imagem do onda

Notícias de Bonito MS

Desculpe, não foi possível encontrar resultados para sua busca.
Você também pode gostar de...

Destaque

 A FLIB (Feira Literária de Bonito) já tem data para acontecer. Este ano, a edição traz, novamente, escritores premiados, como Jefferson Tenório e Socorro Aciolli. O lançamento da oitava edição da Feira acontece no dia 4 de junho.

Durante a Bonito Beer, será divulgada parte da programação 2024, cujo tema é “Literatura: Fronteiras e Travessias”.

A edição acontecerá entre os dias 3 e 6 de julho. Desta vez, a FLIB explorará as diversas fronteiras que permeiam as letras e a vida, abordando aspectos como gênero, cultura, política, limites geográficos e divisões de raça e etnia.

A literatura será utilizada como um meio para provocar debates sobre trocas de saberes e vivências, especialmente relevantes para a comunidade de Bonito e do Mato Grosso do Sul.

Entre os homenageados desta edição estão Helio Serejo, reconhecido escritor e poeta de Nioaque; Graciliano Ramos, famoso romancista e cronista alagoano; e Aglay Trindade, escritora aquidauanense que dedicou suas obras à vida pantaneira e suas histórias.

Escritores confirmados

A programação do evento inclui palestras com grandes nomes da literatura brasileira contemporânea, como a ilustradora e roteirista Janaína Tokikaka, que tem mais de 20 obras voltadas ao público infantil e juvenil e desenvolveu séries para Netflix e Disney Plus; o poeta Douglas Diegues que abordará poesia e literatura nas fronteiras desconhecidas do Brasil com o Paraguai, destacando sua escrita em Portunhol Selvagem; e o premiado escritor Jeferson Tenório trazendo sua experiência como professor, doutor em teoria literária e autor do romance “O avesso da pele”, ganhador do Prêmio Jabuti de melhor romance em 2021.

Além das palestras, a programação traz bate-papos com Geovani Martins, conhecido por suas vivências nas favelas do Rio de Janeiro e autor do livro de contos “O sol na cabeça” e o romance “Via Ápia”, e com Socorro Acioli, jornalista e doutora em Literatura, que ganhou o Prêmio Jabuti com “Ela tem olhos de céu” e publicou obras como “A cabeça do santo” e “Takimadalar, as ilhas invisíveis”.

Para promover ainda mais os debates acerca das letras, serão realizadas ainda rodas de conversa com temas variados, como “Mulherio das Letras: atravessamentos poéticos”, mediado por Tania Souza, e “Encontro de representantes dos povos do Pantanal com Kaká Werá”, mediado por Denise Silva. Outros tópicos incluem “A poesia além do limite da voz” com Jô Freitas, mediado por Karina Vicelli, e “Literatura: fronteiras e travessias” com Maria Adélia Menegazzo, Álvaro Banducci e Marcelle Saboya.

Programação

Susana Ventura, doutora em Letras pela USP, ministrará a oficina “Entrelaçamentos – a Literatura para o público infantil”; a atriz Amarilis Irani conduzirá a oficina “Brincadeiras africanas”, enquanto a atriz e diretora Lígia Prieto liderará a oficina “Escritos cênicos, outras travessias”.

Além disso, durante a feira, o cantor e compositor Renato Teixeira apresentará seu show “Estrada eu Sou”, com canções de uma carreira com mais de 40 anos de sucessos.

A programação da Feira Literária de Bonito é aberta a todos os públicos e totalmente gratuita.

Destaque

 A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul publicou no Diário Oficial da última terça-feira (28.05.2024) chamamento público visando selecionar Entidades de Direito Privado, sem fins lucrativos, qualificadas como Organizações da Sociedade Civil (OSCs) interessadas em celebrar Termo de Colaboração para executar o XXIII Festival de Inverno de Bonito. O Festival acontecerá de 21 a 25 de agosto.

Para execução do objeto do Termo de colaboração, a candidata poderá apresentar um projeto de até R$ 6.500.000,00 (seis milhões e quinhentos mil reais) incluindo todos os itens de despesas necessários à realização do projeto apresentado.

A seleção ocorrerá em duas fases: seleção de projetos e habilitação, mediante o seguinte calendário:

ATIVIDADE DATA

Publicação do Edital 28/05/2024

Período de inscrição 29/05/2024 a 27/06/2024

Seleção dos projetos 28/06/2024 a 01/07/2024

Publicação dos resultados da análise dos projetos 02/07/2024

Prazo recursal 03/07/2024 a 08/07/2024

Publicação do Resultado dos Recursos 10/07/2024

Entrega dos documentos de habilitação 11/07/2024 a 15/07/2024

Publicação do resultado provisório 19/07/2024

Prazo recursal 22/07/2024 a 26/07/2024

Publicação do resultado definitivo e convocação para assinatura do Termo de Colaboração 29/07/2024

A documentação exigida neste Edital, para a fase de habilitação, deverá ser encaminhada via internet na plataforma prosas, no seguinte link: https://prosas.com.br/editais/14649-edital-de-selecao-publica-no-062024-xxiii-festival-de-inverno-de-bonito-ms

A análise de documentação será realizada pela Comissão de Habilitação, conforme calendário, e será formalizada mediante a formalização de ata.

Após a entrega dos documentos para habilitação, não será permitida a substituição ou a apresentação de novos documentos, salvo em sede de diligência, para: complementação de informações acerca dos documentos já apresentados pelos participantes e desde que necessária para apurar fatos existentes à época da abertura do chamamento; atualização de documentos cuja validade tenha expirado após a data de recebimento das propostas.

Divulgado no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul, o resultado final de escolha da OSC, do qual não caiba mais recurso, a Fundação homologará o resultado do Chamamento e convocará a vencedora para assinatura do Termo de Colaboração.

A OSC deverá encaminhar à Fundação de Cultura de MS, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, contados da assinatura do Termo de Colaboração, regulamento próprio contendo os procedimentos que adotará para a contratação de obras e serviços, bem como para compras com emprego de recursos provenientes do Órgão Parceiro.

Destaque

 A consolidação de Bonito como um dos destinos de ecoturismo mais badalados não foi uma conquista apenas pelas belezas naturais da Serra da Bodoquena ou a capacidade organizacional da cidade para receber os turistas. A atuação do município na promoção e marketing dentro e fora do Brasil, articulado com a Fundação de Turismo do Estado (Fundtur) e o trade, tem sido uma ação constante nos maiores eventos realizados pelo mundo.

Agora protagonizando o debate da agenda climática e do meio ambiente como primeiro destino de ecoturismo com certificação de carbono neutro do planeta, desde 2022, Bonito chama a atenção também pelas iniciativas de sustentabilidade na preservação de seus rios cristalinos, modelo de desenvolvimento do turismo e na qualidade de vida local. O destino é celebrado nos grandes encontros como referência e case de conservação.

“A posição que hoje Bonito ocupa no mercado internacional, resultado da certificação e de sete anos da nossa participação ativa em eventos segmentados ou multiprodutos, potencializa, é claro, a promoção e a divulgação do destino. A prefeitura vem junto conosco, juntamente com a estância de governança do Bonito Convention e o trade, dando suporte para que possamos fortalecer essas estratégias”, disse Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundtur/MS.

Estratégias e eventos

Com um plano de marketing e divulgação alinhado com a Fundação e o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), a secretaria de Turismo de Bonito vem marcando presença em todas as feiras e encontros do setor no Brasil e no exterior, investindo não apenas na participação de seus gestores, mas, em estandes com alta tecnologia visual, folheteria e gastronomia. O destino já adquiriu seu espaço no Festival das Cataratas, de 5 a 7 de junho, em Foz do Iguaçu.

Sob o olhar do mundo, Bonito investe também na captação de eventos e recentemente conquistou para 2025 a sede de dois grandes encontros internacionais em articulação com a Embratur e a Fundtur: o AdventureELEVATE, maior conferência mundial sobre ecoturismo organizada pela Adventure Travel Trade Association (ATTA), e a Feira Internacional de Destinos Inteligentes, que reúne os expoentes de turismo e tecnologia latinos e europeus.

“Bonito é referência internacional de ecoturismo, não apenas por sua beleza natural e a qualidade dos seus serviços, mas porque está na vanguarda de políticas de sustentabilidade. Recebermos um evento desta magnitude da ATTA é um recado para o mundo de um Brasil que é o principal destino de ecoturismo do planeta, e promove um tipo de turismo que se propõe a construir um mundo melhor”, afirma Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

Impacto significativo

Com presença na maioria das ações de promoção da Capital do Ecoturismo, o prefeito bonitense Josmail Rodrigues enfatiza que investir no plano de marketing e divulgação é mais do que uma estratégia de posicionamento de mercado, mas uma prioridade de política pública. “Temos mostrado lá fora o nosso diferencial e o AdventureELEVATE, que foi uma conquista excepcional, vai ser a oportunidade de realmente trazermos os olhos do mundo para Bonito”.

Entre os dias 14 e 16 de maio, Bonito participou da IMEX Frankfurt – feira especializada em turismo de negócios e eventos, realizada na Alemanha, dividindo um estande organizado pela Embratur com cerca de 50 coexpositores brasileiros, entre destinos, regiões e empresas privadas. Na semana passada, integrou a caravana da Fundtur na 30ª BNT Mercosul, importante feira para promoção e negócios turísticos, realizada no Balneário Camboriú (SC).

“A participação em eventos como o IMEX Frankfurt permite que nossos destinos sejam apresentados a um público diversificado e altamente qualificado. É uma oportunidade única para Bonito mostrar suas belezas naturais e atrativos turísticos, além de estabelecerem parcerias estratégicas que podem gerar um impacto significativo no desenvolvimento econômico e turístico local”, destaca Juliane Salvadori, secretária municipal de Turismo.

Destaque

 Bonito e Serra da Bodoquena marcaram presença na reunião do Conselho Estadual de Turismo (CET) com o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, realizada na última semana, em Campo Grande, onde foram discutidas novas ações de fomento e promoção dos destinos com a participação da Fundação de Turismo de MS (Fundtur).

Na ocasião, Freixo destacou que Bonito e Pantanal são fundamentais para o turismo do Brasil, não só para o Estado.

“São referências que levamos para todos os grandes eventos no exterior. Desde a gastronomia, as belezas naturais e agora a certificação de Bonito como carbono neutro, e o turista estrangeiro tem procurado cada vez mais essas experiências em suas viagens”, comentou.

Novos voos

Um dos diretores do Bonito Convention & Visitors Bureau (BCVB), Eduardo Coelho, do Grupo Rio da Prata e membro do CET, afirmou que a reunião foi produtiva, e que o turismo do Estado pode contar com os empresários para seu fomento.

“Foi uma reunião muito positiva, o presidente da Embratur elogiou o trabalho da Fundtur e do nosso trade, citando que somos parceiros preferenciais e demos nossa contribuição para a retomada do turismo pós-pandemia”, disse Eduardo.

O empresário também destacou o compromisso da Embratur e da Fundtur para a captação de novos voos para atender Bonito e Serra da Bodoquena e a iniciativa do Governo de MS de contratar a agência, por meio de convênio e com investimento de R$ 1 milhão, para fortalecer e posicionar a imagem do turismo do Estado no mercado internacional.

Expectativa

“De 2023 o nosso turismo teve um crescimento muito expressivo fora do Brasil com o trabalho retomado pela Embratur, melhorando a imagem do país em todos os aspectos, não apenas no segmento, como a postura e comprometimento do governo na questão ambiental, com grande repercussão internacional”, pontuou Eduardo Coelho. “A nossa expectativa futura é a melhor possível.”

Também participaram da reunião com a Embratur e secretaria de Turismo de Bonito, Juliane Salvadori, e o presidente do Conselho Municipal de Bonito, Lucas Alves Ferreira. “Foi muito produtivo esse encontro, ampliamos nossa aproximação com a Embratur para dar continuidade aos nossos projetos e a divulgação internacional de Bonito”, disse a secretária.