos diversos estudos já realizados no Estado de Mato Grosso do Sul.
A presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), Nilde Brun, também participa do evento, com empresários e representantes das operadoras de turismo do Estado.
Ministério da Integração
De acordo com Yonamine, no próximo dia 14, às 14 horas, no Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), no Parque dos Poderes, haverá uma reunião com representantes do governo do Estado e do Ministério da Integração Nacional para tratar de assuntos sobre o Projeto Observatório da Sustentabilidade do Pantanal; Plano Estratégico de Desenvolvimento do Centro-Oeste e a idéia do observatório; apresentação do estudo sobre o Observatório da Sustentabilidade do Pantanal, dentre outros assuntos.