sexta, 23 de novembro de 2007
MS Notícias
Uma dos locais mais requisitados por turistas no Estado, o Pantanal, receberá a visita de um grupo de funcionários e familiares da Rio Tinto. Hoje e amanhã será realizado o Programa de Observação de Pássaros, uma iniciativa que permite um contato com a diversidade das aves pantaneiras que abriga cerca de 500 espécies. O evento é programado anualmente e tem parceria com a ONG internacional BirdLife e terá duas etapas: uma palestra sobre identificação desses animais e visita a campo na Estrada Parque, em Corumbá.
A programação tem início hoje, dia 23 de novembro, com a palestra "Observando e fotografando aves em Corumbá", que acontece às 19 horas, no Hotel Nacional. A apresentação tem duração de duas horas e será ministrada pela bióloga Maria Antonietta Castro Pivatto juntamente com o fotógrafo Daniel de Granville. Os participantes receberão informações sobre as aves, sua importância ecológica, conservação, melhor forma de observá-las, técnicas fotográficas em ambiente natural, equipamentos, recursos técnicos, conduta ética, organização de acervo fotográfico, entre outros.
No sábado, dia 24, a partir das 5 horas da manhã, o grupo segue para a Estrada Parque, na região do Lampião Aceso. A rodovia tem 120 quilômetros e é um dos lugares mais visitados por turistas devido à rica paisagem e a diversificação da fauna e da flora pantaneiras. O evento deve durar cerca de seis horas e os visitantes vão aprender a observar aves mais comuns como o canário da terra, bem-te-vi de bico chato, seriema, carcará, tuiuiú, martim pescador, cabeça seca, urubu de cabeça vermelha, etc..
Em 2005, o projeto ocorreu na região de Antonio Maria Coelho, e envolveu cerca de 30 participantes onde foram identificados 47 espécies diferentes de aves, e que foram registrados em publicação anual da Rio Tinto voltada para o desenvolvimento sustentável desenvolvida no escritório central da empresa, em Londres, Inglaterra.
O objetivo deste programa desenvolvido pela Rio Tinto em todas suas unidades no mundo, é de não apenas promover a sensiblização dos participantes na prática da observação de aves, mas também promover o interesse pelo registro das espécies observadas pela fotografia.
A bióloga Maria Antonietta Pivatto ressalta que ao incentivar a participação dos funcionários no evento, a Rio Tinto contribui com a preservação do Pantanal. "Quanto mais eles conhecerem a respeito da fauna e da flora da região, mais eles terão consciência sobre a importância ecossistema. Além de contribuir com a conservação, a empresa gera oportunidade para a criação de uma nova fonte de renda para as futuras gerações através do turismo de observação de aves", afirma.
MEIO AMBIENTE
A Rio Tinto é uma empresa que atua de forma ambientalmente responsável em Corumbá e em todo o mundo, sendo a primeira corporação do Mato Grosso do Sul a obter certificação pela norma internacional ISO 14001 para o sistema de gestão ambiental. A redução do uso de recursos naturais, a conscientização ambiental de seus empregados, a destinação correta dos resíduos, o uso adequado da água, o reflorestamento de áreas mineradas, bem como o monitoramento e controle da qualidade do ar estão entre os principais objetivos da política ambiental da corporação.