imagem do onda

segunda, 28 de julho de 2008

Caminhão Trapézio levará artes circenses ao FestinBonito

MS Notícias

O Caminhão Trapézio - Escola de Circo Picadeiro, vai representar as artes circenses na 9ª edição do Festival de Inverno de Bonito, realizado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), que acontece de 30 de julho a 3 de agosto. O público do festival vai poder apreciar as apresentações nos dias 1° de agosto, às 19h e 2 de agosto, às 20h30, que irão acontecer no palco Fala Bonito, na Praça da Liberdade.

O Caminhão Trapézio é um espetáculo diferenciado. O equipamento único no mundo permite que dez mil pessoas assistam as apresentações. Com 14 metros de altura e 22 metros de comprimento, este caminhão se transforma em um grande trapézio de vôos em inacreditáveis 20 minutos. Com som e iluminação próprios, os artistas realizam suas acrobacias aéreas em uma altura espetacular com enorme abrangência.

O espetáculo PICADEIRO AÉREO - CAMINHÃO TRAPÉZIO conta de maneira poética a chegada dos circenses no Brasil e um pouco da sua trajetória e a evolução do circo desde circo de pau fincado ao moderno e tecnológico Caminhão Trapézio. Com grande efeito cênico, luzes e tecnologia o Caminhão Trapézio surpreende o publico pelo arrojo dos seus artistas.

Tecnologia, vanguarda, criatividade e virtuosismo aliado à tradição, dedicação, perícia e técnica apurada, são as qualidades dessa incrível trupe do Picadeiro Aéreo que integra esse fantástico aparelho totalmente computadorizado.

Com um conceito de atuação artística desenvolvida a partir dos resultados experimentos dos melhores circos e grupos performáticos do mundo, que utilizam a linguagem do "Circo Novo", este espetáculo marca o início de uma nova linguagem anárquica e vanguardista na cultura brasileira. Ressalta ainda a trilha sonora que complementa com perfeita simetria o encontro entre o tradicional e a vanguarda do circo mundial. A direção artística e circense é de José Wilson Moura Leite, fundador do Picadeiro Circo Escola e uma equipe de 12 artistas do Grupo Picadeiro Aéreo.

O espetáculo possui uma preocupação estética, técnica e dramática extrema sem chegar ao eruditismo, tornando o espetáculo realizado pelo Grupo Picadeiro Aéreo plenamente acessível a qualquer público.

O equipamento do Caminhão Trapézio, foi idealizado e construído para os trapezistas formandos do Centre de Artes du Cirque, única escola de circo de nível universitário da França, que está instalada na cidade de Chalons Sur Marne. Durante um ano os trapezistas se apresentaram pela Europa realizando seus espetáculos e depois disso, o caminhão foi devolvido para Escola de Chalon. Em 1997 o então diretor da escola de Chalon, Bernard Turin, veio ao Brasil para conhecer escolas de circo brasileiras e ficou impressionado com o nível técnico dos trapezistas do Picadeiro Circo Escola, alunos do diretor Jose Wilson Leite. Bernard Turin resolveu então doar o equipamento para o Picadeiro Circo Escola. O consulado entrou em contato com o Picadeiro e o Caminhão Trapézio foi enviado de navio.

Um técnico e um diretor francês acompanharam o equipamento e durante um mês treinaram alunos da escola para operarem o Caminhão Trapézio. Um primeiro espetáculo foi montado com a direção de Pierrot Bidon e José Wilson, e uma turnê pelo Brasil foi realizado com espetáculos em Pernambuco, Rio de Janeiro, Paraná, entre outros. Um segundo espetáculo foi montado com a direção de Jose Wilson Moura Leite. Esse equipamento profissionalizou os trapezistas do Picadeiro, que em suas inúmeras apresentações, aprimoraram a técnica da primeira equipe de trapezistas formados pelo Caminhão Trapézio. Atualmente todos estão trabalhando em Circos Internacionais na Europa e a maioria deles no Circo de Soleil.

A proposta dos profissionais do Caminhão Trapézio - Escola de Circo Picadeiro, é levar ao público o circo e um pouco da sua historia e formar um público que se insere culturalmente e que se diverte com qualidade.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: