quarta, 05 de agosto de 2009
MS Notícias
Não passou despercebido pelos grande número de visitantes do 10º Festival de Inverno de Bonito - Nossos Traços Nossas Cores - os trabalhos artesanais realizados pelos detentos daquela comarca.
A primeira exposição dos trabalhos foi realizada no início de julho no prédio do Fórum. Em seguida, com o apoio da Fundação de Cultura de Bonito, os trabalhos foram aprovados para serem expostos no Festival de Inverno, juntamente com os demais trabalhos artesanais de outras instituições e ONGs (Organizações Não-Governamentais).
De acordo com a juíza Adriana Lampert, que atua na Execução Criminal, a ideia surgiu durante as visitas mensais na cadeia pública local, como forma de valorização do ser humano, de combate à ociosidade e colaboração para a tranquilidade dos detentos.
"Além de terapia ocupacional, já que ocorreu uma sensível diminuição dos casos de depressão registrados no local, tal atividade acaba habilitando os detentos para um ofício e gerando renda", explicou a juíza.
Durante o 10º Festival de Inverno de Bonito foram expostos peças decorativas, tapetes, toalhas, colchas e utensílios de cama e mesa - tudo produzido artesanalmente pelos detentos. As peças foram levadas para vários estados do Brasil e até para o exterior.
A próxima exposição será na Expobonito, que começa hoje e vai até o dia 9 de agosto, no Sindicato Rural Patronal de Bonito, que cedeu espaço para exposição dos trabalhos artesanais dos detentos.
"Tal iniciativa vem ao encontro do projeto Começar de Novo, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), já que o trabalho é o melhor instrumento para a reintegração do preso à sociedade", completou a magistrada.