imagem do onda

segunda, 12 de novembro de 2007

Programas de Saúde reconstroem vidas em Bonito

Tribuna Popular

A Secretaria Municipal de Saúde de Bonito mantém diversos programas de saúde, garantindo o reequilíbrio da saúde de centenas de pessoas. Quem informou foi a enfermeira Mariana Magalhães Paliarin, explicando sobre a importância da manutenção dos programas no Posto de Saúde central.

O Programa Hipertensos e Diabéticos mantêm uma clientela de cerca de 350 pacientes cadastrados. Havendo uma reunião mensal onde são verificados o peso e a pressão dos pacientes, como também é realizada a entrega dos medicamentos. Na oportunidade são realizadas palestras pelos técnicos da Secretaria, e no decorrer do tratamento, é feito o acompanhamento a cada paciente.

O Programa Gestantes mantém o acompanhamento a partir do primeiro encontro com o médico, e às quintas-feiras é feita a triagem pré-natal, e nas terças-feiras as consultas. Durante o período do acompanhamento da gestação, são feitas palestra periodicamente pelo médico ginecologista, com apresentação de vídeos e panfletos de orientação.

O Programa Tabagismo mantém uma reunião semanal às quartas-feiras às 17.00h. Esse Programa é coordenado pela enfermeira Giórgia Libanore, e a psicóloga Silvana Arashiro dirige os trabalhos, onde é feito o diagnóstico individualmente de cada paciente. Nesse tratamento, dependendo do caso, o paciente é consultado por um médico, o qual indica o medicamento que deve ser usado, sendo fornecido gratuitamente. Os pacientes desse Programa são todos voluntários, onde muitos daqueles que deixam o vicio, voltam para ajudar os novos interessados. A dependência do tabaco destrói vidas, e através do tratamento o dependente torna à vida normal.

O Programa Tuberculose exige um tratamento de seis meses consecutivos. Após o diagnóstico e notificação do caso, o paciente inicia o tratamento recebendo os medicamentos gratuitos, tendo acompanhamento médico permanente. No final dos seis meses passa por nova consulta, e realiza novos exames para comprovar a cura ou não. Caso ocorra a permanência de alguma lesão, o paciente adia o tratamento até receber a cura definitiva.

Quanto a Hanseníase, esse Programa consiste após o primeiro diagnóstico de notificação, dependendo da forma da doença, pois pode ser Diforma ou Tuberculóide, o paciente entra num processo de acompanhamento médico e medicação. Se o caso for Diforma, o acompanhamento é por dose meses, e sendo a Tuberculóide será por seis meses. No final do tratamento passa por nova bateria de exames, caso a doença tenha sido eliminada, o paciente recebe alta, caso contrário, o tratamento prossegue.

Nivaldo Inácio Carneiro, secretário municipal de saúde, disse que o prefeito José Arthur tem exigido todo o cuidado necessário, para que os programas se mantenham oferecendo amplas condições, de maneira que as pessoas que necessitam dos mesmos, encontrem sempre a retaguarda da Secretaria. Nivaldo Inácio informou ainda que a atual administração vem disponibilizando amplas condições de atendimento não só aos programas, mas a todo o sistema de saúde da população do município, mesmo porque é uma obrigação do setor público, lembra.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: