quarta, 05 de março de 2008
Mercado e Eventos
Com o intuito de qualificar todos os associados, a Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav) traz novidades no Instituto de Capacitação e Certificação da Abav (Iccabav) e no Programa de Desenvolvimento Setorial em Agenciamento e Operações Turísticas (Proagência). "Em 2008, os dois projetos entram em sintonia para incentivar e profissionalizar o setor no Brasil", contou Isa Garbin, superintendente da Abav Nacional e coordenadora do Proagência, durante o 2º Fórum de Gestão para Gestores, hoje (04/03), em São Paulo.
Com a participação de 43 agentes, o evento está sendo realizado a pedido dos associados que não conseguiram se inscrever na primeira edição, em maio do ano passado. Essa é a primeira ação do Proagência no ano e será promovida também em Salvador, em 28 de março, e no Rio de Janeiro, em abril. Nessa primeira fase do programa, que vai até junho, o treinamento todo tem duração de 20 horas, das quais oito devem ser presenciais. Há seis opções: duas voltadas a gestores e uma para cada categoria de agentes relacionada pela Abav - emissores, receptores, operadores e consolidadores.
Na abertura, Antonio Azevedo, diretor do Iccabav, falou sobre o novo portal da entidade, que deverá ser lançado até o fim do semestre, e sobre os cursos a distância, que visam alcançar mais agentes, especialmente os do interior do país. Os cursos do Iccabav são voltados às 11 diferentes competências exercidas pelos agentes e foram desenvolvidos a partir de uma pesquisa feita no passado, com a colaboração de 1450 agências das 3.200 associadas. No final de março, os 37 cursos previstos para esse semestre serão apresentados às regionais, que escolherão aqueles que corresponderem às suas demandas. E a oferta aumenta no segundo semestre, com cursos como o de atendimento ao público GLS.
"Estamos preparando o mercado para implantar as certificações. O prazo para isso vai depender da resposta das agências, mas a expectativa é que possa ser feito em dois anos", comentou Isa. "A idéia é que o certificado seja uma regulamentação adicional ao currículo, tendo grande reconhecimento do mercado. Mais do que um título, ele vai mostrar a qualificação profissional do agente", explicou Azevedo aos agentes.
Abav-SP - O evento de hoje foi feito em parceria com a Abav-SP. Segundo o presidente, Edmar Bull, o principal foco da entidade é a capacitação profissional, que deve atingor ao menos 50% dos 630 associados em 2008. Além dos cursos da Iccabav, a regional desenvolve seus prórios treinamentos e, recentemente, formalizou uma parceria com a Associação das Agências de Viagens Independentes do Estado do Interior do São Paulo (Aviesp), Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) e o Sindicato das Empresas de Turismo do Estado de São Paulo (Sindetur-SP) para a oferta de mais cursos. Ao todo, serão mais de 50 opções até o final do ano.
Outra parceria recente foi firmada com o Fórum das Agências de Viagens Especializadas em Contas Comerciais (Favecc), que adquiriu o módulo que trata do sistema Fee para poder levá-lo a outros estados do Brasil. Até maio, estão agendados cursos em São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza e Recife.
Desde o começo do ano, novos acordos também foram feitos com empresas fornecedoras, como a Reserve, a Golden Cross, a Créditos e a Tour Site, que oferece 30% de desconto às agências que quiserem criar uma página na internet. "Muitas novidades ainda estão por vir, que beneficiarão empresas de pequeno, médio e grande porte", assegurou Bull.
O presidente falou também sobre os bacões da Abav-SP nos aeroportos de Congonhas e Cumbica, que estão sendo revitalizados. Ambos são terceirizados e, até o fim de março, vão oferecer novos serviços aos associados.