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Notícias de Bonito MS

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Destaque

 De 15 a 17 de abril acontece uma das mais importantes feiras de turismo da América Latina: a WTM Latin America. O evento B2B de viagens e turismo, será realizado na Expo Center Norte, em São Paulo e oferece oportunidades de negócios, acesso a compradores, influenciadores e profissionais relevantes e qualificados da indústria de viagens e turismo.

Mato Grosso do Sul estará presente nesta 11ª edição e, com apoio do Sebrae MS, com uma caravana com cerca de 30 empresários. O diretor-presidente da FundturMS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), Bruno Wendling, conta como será a participação do turismo do Estado.

“Mais uma vez nossa participação será recheada de novidades e lançamentos. O trade turístico sul-mato-grossense estará em peso num estante inovador, cheio de tecnologia, sustentável e com neutralização de carbono. Farei participação num painel sobre sustentabilidade, onde vou falar um pouco sobre o case de Bonito carbono neutro e faremos também apresentação e capacitação de operadores internacionais”.

Além da participação no painel, a FundturMS realizará capacitações com Hosted Buyers e agentes de viagem. Intitulada ‘Mato Grosso do Sul: ecoturismo responsável, natureza e aventura segura’, a capacitação acontece no dia 16 de abril, no Teatro Transformation, das 09h às 09h50 e das 12h às 12h50, respectivamente. Estão confirmados 50 hosted buyers e 50 agentes de viagens.

Estão previstas também sessões do Speed Networking com a participação do trade turístico sul-mato-grossense nos dias 16 e 17 de abril, das 10h30 às 12h. Em um dia a sessão será com Hosted Buyers e no outro com membros do Buyers´Club.

MS terá um estande físico de 100m², com balcões de atendimento ao público e exposição dos destinos turísticos locais, onde haverá também uma exposição de artes destacando o talento dos artistas regionais Gabriel Gabino e Isaac de Oliveira.

No estande de MS também terá um espaço para Produção Associada, com demonstração de produtos de empresas de Mato Grosso do Sul:

BeeCo, uma marca dedicada a produção sustentável de mel e produtos apícolas de alta qualidade, que está ganhando destaque por praticar uma apicultura sustentável com manejo responsável e compromisso com a biodiversidade
Angí Chocolates, que colhe frutos nativos do Pantanal de forma sustentável e faz inclusão em seus chocolates agroflorestais, feitos do cacau à barra;
Degustação da Di Bonito Cachaça, uma marca de cachaça artesanal de alambique, que trabalha com a valorização da cultura e costumes do Mato Grosso do Sul.
E, com foco nas estratégias e ações que visam reduzir a pegada de carbono, a Fundação de Turismo de MS promove a neutralização de emissão de CO2 durante a WTM LA. Cada participante do evento que passar pelo estande poderá neutralizar carbono preenchendo o "carbonômetro", realizado pela empresa Compensei. É só escanear um QR Code e seguir as orientações.

Lançamentos

Como destaque do lançamento nacional da edição “Águas da Rota Gastronômica Pantaneira” haverá uma ativação gastronômica com a participação dos chefs Marcílio Galeano e Lucas Caslu. O Cooking Show acontecerá no estande do Mato Grosso do Sul (Rua J35), às 15h, durante três dias de evento.

“Também vamos fazer o lançamento do Festival de Inverno de Bonito, que é um evento que acontece já há muitos anos em Mato Grosso do Sul e agora levaremos para o cenário nacional com um grande motivador de gerador de fluxo turístico para o principal destino de ecoturismo do Brasil. Além de outras novidades que quem participar dos três dias de fera vai poder presenciar”, destaca Wendling.

Sobre a WTM LA

São esperados 27 mil profissionais de viagens, influencers, 620 empresas expositoras e mais de cem Hosted Buyers Internacionais, sendo 60% da América Latina e 40% de outros países para participarem de conferências qualificadas, destinadas a estimular discussões e o desenvolvimento do setor. A presença de Mato Grosso do Sul neste evento é uma importante ação de promoção e divulgação do turismo estadual e visa o aumento do fluxo de turistas no destino.

A agenda completa do evento pode ser conferida no www.wtm.com/latin-america/pt-br.html

Destaque

 O Observatório do Turismo e Eventos de Bonito (OTEB), coordenado pelo Bonito Convention, associação mantida pelo trade turístico do destino, realizou uma minuciosa pesquisa para identificar o perfil e os hábitos dos turistas que visitam a região da Serra da Bodoquena nos principais feriados de 2023. Mais de 33% dos 2.776 entrevistados são de Mato Grosso do Sul.

Com apoio da Fundação de Turismo de MS (Fundtur), o levantamento gera informações que apontam não apenas tendências do fluxo turístico em Bonito, Jardim e Bodoquena, como contribui para planejamento futuro de ações para aprimoramento do atendimento, promoção e divulgação dos destinos, na avaliação do presidente do Bonito Convention, Rodrigo Coinete.

Um dos itens do questionário realizado por nove pesquisadores trata da percepção espontânea do turista sobre Bonito, revelando as mais variadas reações e sensações para descrever a experiência vivida em uma palavra, como: lindeza, familiaridade, iluminado, astral lindo, encantador, abençoado, admirável, conexão, Deus, gratificante, fantástico e maravilhoso.

Como chegaram ao destino

Conforme a pesquisa, 33,53% dos entrevistados são do próprio Estado, vindo a seguir São Paulo (23,74%) e Paraná (10,87%), predominando a idade entre 26 e 50 anos (71,68%). Do total entrevistado, 69,50% possuem graduação completa e 45,17% declararam renda média entre 4 a 10 salários mínimos. A maioria (62,54%) visitava Bonito e região pela primeira vez em busca de lazer (83,82%), viagem motivada pelo ecoturismo e belezas naturais (88,89%).

Hotéis e pousadas foram os meios de hospedagem utilizados por 70% dos visitantes, com 42,38% optando por reservas diretas. Informações sobre o destino foram pesquisadas nas redes sociais por 48,80% e 51,47% utilizaram as agências de turismo em algum momento da viagem. O tempo de permanência na região da maioria (51,51%) dos entrevistados foi de 4 a 5 dias, 49,39% fizeram a viagem de carro e 44,59% viajaram em família.

Serviços tem avaliação ótima

Em relação ao período da viagem, 32,07% disseram que visitam Bonito e região nos feriados prolongados, com 34,21% respondendo que a diversidade das atividades é o fator motivador para a escolha dos destinos.

Dentre os mais de 40 atrativos, os mais visitados foram: balneários (22,83% dos visitantes pesquisados), cachoeiras (18,45%) e flutuação (14,96%). O levantamento do Observatório do Turismo e Eventos de Bonito incluiu também o nível de satisfação dos turistas quanto aos serviços ofertados. Infraestrutura recebeu “ótimo” de 31,84% do universo pesquisado; segurança, 64,39%; gastronomia, 61,10%; passeios, 71,90%; e atendimento, 67,44%.

Destaque

 A segunda edição do Festival de Cerveja de Bonito movimentou a cidade durante o final de semana (5 e 6 de abril), atraindo um público estimado de 8 mil pessoas durante os dois dias. O evento contou com dez cervejarias do Estado e três estandes de alimentação. A programação incluiu shows musicais, com artistas locais e nacionais e curso sobre os “Tipos e Características Sensoriais da Cerveja”.

Segundo a Guarda Municipal, na sexta-feira (5), cerca de 3 mil pessoas passaram pela Praça da Liberdade para assistirem aos shows de Marcia Cordeiro e Arnaldo Antunes. Já no sábado (6) o público estimado foi de 5 mil pessoas, que puderam conferir uma noite de muito rock com Bêbados Habilidosos, Máquinas do Seu Antônio e Raimundos.

Balanço da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito (Sectur) contabiliza 2938 voucher vendidos durante o final de semana, injetando R$ 1,246 milhão na economia do município (valor referente apenas ao balanço dos atrativos turísticos). No ano passado os atrativos receberam 1697 pessoas, movimentando R$ 682 mil durante o festival.

Já o curso Tipos e Características Sensoriais da Cerveja, foi realizado entre os dias 01 a 05 de abril e contou com18 participantes. Ele foi ofertado pela Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, em parceria com o SENAC e ministrado por Fernanda Duarte de Figueiredo Veiga, especialista na área e tinha como público-alvo profissionais do segmento de alimentação fora do lar, bares, restaurantes e lanchonetes.

Entre os temas abordados estavam os tipos e características sensoriais da Cerveja, história da cerveja: aspectos sociais, culturais e curiosidades, características de rótulos e contra- contrarrótulos, serviço de cerveja: armazenamento, temperatura de serviço, tipos e formatos de taças e copos.

A instrutora agradeceu a oportunidade de estar novamente em Bonito, em parceria com a Prefeitura Municipal, ministrando o curso de Cervejas: tipos e características sensoriais. “Nós do Senac, que somos uma instituição de referência nacional na capacitação para o mercado de trabalho, temos muito orgulho de ter essa parceria que só enriquece ainda mais o comercio local através da educação e capacitações. Bonito que é uma cidade referência no Turismo e está de parabéns por proporcionar conhecimento gratuito para a população, fortalecendo e trazendo melhorias para a cidade”.

O diretor de Cultura de Bonito, Lelo Marchi, agradeceu a participação de todas as cervejarias, expositores gastronômicos e artistas que participaram do evento. “A segunda edição do Festival de Cerveja de Bonito reforça que o evento veio para ficar, porque além de uma participação mais significativa de expositores, também tivemos um público maior durante os dois dias, e também mais segmentado -pessoas que vieram exclusivamente para o festival. A programação musical também foi um atrativo a parte, com shows locais e nacionais de renome, atribuindo mais peso ao evento. Agradeço imensamente a todos que ajudaram na construção desse evento”, detalha.

Destaque

 Diretores e produtores de filmes sul-americanos e sul-mato-grossenses já podem inscrever seus filmes no BONITO CINESUR – FESTIVAL DE CINEMA SUL-AMERICANO 2024, que acontecerá entre os dias 20 e 27 de julho na cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul. Podem se inscrever filmes de longa e curta metragem (de até 20 minutos) sul-americanos concluídos nos anos de 2023 e 2024 e inéditos em circuito nacional. A novidade é a inserção dos filmes ambientais – que anteriormente estavam na Mostra Ambiental – na mostra competitiva.

Esta é a segunda edição do Festival que tem como um dos objetivos tornar a cidade de Bonito (e o estado do Mato Grosso do Sul) um polo importante de difusão e debate da produção cinematográfica contemporânea do continente.

Para se inscrever, os interessados devem acessar bonitocinesur.com.br.

Neste ano, o festival terá novas Mostras Competitivas (Melhor Filme Longa Metragem Ambiental Sul-americano e Melhor Filme Curta Metragem Ambiental Sul-americano) e premiação no total de R$ 50 mil divididos nas seguintes categorias:

– Prêmio do Júri Oficial de Melhor Filme Longa Metragem Sul-americano: R$ 20.000,00 e Troféu Pantanal

– Prêmio do Júri Oficial de Melhor Filme Curta Metragem Sul-americano: R$ 7.500,00 e Troféu Pantanal

– Prêmio do Júri Oficial de Melhor Filme Sul-mato-grossense: R$ 7.500,00 e Troféu Pantanal

– Prêmio do Júri Oficial de Melhor Filme Longa Metragem Ambiental Sul-americano: R$ 7.500,00 e Troféu Pantanal

– Prêmio do Júri Oficial de Melhor Filme Curta Metragem Ambiental Sul-americano: R$ 7.500,00 e Troféu Pantanal

Além das premiações:

– Prêmio do Júri Popular de Melhor Filme Longa Metragem Sul-americano: Troféu Pantanal

– Prêmio do Júri Popular de Melhor Filme Curta Metragem Sul-americano: Troféu Pantanal

– Prêmio do Júri Popular de Melhor Filme Sul-mato-grossense: Troféu Pantanal

– Prêmio do Júri Popular de Melhor Filme Longa Metragem Ambiental Sul-americano: Troféu Pantanal

– Prêmio do Júri Popular de Melhor Filme Curta Metragem Ambiental Sul-americano: Troféu Pantanal

A segunda edição do BONITO CINESUR – FESTIVAL DE CINEMA SUL-AMERICANO conta também com outros eventos além de exibição de filmes, como discussões visando acordos internacionais, debates, oficinas de roteiro, produção executiva, assistência de direção, desenvolvimento de projeto cinematográfico e apresentações musicais.

Em 2023, o Festival enriqueceu o calendário cultural da cidade, do país e do continente com a exibição de 45 filmes de 12 países da América do Sul e a participação das 26 instituições públicas e privadas que se envolveram no projeto. O Bonito CineSur também fomentou a economia criativa local com a contratação de profissionais de produção, equipamentos técnicos e de inúmeros serviços de hotéis, restaurantes e transporte terrestres e aéreos.

Além disto o evento conquistou os bonitenses que compareceram em massa às sessões na sala de cinema instalada no Centro de Convenções. Para boa parte do público, foi a primeira experiência de estar no escurinho do cinema. Este entusiasmo contagiou sobremaneira as autoridades presentes na noite de encerramento. O deputado federal Vander Loubet, autor da emenda parlamentar que viabiliza a realização do Festival, e o prefeito Josmail, parceiro importante do Bonito Cinesur, estão empenhados na construção do primeiro cinema em Bonito,

Realização: Associação Amigos do Cinema e da Cultura

A Associação Amigos do Cinema e da Cultura é uma entidade privada sem fins lucrativos, fundada em 2007, que desenvolve projetos culturais, educacionais e de formação há mais de 15 anos. Entre as atividades realizadas, destacam-se os projetos Cinesurdo; Vídeo Índio Brasil; A Escola no Cinema; Diálogos Contemporâneos; Circuito Popular de Cinema do Ceará; e Cinema nas Escolas.

Sua experiência e capacidade técnica para o desenvolvimento e realização de atividades na área do cinema, bem como em formação, educação e cultura em geral, já foram atestadas pela Comissão de Educação, Saúde e Cultura da Câmara Legislativa do Distrito Federal e pela Universidade de Brasília.

Nilson Rodrigues: Diretor do Festival

Produtor dos filmes “O outro lado do paraíso”, de André Ristum (2014), e “O pastor e o guerrilheiro”, de José Eduardo Belmonte (2023). Foi diretor do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (1995, 1997, 1998 e 2011) e do Festival Internacional de Cinema de Brasília – Brazilian International Film Festival (2012 a 2017).

José Geraldo Couto: Curador da Mostra de filmes sul-americanos de longa e curta metragem.

É jornalista, tradutor e crítico de cinema. Trabalhou por mais de 20 anos no jornal Folha de S. Paulo. Atualmente é colaborador do Instituto Moreira Salles. Traduziu obras literárias de Henry James, Norman Mailer, Truman Capote, Martin Scorsese e Nelson Mandela, entre outros.

Elis Regina: Curadora da mostra cinema ambiental.

Jornalista, já atuou em diversas curadorias, como: Mostra Cine Comitiva no Festival Comitiva dos Chefs (2019); Exposição Making Of – O Cinema Está Aqui – Festcine América do Sul (2014); Exposição A Imagem do índio – Vídeo Índio Brasil (2014 e 2015); Festival Comida em Movimento – Cinema e Gastronomia (2023).

Bonito CineSur – Festival de Cinema Sul-Americano 2024

Data: de 20 a 27 de julho de 2024

Local: Centro de Convenções de Bonito e Câmara Municipal de Bonito

Site: bonitocinesur.com.br

Redes sociais: https://www.instagram.com/bonitocinesur/