Bonito: Inspira Ecoturismo abre inscrições; saiba como participar
De 10 a 14 de setembro, Bonito (MS) será o epicentro da inovação e do networking no ecoturismo, com conexões entre empreendedores, gestores e especialistas
Brasilturis
Segunda edição do evento reuniu mais de 520 participantes de 22 estados(Foto: Kamilla Alves)
Bonito (MS) se tornará mais uma vez o epicentro do ecoturismo com a realização da 3ª edição do Inspira Ecoturismo, entre os dias 10 e 14 de setembro, no Centro de Convenções do município. Com o tema “Construindo Novos Destinos”, o evento promete cinco dias intensos de aprendizado, networking e exploração das maravilhas da região. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio deste site.
O Inspira Ecoturismo é uma iniciativa do Sebrae/MS, realizada por meio do Polo Sebrae de Ecoturismo, sendo uma oportunidade única para empreendedores e gestores do setor se conectarem, trocarem experiências e descobrirem novas práticas e inovações. Este ano, o evento contará com uma programação rica, incluindo palestras, painéis, salas temáticas e visitas técnicas que permitirão aos participantes se aprofundarem em temas cruciais para o desenvolvimento sustentável do ecoturismo.
Com a expectativa de reunir um público de 800 pessoas, de pelo menos 20 estados brasileiros, Claudio Mendonça, diretor-superintendente do Sebrae/MS, aponta que o evento já é esperado na região. “A Capital do Ecoturismo, Bonito, se prepara para receber com entusiasmo mais uma edição do Inspira Ecoturismo. Este evento se tornou um ponto de encontro para os pequenos negócios do setor, que aproveitam a oportunidade para fazer networking, estabelecer conexões com gestores públicos, e se atualizar sobre as últimas tendências e práticas sustentáveis”, disse.
“Organizado pelo Sebrae, o evento não só contribui para o desenvolvimento e inovação no ecoturismo, mas também desempenha um papel crucial na economia local. Ao movimentar a cidade e promover uma ocupação significativa em um período tradicionalmente de baixa demanda, o evento reforça a importância de Bonito como um destino de ecoturismo de excelência e estimula o crescimento econômico da região”, complementa Mendonça.
São parceiros do evento o Ministério do Turismo, Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Associação Internacional de Turismo de Aventura (Atta), Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura (Abeta), Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul (FCMS), Fundação Grupo Boticário, Prefeitura Municipal de Bonito – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) e Conselho Municipal de Turismo de Bonito (Comtur).
Com um histórico de sucesso, a edição anterior do evento registrou a participação de 1.139 pessoas presenciais e outras 605 de forma on-line em 2023, com a receita estimada em R$ 2 milhões para o destino. Além disso, foram realizadas visitas técnicas a atrativos com a presença de 844 participantes e mais de 50 painelistas contribuíram para o enriquecimento do debate.