imagem do onda

quarta, 09 de julho de 2008

Plano Estadual realiza mapeamento das águas em MS

MS Notícias

O resultado final do diagnóstico que servirá de embasamento para construção do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH) está sendo apresentado numa oficina que terminou ontem em Campo Grande.

O plano, que está sendo desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac), tem como objetivo orientar as decisões de governo e das instituições no que se refere aos recursos hídricos.

Segundo o superintendente de Meio Ambiente da Semac, Roberto Gonçaves, a construção do diagnóstico envolveu a participação de diversos segmentos. "O trabalho contou com a presença de diversas instituições que discutiram em conjunto a elaboração dos cenário e do plano" afirmou Roberto.

O PERH é uma avaliação da situação atual da qualidade e quantidade dos recursos hídricos, aspectos econômicos, sociais, de legislação e recomendações para a melhoria do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul. O plano é o primeiro a sistematizar e unificar dados de diversas organizações e instituições da área, possibilitando que a população, políticos e usuários da água conheçam melhor a realidade local.

Entre os cenários possíveis já construídos com as oficinas, que vêm acontecendo há três meses, estão situações de escassez e mau gerenciamento, além de previsões possíveis de se garantir água para todos com o fortalecimento de instrumentos, da gestão e de políticas de recursos hídricos.

Além das fases de diagnóstico e cenários dos recursos hídricos, o PERH-MS, que vem sendo elaborado desde julho de 2007, inicia - em seguida - a fase de elaboração de propostas, que incluem planos, programas, ações e diretrizes para garantir um desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul, conservação das águas e seu uso sustentável.

Na atual etapa do PERH-MS, que compreende a finalização do diagnóstico e de cenários futuros, participam 60 representantes de instituições de ensino, pesquisa, de serviços de água e esgoto, indústrias, pescadores, navegação, turismo, justiça, municípios, consórcios e do comitê da bacia hidrográfica, além de organizações da sociedade civil, do governo estadual, Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Organização dos Estados Americanos (OEA). O evento acontece no Hotel Metropolitan, localizado na avenida Ernesto Geisel, 5.100, em Campo Grande.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: