sexta, 27 de junho de 2008
Tribuna Popular
No dia 12 de junho o mundo todo se mobiliza em combate ao trabalho infantil, data que é marcada por ações diversas nos cinco continentes que em uma só voz dizem NÃO AO TRABALHO INFANTIL. Fazendo parte desse movimento, durante todo mês de junho a Prefeitura Municipal de Bonito através da secretaria de Ação Social em parceria com a secretaria de Educação, realizou inúmeras atividades junto à sociedade buscando sensibilizar a população para tal causa, utilizando o tema: EDUCAÇÃO: RESPOSTA CERTA CONTRA O TRABALHO INFANTIL.
Nesse mês, técnicos sociais e educadores discutiram o trabalho infantil nas escolas e programas sociais do município, abordando com crianças, adolescentes e pais os prejuízos pessoais e sociais causados pelo trabalho precoce, mencionando também as leis que regulamentam a inserção no mercado de trabalho antes de 18 anos como aprendiz, tendo todos os direitos assegurados.
Meninos e meninas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI, Programa Ambiental Municipal Mirim, Guarda Municipal Mirim, Instituto Família Legal e Escolas Públicas participaram de um concurso de redação, sendo o premio para o 1º lugar, Mylena Chaves da Conceição, uma linda bicicleta. O 2º lugar ficou para Flávia Chaparro Silva e em 3º lugar ficou Ana Cristina de Lima Jacques. A premiação do concurso foi no dia 13 de junho na Praça da Liberdade, onde durante todo o dia houve brincadeiras e jogos concorrendo a inúmeros prêmios como mini games, skait, bonecas, mochilas, fichários, carrinhos de controle remoto e outros.
Para a gestora de Ação Social, Izabel Aivi de Figueiredo, o incentivo é essencial para que as famílias reflitam sobre a problemática do trabalho infantil, construindo assim, através da educação, uma sociedade consciente, que luta pelos direitos de seus cidadãos.
Com grande empenho buscamos chamar a atenção de todos contra esse mal , que prejudica o bem-estar das crianças e que compromete a sua educação, desenvolvimento e vida futura. Quando as crianças são forçadas a trabalhar, a sua disponibilidade para ir à escola ou demais atividades de formação fica limitada, impedindo-as de construir um futuro promissor.
"Temos trabalhado para elevar a qualidade de vida do cidadão bonitense, sendo a família o foco de todas as ações, o que faz de mobilizações como essa uma oportunidade de intervenção junto à sociedade estabelecendo parcerias e reforçando vínculos fundamentais para conquistas de nossos ideais de progresso e desenvolvimento", declara entusiasmado o prefeito municipal José Arthur Soares de Figueiredo.
Investir no ser humano respeitando suas necessidades e anseio tem sido uma das principais metas da administração municipal, que tem oferecido uma atenção especial para o público infanto-juvenil fazendo um município realmente bonito de ver e viver.