imagem do onda

sábado, 15 de setembro de 2007

Festival gastronômico apresenta receitas com cordeiro de MS

Sebrae/MS

Na segunda-feira, 17 de setembro, empresários sul-mato-grossenses do setor de bares, restaurantes e hotéis participam do festival gastronômico "Sabores do Cordeiro", realizado em Campo Grande, a partir das 18 horas, pelo Sebrae/MS, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Mato Grosso do Sul - Abrasel/MS, o Frigorífico JS e a Adega Colonial.

Cerca de 100 pessoas participam do festival, que apresentará dez receitas à base do cordeiro, com o objetivo de incentivar o consumo e a adoção desta carne nos pratos da gastronomia local, incrementando os cardápios de bares e restaurantes e a ovinocultura de corte no Estado.

As receitas foram preparadas por um chefe de cozinha e inclui pratos principais, de entrada e petiscos. Entre as sugestões está o churrasquinho grego, terrine de cordeiro ao molho mostarda, paleta de cordeiro recheada, Frenched rack de cordeiro com cobertura de ervas, cordeiro marroquino tagine, pão sírio recheado com cordeiro, empadinhas de cordeiro, kebab de cordeiro com ervas, salada grega de cordeiro ao molho de iogurte e o cordeiro frito com ervas e pimentão.

O "Sabores do Cordeiro" é uma das estratégias do projeto Aprisco - de desenvolvimento da ovinocultura de corte em Mato Grosso do Sul, que atua com grupos de produtores de ovinos por meio de um sistema de produção voltado ao mercado de cordeiro para corte. O objetivo é melhorar o rendimento, evoluir a atividade na região e aumentar a rentabilidade do produtor, com a estruturação do padrão de criação.

"O projeto tem vistas a melhorar a qualidade da carne do cordeiro e aumentar a produção. Assim, o produtor tem condições de fornecimento constante aos frigoríficos e lucratividade estável", explica Carlos Alberto do Valle, gerente da Unidade de Agronegócios do Sebrae/MS.

Potencial da atividade - de acordo com dados do IBGE, o rebanho de ovinos no país está estimado em 16,5 milhões de cabeças, a atividade apresentou um aumento de 6,5% em 2006 em relação ao ano anterior. Na Região Centro-Oeste de 1996 a 2005, a produção cresceu cerca de 46,7%, sendo que Mato Grosso do Sul apresenta o maior rebanho da região, com cerca de 700 mil cabeças (54,6%).

Serviço - o festival gastronômico "Sabores do Cordeiro", acontece no restaurante Yotedy, situado à Rua Antonio Maria Coelho, 6.200, Parque das Nações, em Campo Grande. Mais informações pelo telefone: 0800-703-5511.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: